mobVendas: agilidade para sua equipe

O sistema mobVendas garante agilidade e melhora desempenhos de vendedores e gerentes

Todo mundo fala em utilizar a tecnologia a favor da equipe de vendas, mas, na prática, não é tão fácil assim desenvolver um aplicativo ou programa que atenda a todas as necessidades de sua empresa.

Por isso, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, estudantes da FAI (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação) desenvolveram um software para acompanhamento da força de vendas on-line. O local foi favorável para a empreitada, pois a cidade tem mais de 150 empresas dos ramos eletroeletrônico, de telecomunicações e de informática. A região até ganhou o apelido de “vale da eletrônica”. 

O produto criado pelo estudante Tulio Vitor Machado Faria, com seu professor Júlio Resende Ribeiro e sob a coordenação do professor Aldo Ambrosio Morelli, leva o nome de mobVendas. A ferramenta possibilita aos vendedores atuarem em campo realizando pedidos por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets) de forma ágil, controlada e auditável. Atualmente, são suportadas as plataformas JavaME e Android.

O funcionamento do sistema é simples: instala-se no dispositivo de cada vendedor um pequeno aplicativo que possui a capacidade de trocar informações com uma aplicação servidora, que é instalada na central.

A troca de informações entre os dispositivos móveis e a central é realizada por meio da rede de telefonia móvel ou wi-fi, ocorrendo de forma rápida, segura e econômica. Não é necessário estar conectado o tempo todo, o aplicativo móvel armazena as informações necessárias e se comunica com a central apenas quando for possível, o que possibilita que os vendedores atuem sem problemas em locais que não apresentem conectividade adequada.

Inicialmente, a motivação que levou ao desenvolvimento do mobVendas foi a possibilidade de proporcionar agilidade e assertividade na captação de pedidos. A experiência de uso em campo, associada ao intenso avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos, acabou indicando que o uso de aplicativos móveis em vendas poderia oferecer muito mais rendimentos e facilidades de comunicação para as empresas. Dessa forma, o sistema acabou incorporando uma série de outros recursos, por exemplo: suporte à decisão, auditoria, rastreamento e comunicação em tempo real.

Em campo, o vendedor que utiliza o mobVendas tem disponível um perfil completo e um histórico do cliente e de como é o relacionamento dele com a empresa. Informações como inadimplência, promoções direcionadas, formas de pagamento permitidas e tabelas de preço praticadas também podem ser consultadas pelo aplicativo.

Controle de visitas

Em geral, um ponto crítico das vendas em campo é o controle de visitação. O aplicativo móvel permite que o vendedor registre todas as visitas de sua rota e justifique a realização (ou não) de pedidos. No momento em que uma visita é registrada, fica automaticamente armazenada a localização (latitude e longitude) do vendedor, obtida a partir do GPS presente no dispositivo. Esses dados permitem que, posteriormente, o gerente de vendas possa verificar se o vendedor realmente esteve com o cliente no momento em que registrou a visita. Além disso, é possível visualizar, a qualquer momento e em tempo real, a posição atual dos vendedores ou, no caso de ausência de conectividade, a sua última posição registrada.

O sistema permite também a troca de mensagens entre a central e seus vendedores, o que evita o gasto com ligações telefônicas e mensagens SMS. A melhoria da comunicação é importante porque permite ao vendedor em campo sentir-se amparado e assistido pela empresa em tempo real. Por outro lado, a empresa terá total controle de sua equipe de vendas. Vale a pena destacar que é possível ao gerente de vendas saber quando e onde seus vendedores receberam as mensagens enviadas e se elas foram lidas ou não.

O mobVendas é organizado em três módulos: gerencial, mobile e de integração.  Veja as funcionalidades de cada um:

1. Gerencial

  • Cadastro de usuários.
  • Classificação dos clientes.
  • Cadastro de informações, restrições, títulos em aberto e títulos vencidos por cliente.
  • Controle de rotas para vendedores.
  • Controle de produtos.
  • Tabelas de preços.
  • Cadastro de formas e meios de pagamentos.
  • Associação de tipo de clientes com formas e meios de pagamentos.
  • Acompanhamento de visitas e pedidos.
  • Auditoria de visitas e pedidos.
  • Monitoramento de vendedores em tempo real.
  • Envio e recebimento de mensagens.
  • Emissão de diversos tipos de relatórios e documentos.
  • Notificações por e-mail.
  • Diversas opções de parametrização.

2. Mobile (voltado para vendedores externos)

  • Sincronização inteligente.
  • Busca de clientes por diversos filtros.
  • Consulta detalhada por cadastro de clientes (mesmos dados do módulo web).
  • Consulta por cadastro de produtos.
  • Consulta, abertura e fechamento de rota.
  • Realização de visitas.
  • Recebimento de mensagens.
  • Devolução.
  • Realização de pedidos.

3. Integração

Este módulo é opcional e possibilita que o sistema seja integrado a diversos sistemas de gestão, de forma a simplificar a importação e a exportação de dados.

O custo varia entre R$8 a R$12 mil para aquisição do software, além da manutenção mensal e do número de aparelhos e servidores, que muda de acordo com o tamanho da equipe que utilizará o sistema.

De acordo com Aldo Morelli, o mobVendas “possibilita uma interação entre empresa e sua força de vendas on-line automática, algo indispensável para a tomada de decisões, permitindo revisão de rotas, desempenho da equipe, confiabilidade das visitas, imagens de produtos no ponto de vendas ou melhoria no merchandising potencializado por imagens”.

Histórico

O sistema mobVendas foi criado em conjunto com o professor Júlio Ribeiro em 2008 a pedido de uma empresa, sendo um projeto paralelo ao trabalho de conclusão de curso de Tulio Faria. Toda a tecnologia desenvolvida para a criação do mobVendas pode ser utilizada para a criação de diversos outros aplicativos. Em 2011, por exemplo, foi implementado outro sistema baseado na mesma tecnologia, porém focado em controle de ocorrências em rodovias para a autopista Fernão Dias.

Test drive

A Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí, a CooperRita, foi a primeira a testar o mobVendas. Roberto Toledo Renno, um dos responsáveis pela implementação do projeto na Cooperativa, afirma que o principal ganho foi a agilidade no contato entre a equipe de vendas e a logística. Ele exemplificou da seguinte forma: “Um pedido que é feito às 10 horas de hoje, por exemplo, chegaria apenas no outro dia para a logística. Com a ligação direta entre eles, em meia hora o pedido já está entrando no caminhão de entrega”.

Opinião de especialista                                                           

O mobVendas  e diversos outros softwares estão disponíveis no mercado para melhorar sua performance em vendas. Confira as dicas que o consultor e palestrante especialista em marketing digital André Vinícius dá sobre como utilizar a tecnologia para que sua relação com o cliente seja cada vez melhor:

  1. Aumente o campo de atuação com qualidade
    Usar a internet é uma opção boa e barata, mas será que todos sabem usar essa tecnologia? Algumas empresas possuem site, mas não controlam a sua posição em determinada região. Para ter resultados significativos, você precisa avaliar quem são os visitantes do seu site, quando e como eles o acessam, por onde navegam em sua página, como eles chegam até ela e outras informações que possam ser interessantes para o crescimento da empresa. Dessa forma, você poderá aumentar a eficiência de seu site e a quantidade e a qualidade de quem o visita. Boa quantidade de visitantes sem vendas não é eficiência.

    O site da minha empresa tem poucas visitas, mas há uma margem bem interessante no número de acessos x clientes conquistados. Aconselho e indico a ferramenta para webmaster do Google, especialmente o Google Analytics, pois, se usada da forma correta, poderá trazer importantes respostas sobre seus visitantes.

  2. Avalie os resultados (feedback)
    Avaliar os resultados de seus colaboradores, de seus produtos e da satisfação de seus clientes é importantíssimo para a melhoria dos negócios. Posso citar aqui várias tecnologias, desde um simples e-mail ou telefonema para saber qual é a impressão do cliente sobre o seu produto ou serviço até um desenho dos processos gerenciais envolvidos para melhorar ou criar alternativas. Ouça seus clientes e colaboradores, eles sempre podem lhe dar dicas importantes. Há quanto tempo você não pergunta a seu cliente o que ele achou de seu produto ou serviço? Existem softwares para avaliar o nível de satisfação dos clientes internos e externos, trazendo grandes informações para a melhoria do seu produto ou serviço.
  3. Dê atenção ao cliente
    Avaliar o comportamento de clientes e concorrentes pode ser uma tarefa muito prazerosa. Para isso, existem diversas técnicas e ferramentas, e uma delas é o CRM (Customer Relationship Management). Sou de uma família de portugueses, muitos deles donos de comércio. Qualquer filho de português sabe o CRM de forma quase intuitiva. Quando o freguês entra na loja, o seu Manuel já diz: “Dona Maria, aquele queijo que a senhora gosta chegou hoje, não vai querer levar? Deixei um separado especialmente para quando viesse aqui”. Isso é relacionamento, é saber do que o cliente gosta e do que ele possivelmente gostará, baseado em seu perfil. Mas, quando sua clientela é grande, é preciso uma ferramenta mais específica para controlar esses perfis. 

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