MFN Comunicação: Conteúdo e estratégias para um novo tempo

Nesta edição entrevistamos Manoel Fernandes Neto, do MFN Comunicação, um site de serviços de comunicação corporativa, que oferece várias soluções em relacionamento com os mercados. Mantém, entre outras, a revista digital corporativa Idéias & Pessoas. [ Você está em >>> EZINES >>> ENTREVISTA VENDAMAIS entrevista Manoel Fernandes Neto ]

Nesta edição entrevistamos Manoel Fernandes Neto, do MFN Comunicação, um site de serviços de comunicação corporativa, que oferece várias soluções em relacionamento com os mercados. Mantém, entre outras, a revista digital corporativa Idéias & Pessoas. http://www.mfn.com.br

1) Olá Manoel, você poderia nos dar uma breve descrição do que é o seu site?
A Revista Idéias & Pessoas chega na Web para ser mais uma alternativa para suprir uma deficiência do grande volume de informações disponibilizada Com temas como empresas, negócios e iniciativas, a revista irá utilizar uma das especialidades de MFN Comunicação que é a criação de publicações exclusivamente para uma sociedade conectada em rede. Publicações de personalidade para o leitor conectado e bem informado; que necessita de precisão e não de avalanche de notícias sem tempo para refletir sobre elas.
Queremos demonstrar também que uma empresa pode, dentro de seu próprio site, criar uma revista corporativa digital, que vai falar diretamente com os formadores de opinião inseridos nas comunidades digitais trazendo novos nichos para seus negócios e serviços. A nossa lógica é investir em um meio que tenha muito mais abrangência do que as tradicionais revistas impressas que as empresas lançam para divulgar suas realizações e inevitavelmente têm vida curta e se aposentam em salas de esperas.

2) Como surgiu a idéia de criar o seu site?
A idéia de uma revista de negócios faz parte do plano estratégico da MFN Comunicação. Conceber publicações digitais segmentadas e que contemplem um leitor cada vez mais preparado para decidir, indicar e interceder por seus produtos e serviços. O que vemos hoje, sem generalizar, é uma forma padrão de atuação na Web onde o clone — padrão sem criatividade alguma — é uma constante. Todos esquecem da importância da invenção, e reinvenção dessa nova mídia, da criatividade, da grande reviravolta que continua sendo a Web.

3)Quais são os grandes diferenciais do seu site em relação aos outros?
As diferenças da Revista Idéias & Pessoas vão ser percebidas de acordo com as edições. Quero ressaltar que a publicação não nasce pronta; ela cresce e amadurece de acordo com suas edições, enfoque, seleção de conteúdo e articulistas. Expressar realmente o que interessa na área em que atua. Mas posso ressaltar que a credibilidade e a história de MFN Comunicação na Web Brasileira será sem dúvida algo a ser considerado por leitores.

4) Porque você escolheu especificamente esta área ?
Negócios, empresas e iniciativas são assuntos da alma de todo o profissional conectado. A Web respira esses temas e faz disso sua lógica de disseminação de conhecimento. Depois, a revista vai ser o painel criativo da massa crítica que circula diariamente nas redações e redes de relacionamentos de MFN Comunicação.

5) Há quanto tempo ele está no ar e qual a média de acesso dos 3 últimos meses?
Como está em fase de lançamento (entramos no ar esse mês), MFN ainda não fechou estes dados da Revista Idéias & Pessoas. Tomo a liberdade para me estender na resposta a essa questão tão apropriada. MFN acredita que a audiência na Web merece ser discutida com mais profundidade. Qual o valor de uma audiência de milhões de page views se uma parcela muito pequena é a que agrega real valor e compreende sua verdadeira mensagem da publicação? MFN acredita em “constantes e influentes leitores”. E investe sua visão de negócio na massa crítica coesa dessa audiência. É claro que gostamos de ver nossa audiência crescer. Mas o nosso entendimento de crescimento é a repercussão que essa atuação tem. Quem realmente comenta as nossas propostas. Procuramos harmonizar nossa linha de atuação em um leitor que já não se engana com “canto do cisne” de “projetos pirotécnicos”. É aquele leitor que percebe o valor da credibilidade e comenta com seus amigos. O leitor que entende que o mundo está conversando em rede, sem barreiras burocráticas e físicas.

6) Qual o perfil dos seus visitantes atuais e quem se interessaria pelo site?
Os projetos de MFN, e a Revista Idéias & Pessoas, têm como tradição aglutinar quem realmente decide e dissemina iniciativas nessa sociedade em rede. É aquele leitor que já se acostumou com o liga-desliga de sua conexão na Internet. Profissionais de todas as áreas da economia que já não conseguem tomar decisões e atuar sem conferir os e-mails, participar de seus fóruns de interesse, visitar publicações e sites que respeita. Genericamente é isso. Agora, podemos falar sobre a importância que a Revista Idéias & Pessoas terá para os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de projetos na Web, principalmente nas empresas, de todos os portes. A revista vai trazer articulistas e pensadores que fazem Internet e o mundo dos negócios. Verdadeiros pioneiros dessa nova realidade. Vamos disseminar de uma forma criativa esse conhecimento.

7) Como você está divulgando seu site ? Quais métodos estão dando o maior retorno ?
Assessoria de Imprensa, sem dúvida, é que traz os maiores dividendos na relação custo-benefício. As ações da sua empresa e site devem ser verdadeiras e oferecer algo de valor aos mercados. Mas vale destacar: não funciona mais hoje você disparar um press release para uma mala direta de milhões de e-mails. Esse tipo de material vai diretamente para a lata do lixo. Imagine a quantidade de press release que os jornalistas recebem em sua caixa de e-mail. Os formadores de opinião das comunidades conectadas devem se interessar por um site ou empresa, pelo trabalho desenvolvido cotidianamente na área, com contatos pessoais, e ações que demonstrem seu diferencial. É esse o tipo de assessoria que acreditamos e prestamos. Além disso, contamos com apoio e audiência fiel das publicações já lançadas por MFN Comunicação na Internet, com bastante penetração em diversas áreas dos mercados em rede.

8) Quais são seus planos de expansão/crescimento?
Um projeto consciente na Web cresce no bojo da grande rede. Nossa expectativa é crescer 25 % ao mês em termos de repercussão e comunidade. Nos planos da Revista Idéias & Pessoas estão a implantação de uma lista de discussão sobre negócios e comunicação, bem como, matérias, reportagens e artigos exclusivos e edições especiais sobre eventos e temas atuais. Sempre com o pano de fundo: negócios, empresas e iniciativas.

9) Quais são as formas de anunciar no seu site e qual o custo?
O tipo de anúncio adotado por MFN foge da simples exposição de banners e procura uma aderência maior da publicação com seus apoiadores. No caso de Idéias & Pessoas escolhemos o modelo de apoio cultural, pois acreditamos que as empresas necessitam inserir suas marcas e comunicação em publicações de credibilidade que respeitem e conversem com desenvoltura com esse novo leitor/consumidor bem informado. No caso de Idéias & Pessoas, o valor é mais uma cota institucional (R$ 1.500,00 – Hum mil e quinhentos reiais) que deve ser paga mensalmente à MFN Comunicação em um contrato mínimo de 3 meses, com primeira parcela no ato da assinatura.

Dessa forma é inserido durante este período um logotipo com link da empresa que está adquirindo a cota de apoio sob a frase “Apoio Cultural”, na Home principal da Idéias & Pessoas, na coluna do lado esquerdo e na mesma posição nas páginas internas dos artigos inseridos no período do patrocínio. O link do logo levará a um texto
institucional da empresa, com tudo que merece ser divulgado em relação aos seus serviços e produtos, com o viés: “Por que apoiamos a Revista Idéias & Pessoas” agregando valor a este apoio, pois vamos relatar os pontos de aderência entre MFN Comunicação e seus anunciantes. Dessa forma, aproximamos a credibilidade e a ética cultivadas por MFN na Web com esses apoiadores, que serão analisados após solicitação da cota. Apesar de toda essa explicação, estamos abertos para conversar com empresas e analisar negócios visando a melhor forma desse patrocínio.

Além disso, o nome da empresa também constará como apoiadora do projeto em todos os press releases distribuídos ao mercado em ocasião de ações editoriais criativas do site, que não serão poucas; bem como, nas newsletters semanais de MFN Comunicação que já passam dos 10 mil assinantes espontâneos com poder de influência.

Idéias & Pessoas
também terá suas cotas de patrocínio restrita ao número limite de 6 (seis). Visando aproveitar bem o potencial e as sinergias desses apoiadores

10) Quais são seus maiores parceiros ? Que outras oportunidades de parceria existem?
Temos vários parceiros na área de tecnologia, produção editorial, estratégias e comunicação. A tradição de MFN é conversar com pessoas. Parceiros, para nós, não representam links e logomarcas no site. Mas uma relação pessoal, de confiança, fraterna, aberta, em que objetivos e as colaborações jorram por todos os lados da parceria

11) Como você está financiando seu negócio?
A Revista Idéias & Pessoas, como todos os outros projetos, são todos financiados com recursos próprios de MFN Comunicação. Não temos investidores pois optamos por um modelo de negócio que, em uma primeira fase, contemplasse o fortalecimento do nome e sua credibilidade nos mercados conectados, com investimentos próprios, o que ficava mais ágil de ser implementado. A partir dessa segunda fase da empresa, que tem início com o lançamento de “Idéias & Pessoas“, negociaremos parcerias fortes com empresas interessadas em sociedade com o trabalho desenvolvido há 8 anos por MFN Comunicação.

12) Que conselhos você daria a alguém que vai montar um site na Internet ou já tem um site na Internet?
Não tenha pressa. A Internet vai formatando a sua história e a de seu projeto; o tempo fortalece suas intenções. Além disso pense e analise cada passo, desconfiando de promessas mágicas e de receitas irresponsáveis a respeito de sua atuação na Web. Atuar na Internet é simples, desde que cada empresa utilize a voz humana do leitor/consumidor conectado.

13) Que tendências na Internet você acha que vale a pena comentar?
Vale comentar essa nova fase da Web, em que se torna evidente que a estratégia de atuação é que vai definir as empresas que realmente merecem a confiança de seus clientes e usuários e atendem um demanda cada vez mais exigente. Milhões de usuários entram na Internet todos os anos. Todos ávidos para aprender a pescar, o que é assimilado com muita rapidez. Por esse motivo, a Internet e seus usuários vão adquirindo a maturidade necessária para se fazer presente e influenciar seu desenvolvimento. Experiências estão mostrando que o leitor já passou da fase de contemplação e sabe dircenir entre o lixo e o útil que influencia o melhor aproveitamento da utilização da Internet.

14) Cite um livro que você acha que deveria ser leitura obrigatória para quem trabalha com Internet:
São muitos os títulos. Mas indico “A Sociedade em Rede”, Manuel Castells, Editora Paz e Terra.

15) Além do seu, quais são seus sites preferidos?
Essa é realmente uma pergunta de difícil resposta, pois temo cometer injustiças por esquecer de alguns. São muitos os sites que visito e que me trazem o subsídio de que precisamos na busca de conhecimento. São parceiros, publicações e pessoas que acreditam há anos na Internet como propulsora de negócios, iniciativas e relações. Veja, Raul, o caso do www.vendamais.com.br: um projeto pioneiro na Web que faz parte do meu bookmark há tantos anos que já perdi até a conta, sendo um motivador das minhas decisões como empreendedor. No entanto, existem algumas dezenas de outros em que não passo semanas sem dar uma conferida. Acho mesmo que para saber as minhas preferências basta navegar nos projetos de MFN Comunicação, que tem o nosso DNA da credibilidade exposto, transparente, respeitando o que a Internet tem de melhor. Mostrar a face verdadeira de que quem a utiliza.

16) Qual a melhor forma de entrar em contato com vocês?
A melhor forma de entrar em contato com MFN Comunicação (http://www.mfn.com.br ) é pelo site da revista ou o institucional. Digo isso pois um projeto na Web é a casa definitiva de uma empresa no mundo conectado. Onde ela vai viver sua infância, vida adulta e idosa. Já o telefone muda. Por exemplo estamos atendendo em São Paulo no 0xx-11-39036475 e 0xx-11- 39014939, mas a partir de julho nossos telefones em São Paulo irão mudar e teremos um escritório na região sul do País, no Estado de Santa Catarina. No site, com certeza, a partir de julho, todos esses novos contatos estarão publicados.

Sites relacionados:
MFN Comunicação – http://www.mfn.com.br
Revista Idéias & Pessoas –
http://www.mfn.com.br/ip
Revistas Digitais (Serviços) – http://www.mfn.com.br/servicos/revistacorporativa.htm




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