Metas: 6 passos para realizar seus objetivos

Metas: 6 passos para realizar seus objetivos

1. Serviços: Como ouvir seus clientes
2. Metas: 6 passos para realizar seus objetivos
3. Criatividade: Ambientes ruis prejudicam os criativos
4. Nova edição do portal VendaMais
5. Comentário da semana: Silvia Oliveira
6. Frase da semana: Perdão – Betty Smith

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Olá,

Todos os dias são, ou pelo menos deveriam ser, o Dia do Cliente. Entretanto, na prática, não é o que se vê. Por isso, está sendo criado e oficializado um dia especialmente concebido para você prestar homenagens a seus clientes, para agradecer, para mostrá-los o quanto são importantes: 15 de setembro – Dia do Cliente.

As finalidades são aperfeiçoar as relações comerciais, estimular ações de capacitação profissional, motivar promoções e campanhas de marketing e que a data ganhe força e expressão no calendário comercial, traduzindo-se, dessa forma, em novas oportunidades de negócios.

São Paulo e Rio de Janeiro são as mais novas cidades a inserirem a data em seus respectivos calendários oficiais de eventos. Assim, chegamos a 11 estados, 11 capitais estaduais e 56 outras importantes cidades.

Em 2003, embora estivesse oficializado apenas no Rio Grande do Sul, recebi mensagens de dez estados diferentes, de empresas e entidades que, ao tomarem conhecimento do Dia do Cliente através da “VendaMais”, comemoraram a data e me relataram o impacto altamente positivo que tiveram. De lá para cá, o Dia do Cliente não pára de crescer, vejam alguns exemplos de homenagens:

– Assinante da “VendaMais”, a empresa Avillis do Brasil, de Belo Horizonte, festeja a data desde 2003. No primeiro ano, decoraram a empresa com banners e balões e receberam os clientes com salgadinhos e refrigerantes. Nos anos seguintes, além disso, realizaram promoções de venda e distribuíram brindes.

– A CDL, de Campo Bom, RS, angariou produtos junto a seus associados e montou diversas cestas. No Dia do Cliente, a cada 20 reais em compras nas lojas participantes, o cliente ganhava um cupom para concorrer às cestas, que foram entregues em um jantar festivo com cobertura da imprensa.

– Na franquia Gazoline, de roupa jovem, na cidade de Balneário Camboriú, SC, a cada X reais em compras, o cliente ganhava um ingresso para uma festa local.

– A rede de farmácias Pan-Vel, em Pelotas, RS, montou um estande na praça, realizando gratuitamente medições de pressão e testes de diabete, além de distribuir brindes e oferecer produtos com substancial desconto.

– A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) está disponibilizando cartazes alusivos ao Dia do Cliente para CDLs e lojistas de todo o Brasil (solicitar através do site: http://www.cndl.org.br).

– A Brasilsul, de Porto Alegre, roupas para fitness, distribuiu barrinhas de cereais com um cartão alusivo ao Dia do Cliente, além de enviar mensagem para seu mailing.

– Entidades como as CICs de Caxias do Sul e Garibaldi, RS, o CEJAS, de Jaraguá do Sul, SC, e a FASB, de Teixeira de Freitas, BA, realizaram, com absoluto sucesso, palestras de lançamento e divulgação do Dia do Cliente com o idealizador da data.

– O Shoptime, canal de compras da Globosat, realizou promoção especial, com descontos, brindes e condições especiais de pagamento.

– A Staff Comunicação, do Rio de Janeiro, enviou uma caixa de bombons e um cartão a todos os seus clientes.

– A Central Nacional Unimed, em São Paulo, reuniu seus clientes num grande coquetel de confraternização.

Não interessa o tipo ou porte de sua ação. O importante é não deixar a data passar em branco. Veja no portal VendaMais (https://vendamais.com.br) algumas dicas para você e sua empresa comemorarem.

Relate-nos, depois, através do e-mail: [email protected], que ações foram empreendidas e qual a repercussão junto a seus clientes. Sua história irá compor matéria especial a ser publicada no portal VendaMais na semana de comemoração do Dia do Cliente.

João Carlos Rego é escritor, consultor e palestrante nas áreas de Atendimento, Vendas, Motivação e Telemarketing. É idealizador do Dia do Cliente.
E-mail: [email protected]

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1) Serviços: Como ouvir seus clientes

No livro “Gestão de Excelência em Serviços”, da editora Edicon, o autor Antonio Paulo de Oliveira, indica três motivos para você dar atenção aos seus clientes:

– Auxiliam na gestão do serviço.
– Indicam as mudanças necessárias.
– Avaliam o resultado do serviço prestado.

Agora, preste atenção em alguma maneira para ouvir seus clientes:

– Pesquisas de mercado / satisfação.
– Ouvidoria.
– Reuniões com grupo de clientes.
– SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

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2) Metas: 6 passos para realizar seus objetivos

Quer ter metas claras, atingíveis, comprometidas e que impulsionarão sua carreira e sua vida? O consultor Dill Casella dá seis dicas para você:

1. Detalhe. Se a meta for comprar um carro, detalhe modelo, cor, motorização, acabamentos, acessórios. Se for a conquista de um grande cliente, defina seus alvos, volume previsto, maneiras de atendimento e distribuição, inovações a serem percebidas pelo cliente-alvo. Construa a imagem da meta em seu cérebro!

2. Orce por completo. Quanto custa a realização da meta? Seja minucioso!

3. Dá para chegar em termos financeiros? Qual a verba atual? Como você vai construir a “ponte” entre os itens 2 e 3?

4. Importante? É realmente importante para você atingir essa meta? Avalie o quanto seu coração é “tocado” por ela!

5. Lá no dia __/__/__. Isso! Defina uma data! Fuja de “possibilidades” para “o final do ano, começo do ano que vem”. Fixe um dia para realizá-la!

6. Lá no dia __/__/__. Não deu na data anterior, fique calmo! Mantenha seu comprometimento e defina nova data. Jamais desista se ela continuar tocando seu coração!

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3) Criatividade: Ambientes ruis prejudicam os criativos

Ken O””””Donnell, explica no livro “Valores Humanos no Trabalho”, da editora Gente, como o ambiente influencia a criatividade dos funcionários. “Quando trabalhamos em um ambiente em que não há confiança, nós nos sentimos vigiados e não valorizados. Um relacionamento de desconfiança gera maus sentimentos e maus pensamentos, além de dificultar a interação. Quando a relação entre o chefe e os funcionários é baseada em pressões, cobranças excessivas e ameaças, gerando tensão, insegurança e medo, a criatividade fica bloqueada.”

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4) APROVEITE A NOVA EDIÇÃO DESTA SEMANA,
Esta semana temos nova edição do portal VendaMais entrando no ar. Veja só as novidades:

a) Atendimento: Como ser eficiente em vendas – Por Antonio Braga
*Matéria Golden
https://vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40606

b) Carreira: Profissional de vendas – Por José Mello Jr. https://vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40615

c) Empreendedor: Empresas, profissões, negócios e vendas – Por Sergio Dal Sasso
*Matéria Golden
https://vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40607

d) Liderança: Responsabilidade social ou corporativa – Por Cibele Salviatto
*Matéria Golden
https://vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40607

e) Marketing: Marketing: questão de sobrevivência – Por Marlene Mendes
*Matéria Golden
https://vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40610

f) Motivação: Pena de si – Por Armando Correa Neto
https://vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40612

g) Varejo: Integração on-line de dados entre matriz e filiais – Por Ladmir Carvalho
https://vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40613

h) Vendas: Estratégias das equipes produtivas – Por Marcelo de Almeida
*Matéria Golden
https://vendamais.com.br/php/verMateria.php?cod=40614

*Disponível apenas para assinantes dos produtos da Editora Quantum e clientes que adquiriram a revista “VendaMais” nas bancas, com acesso restrito apenas para o mês de vigência da publicação adquirida.

5) COMENTÁRIO DA SEMANA – Silvia Oliveira

Quero parabenizá-los e agradecer pela brilhante idéia da e-zine. Consegui convencer a minha diretoria a fazer uma assinatura para cada loja da rede. Tenho certeza de que estamos fazendo um excelente investimento.

PARA TERMINAR: Perdão – Betty Smith

“Perdoar é um presente de alto valor. No entanto, seu custo é nenhum.”

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Gosta de textos de liderança? Assine a “Liderança & Supervisão”: http://www.lideraonline.com.br.

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mande suas idéias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected].
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