Metas & Objetivos: vocĂȘ consegue cumpri-los?

Uma equipe de vendas com cotas altas, mas alcançåveis, produz mais do que uma com cotas altas inalcançåveis. Chega-se a determinado perĂ­odo do mĂȘs e vendo que estĂĄ sendo difĂ­cil o cumprimento das metas, vem a acomodação e as vendas param de crescer. Juro que nĂŁo consigo entender como certas empresas fazem suas metas e objetivos. Tento entender, buscando dados do seu passado (histĂłrico), cruzando-os com os cenĂĄrios futuros, misturando com a potencialidade dos vendedores, mas nĂŁo consigo chegar a um denominador comum.

JĂĄ fiz diversos cursos, inclusive uma de GestĂŁo de Vendas junto a ESPM, aonde aprendi a fazer cĂĄlculos cientĂ­ficos que ajudam a determinar as possĂ­veis variĂĄveis de cotas otimista, real e pessimista, mas mesmo assim nĂŁo consigo entender como sĂŁo feitas por determinadas empresas.

Alguns administradores tentaram-me convencer que como havia uma grande variação do IGP-M em mais de 36%, as cotas deveriam ser posicionas, com pelo menos, 40% a mais do que o período anterior, pois atingindo os 36% estariam igualando os períodos e ultrapassando-os, estariam sim, em crescimento, mas não concordei e não concordo, pois o mercado consumidor, aquele que mantém o nosso negócio, ou seja, os clientes, tiveram aumento em seus recursos na mesma ordem que o IGP-M?

É claro que nĂŁo e nem todos os produtos tiveram tamanha majoração, a nĂŁo ser os impostos e os serviços essenciais como a energia elĂ©trica, o gĂĄs, o transporte, etc.

No Brasil hĂĄ diversos Ă­ndices, mas qual o certo?

Ao meu entender, deveria ser o da variação do produto em si frente ao mercado em que é utilizado, mas quando for em empresa que produz/comercializa diversos produtos, isto fica complicado, devendo partir para um índice mais condizente, como o da variação do PIB, do dólar, do salårio mínimo, etc., e ai eles não concordam comigo, pois acham que ficariam abaixo da variação do mercado.

Se um cliente podia comprar 10 unidades de um determinado produto e continua podendo comprar, seu poder aquisitivo ficou estĂĄvel frente as variaçÔes do mercado e agora sim, podemos tentar vender mais para este cliente, aumentando a nossa participação neste mercado, quer no todo, quer roubando da concorrĂȘncia; mas se ele perdeu o seu poder aquisitivo, como posso vender mais para ele, sem que ele deixe de pagar? A inadimplĂȘncia vem do excesso de compra frente ao poder aquisitivo, gerando falsa sensação de aumento no volume de vendas, aumentando a procura, diminuindo a demanda, conseqĂŒentemente, ajudando a inflacionar o mercado.

Se uma determinada ĂĄrea vendeu no ano passado 2 mil unidades e o PIB estiver projetando um crescimento de 4% para o prĂłximo ano, atingir estas 2.080 unidades Ă© estar no mercado, acompanhando a tendĂȘncia de consumo. Mesmo se no perĂ­odo nĂŁo houver inflação e eu atingir somente 2.040 unidades, estarei crescendo, mas tendo menor participação no mercado, significando que em poucos tempo estarei fora dele.

Se adicionarmos uma variåvel que condiz com o que posso impor a minha equipe, associado ao que o mercado pode consumir, agora poderia ter uma melhor idéia da cota que deverei atingir e a esta devo somar o quanto minha empresa espera e tem condiçÔes de fabricar/vender no mercado, desde que tenha todas as condiçÔes necessårias para tal, como o apoio necessårio na retaguarda, pois de nada adiante colocarmos pedidos na carteira se a produção/estoque não comporta.

NĂŁo entendo e nĂŁo continuo entendendo como fazem este cĂĄlculo. JĂĄ liguei a vĂĄrios professores de economia e estes partem sempre do histĂłrico da empresa + o cenĂĄrio futuro + a participação do mercado e do prĂłprio mercado + a potencialidade do vendedor e, acreditem, as cotas sĂŁo exageradas, mas nem tanto como as que vejo em determinadas empresas. É como se tivĂ©ssemos 10% de participação do mercado, o qual estĂĄ somente 80% tomado e querermos abocanhar estes 20%, sem levar em conta que a concorrĂȘncia tambĂ©m esta desejando os mesmos percentuais.

Como fazer?

Uma equipe de vendas com cotas altas, mas alcançåveis, produz mais do que uma com cotas altas inalcançåveis. Chega-se a determinado perĂ­odo do mĂȘs e vendo que estĂĄ sendo difĂ­cil o cumprimento das metas, vem a acomodação e as vendas param de crescer. Toda cota deve ser diluĂ­da no mĂȘs, mas esta diluição deve ser palpĂĄvel, sob pena de perder-se bons vendedores, pois mesmo os ĂĄguias, sabem o quanto podem ir sem esbarrar, tropeçar ou cair. Clientes mal atendidos devido a cotas enormes, podem atĂ© comprar, mas na prĂłxima visita, lembrar-se-ĂŁo da compra mal feita e vĂŁo pensar duas vezes antes de fechar o pedido com estes vendedores que correram em função da elevada cota.

JĂĄ escrevi sobre cotas e ĂĄreas, mas todo o crescimento deve ser feito degrau por degrau e jamais pulando-se vĂĄrios ao mesmo tempo, pois se crescermos um e der problema, fica mais fĂĄcil retornarmos e corrigir este problema do que voltar vĂĄrios e tentar recuperĂĄ-los.

Uma das conferĂȘncias para sabermos se cotas estĂŁo certas, adequadas, Ă© medindo a satisfação dos clientes. Cliente satisfeito pode ser fiel e na fidelização, vende-se mais e como se vende.

Portanto:

  • tome consciĂȘncia do que o mercado estĂĄ comprando e do quanto ele pode absorver;
  • coloque um pouco de malĂ­cia em suas cotas, procurando turbinar os seus vendedores, para que eles saiam da inĂ©rcia em que estĂŁo;
  • dĂȘ as ferramentas necessĂĄrias para tal fato, jamais esquecendo de premiĂĄ-los a cada etapa atingida;
  • da mesma forma, coloque seus clientes ao par da evolução de sua empresa, fazendo-os entenderem que sĂŁo Ășteis e necessĂĄrios a vocĂȘ e a sua empresa;
  • crie expectativas que tudo Ă© possĂ­vel desde que seja feito em equipe, pois aquelas ĂĄreas que nĂŁo estejam demonstrando o desempenho esperado poderĂŁo ser socorridas e auxiliadas pelas que estĂŁo acima da mĂ©dia;
  • tudo Ă© possĂ­vel desde que vocĂȘ dĂȘ as condiçÔes, pois nĂŁo adianta ter uma motor turbinado se a estrada Ă© esburacada ou, estar numa estrada perfeita, se o motor nĂŁo tem a potĂȘncia que ela exige.

Cotas e metas: não viva sem elas. Tenha sempre em curto, médio e longo prazo. Procure sempre substituir as que jå estão sendo cumpridas, pois aquele que não tem as suas, encerra suas atividades antes do tempo previsto, numa aposentadoria forçada, pois o mercado não quer que o seu veículo fique sem combustível na linha de chegada.

Não é um desabafo, mas uma constatação. Muitos procuram motivar seus clientes internos de uma forma errada. A melhor delas é fazer com que participem de toda a atividade da empresa, pois além do serviço prestado, a própria participação nas decisÔes a serem tomadas, då o status de poder e isto faz bem ao ego. Quando sou consultado, sinto-me valorizado e isto é aditivo em minhas veias. Mas adote a opinião dos que foram convidados a participar na formatação das cotas e das metas a serem seguidas.

Pense a respeito e reveja suas metas & objetivos. Elas sĂŁo criadas para nos dar um parĂąmetro a ser seguido e devem ? repito ? devem ser revistas, pois o mercado, que Ă© cĂ­clico, nos dĂĄ novas oportunidades para nos adequar e isto Ă© muito importante. Muitas coisas nesta vida nĂŁo nos permite alterar o rumo, mas em vendas, podemos dobrar a esquina, entrar numa nova porta e vender!

NĂŁo crie falsas expectativas aos seus vendedores, dizendo que o mercado estĂĄ comprador e que a cota imposta serĂĄ facilmente cumprida. Deixe sim, eles conscientes que para alcançar a cota imposta, quando nĂŁo deixar que eles participem na formatação da mesma. Com determinadas estratĂ©gicas, com a revisĂŁo da mesma durante o percurso e com a adição de campanhas poderĂŁo cumpri-las, mas nĂŁo crie campanhas longas e de grandes exigĂȘncias, pois nem o mercado quer facilidades, mas colocar mais obstĂĄculos na frente da sua equipe Ă© deixar que a concorrĂȘncia, melhor preparada, lhe tome o lugar.

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