Uma equipe de vendas com cotas altas, mas alcançåveis, produz mais do que uma com cotas altas inalcançåveis. Chega-se a determinado perĂodo do mĂȘs e vendo que estĂĄ sendo difĂcil o cumprimento das metas, vem a acomodação e as vendas param de crescer. Juro que nĂŁo consigo entender como certas empresas fazem suas metas e objetivos. Tento entender, buscando dados do seu passado (histĂłrico), cruzando-os com os cenĂĄrios futuros, misturando com a potencialidade dos vendedores, mas nĂŁo consigo chegar a um denominador comum.
JĂĄ fiz diversos cursos, inclusive uma de GestĂŁo de Vendas junto a ESPM, aonde aprendi a fazer cĂĄlculos cientĂficos que ajudam a determinar as possĂveis variĂĄveis de cotas otimista, real e pessimista, mas mesmo assim nĂŁo consigo entender como sĂŁo feitas por determinadas empresas.
Alguns administradores tentaram-me convencer que como havia uma grande variação do IGP-M em mais de 36%, as cotas deveriam ser posicionas, com pelo menos, 40% a mais do que o perĂodo anterior, pois atingindo os 36% estariam igualando os perĂodos e ultrapassando-os, estariam sim, em crescimento, mas nĂŁo concordei e nĂŁo concordo, pois o mercado consumidor, aquele que mantĂ©m o nosso negĂłcio, ou seja, os clientes, tiveram aumento em seus recursos na mesma ordem que o IGP-M?
à claro que não e nem todos os produtos tiveram tamanha majoração, a não ser os impostos e os serviços essenciais como a energia elétrica, o gås, o transporte, etc.
No Brasil hĂĄ diversos Ăndices, mas qual o certo?
Ao meu entender, deveria ser o da variação do produto em si frente ao mercado em que Ă© utilizado, mas quando for em empresa que produz/comercializa diversos produtos, isto fica complicado, devendo partir para um Ăndice mais condizente, como o da variação do PIB, do dĂłlar, do salĂĄrio mĂnimo, etc., e ai eles nĂŁo concordam comigo, pois acham que ficariam abaixo da variação do mercado.
Se um cliente podia comprar 10 unidades de um determinado produto e continua podendo comprar, seu poder aquisitivo ficou estĂĄvel frente as variaçÔes do mercado e agora sim, podemos tentar vender mais para este cliente, aumentando a nossa participação neste mercado, quer no todo, quer roubando da concorrĂȘncia; mas se ele perdeu o seu poder aquisitivo, como posso vender mais para ele, sem que ele deixe de pagar? A inadimplĂȘncia vem do excesso de compra frente ao poder aquisitivo, gerando falsa sensação de aumento no volume de vendas, aumentando a procura, diminuindo a demanda, conseqĂŒentemente, ajudando a inflacionar o mercado.
Se uma determinada ĂĄrea vendeu no ano passado 2 mil unidades e o PIB estiver projetando um crescimento de 4% para o prĂłximo ano, atingir estas 2.080 unidades Ă© estar no mercado, acompanhando a tendĂȘncia de consumo. Mesmo se no perĂodo nĂŁo houver inflação e eu atingir somente 2.040 unidades, estarei crescendo, mas tendo menor participação no mercado, significando que em poucos tempo estarei fora dele.
Se adicionarmos uma variåvel que condiz com o que posso impor a minha equipe, associado ao que o mercado pode consumir, agora poderia ter uma melhor idéia da cota que deverei atingir e a esta devo somar o quanto minha empresa espera e tem condiçÔes de fabricar/vender no mercado, desde que tenha todas as condiçÔes necessårias para tal, como o apoio necessårio na retaguarda, pois de nada adiante colocarmos pedidos na carteira se a produção/estoque não comporta.
NĂŁo entendo e nĂŁo continuo entendendo como fazem este cĂĄlculo. JĂĄ liguei a vĂĄrios professores de economia e estes partem sempre do histĂłrico da empresa + o cenĂĄrio futuro + a participação do mercado e do prĂłprio mercado + a potencialidade do vendedor e, acreditem, as cotas sĂŁo exageradas, mas nem tanto como as que vejo em determinadas empresas. Ă como se tivĂ©ssemos 10% de participação do mercado, o qual estĂĄ somente 80% tomado e querermos abocanhar estes 20%, sem levar em conta que a concorrĂȘncia tambĂ©m esta desejando os mesmos percentuais.
Como fazer?
Uma equipe de vendas com cotas altas, mas alcançåveis, produz mais do que uma com cotas altas inalcançåveis. Chega-se a determinado perĂodo do mĂȘs e vendo que estĂĄ sendo difĂcil o cumprimento das metas, vem a acomodação e as vendas param de crescer. Toda cota deve ser diluĂda no mĂȘs, mas esta diluição deve ser palpĂĄvel, sob pena de perder-se bons vendedores, pois mesmo os ĂĄguias, sabem o quanto podem ir sem esbarrar, tropeçar ou cair. Clientes mal atendidos devido a cotas enormes, podem atĂ© comprar, mas na prĂłxima visita, lembrar-se-ĂŁo da compra mal feita e vĂŁo pensar duas vezes antes de fechar o pedido com estes vendedores que correram em função da elevada cota.
JĂĄ escrevi sobre cotas e ĂĄreas, mas todo o crescimento deve ser feito degrau por degrau e jamais pulando-se vĂĄrios ao mesmo tempo, pois se crescermos um e der problema, fica mais fĂĄcil retornarmos e corrigir este problema do que voltar vĂĄrios e tentar recuperĂĄ-los.
Uma das conferĂȘncias para sabermos se cotas estĂŁo certas, adequadas, Ă© medindo a satisfação dos clientes. Cliente satisfeito pode ser fiel e na fidelização, vende-se mais e como se vende.
Portanto:
- tome consciĂȘncia do que o mercado estĂĄ comprando e do quanto ele pode absorver;
- coloque um pouco de malĂcia em suas cotas, procurando turbinar os seus vendedores, para que eles saiam da inĂ©rcia em que estĂŁo;
- dĂȘ as ferramentas necessĂĄrias para tal fato, jamais esquecendo de premiĂĄ-los a cada etapa atingida;
- da mesma forma, coloque seus clientes ao par da evolução de sua empresa, fazendo-os entenderem que sĂŁo Ășteis e necessĂĄrios a vocĂȘ e a sua empresa;
- crie expectativas que tudo Ă© possĂvel desde que seja feito em equipe, pois aquelas ĂĄreas que nĂŁo estejam demonstrando o desempenho esperado poderĂŁo ser socorridas e auxiliadas pelas que estĂŁo acima da mĂ©dia;
- tudo Ă© possĂvel desde que vocĂȘ dĂȘ as condiçÔes, pois nĂŁo adianta ter uma motor turbinado se a estrada Ă© esburacada ou, estar numa estrada perfeita, se o motor nĂŁo tem a potĂȘncia que ela exige.
Cotas e metas: nĂŁo viva sem elas. Tenha sempre em curto, mĂ©dio e longo prazo. Procure sempre substituir as que jĂĄ estĂŁo sendo cumpridas, pois aquele que nĂŁo tem as suas, encerra suas atividades antes do tempo previsto, numa aposentadoria forçada, pois o mercado nĂŁo quer que o seu veĂculo fique sem combustĂvel na linha de chegada.
Não é um desabafo, mas uma constatação. Muitos procuram motivar seus clientes internos de uma forma errada. A melhor delas é fazer com que participem de toda a atividade da empresa, pois além do serviço prestado, a própria participação nas decisÔes a serem tomadas, då o status de poder e isto faz bem ao ego. Quando sou consultado, sinto-me valorizado e isto é aditivo em minhas veias. Mas adote a opinião dos que foram convidados a participar na formatação das cotas e das metas a serem seguidas.
Pense a respeito e reveja suas metas & objetivos. Elas sĂŁo criadas para nos dar um parĂąmetro a ser seguido e devem ? repito ? devem ser revistas, pois o mercado, que Ă© cĂclico, nos dĂĄ novas oportunidades para nos adequar e isto Ă© muito importante. Muitas coisas nesta vida nĂŁo nos permite alterar o rumo, mas em vendas, podemos dobrar a esquina, entrar numa nova porta e vender!
NĂŁo crie falsas expectativas aos seus vendedores, dizendo que o mercado estĂĄ comprador e que a cota imposta serĂĄ facilmente cumprida. Deixe sim, eles conscientes que para alcançar a cota imposta, quando nĂŁo deixar que eles participem na formatação da mesma. Com determinadas estratĂ©gicas, com a revisĂŁo da mesma durante o percurso e com a adição de campanhas poderĂŁo cumpri-las, mas nĂŁo crie campanhas longas e de grandes exigĂȘncias, pois nem o mercado quer facilidades, mas colocar mais obstĂĄculos na frente da sua equipe Ă© deixar que a concorrĂȘncia, melhor preparada, lhe tome o lugar.