Moldando solução

A maioria das pessoas pode ter um negócio próprio, mas chegar ao sucesso e manter-se nele poucos fazem, pois custa muito caro fazer e manter os investimentos. Todos os dias, ao nosso redor, podemos encontrar exemplos que devem ser seguidos, quer em parte, quer no total. Se forem exemplos de uma conquista vitoriosa, mesmo repleta de sacrifícios (uma das características do empreendedor), por que não copiar?

Não estou dizendo para se fazer um empreendimento igual ao que foi feito, mas copiar as atitudes, a persistência, a visão, o dinamismo e o trabalho de equipe. Mesmo sendo um grande empreendedor, estar onde está somente foi possível através de uma equipe, de corrente produtiva, que vai desde o mais simples fornecedor ao funcionário mais complexo.

Fui convidado a participar das festividades comemorativas dos 30 anos de existência da Modular e dos 50 anos do seu presidente, René Mesquita. Já o conhecia pessoalmente e já utilizo os serviços prestados pela sua empresa, que é do ramo de transportes, com atuação em diversos estados do Brasil. O que me chamou a atenção é o reconhecimento que o René tem com todos aqueles que o ajudaram a estar onde está. Isso mesmo, ele sabe que está onde está porque outras pessoas, de diversas formas e maneiras, o ajudaram. Alguns pelo exemplo, como é o caso do seu antigo empregador. Outros, como a família e os primeiros sócios, que privados do conforto e lazer, colocaram tijolos sobre tijolos até formar a estrutura que hoje existe. De outro lado, os fornecedores que acreditaram nele e passaram a fornecer seus insumos e, no centro, seus funcionários diretos e indiretos.

Nessa festividade, não faltaram palavras comoventes àqueles que desde um início cheio de dificuldades souberam dar valor à qualidade das pessoas, ensinando-as o melhor dos caminhos a ser seguido: seus pais. Ele não está mais com ele, mas seu legado, seus exemplos, sua fé e determinação estão fundados na base emocional e profissional do René. A sua mãe, de alvos cabelos, também presente à festividade, se emociona quando o filho desce do palanque e vai ao seu encontro, para abraçar e beijar, trazendo nas mãos uma placa de prata, materializando tudo aquilo que ela soube fazer, pois ela foi a base, o pedestal e o sustento de uma família de 12 filhos.

René enalteceu as qualidades da sua empresa, demonstrando o histórico conquistado, projetando sua empresa para os próximos 30 anos e agradecendo aos clientes internos, que de 12, hoje são mais de 350 diretos e centenas de indiretos, sem os quais jamais poderia estar onde está.

Aqui é o âmago da Modular, que moldando soluções aos seus clientes, sabe, através dos seus dirigentes, reconhecer e dar o verdadeiro valor aos seus colaboradores, enquanto a maioria das empresas, através de seus administradores, paga um salário, as leis sociais e acham que estão fazendo muito, esquecendo da missão empresarial e da parte social, cujas empresas têm por obrigação fazer.

A grande diferença é que molda as soluções pessoais e empresariais na vida, como disse René Mesquita. Quem está ao seu lado percebe que ele é do grupo das pessoas dedicadas, meigas, humildes e principalmente atenciosas com todos aqueles que ao seu redor estão. Não esquece dos mínimos detalhes e sempre está se oferecendo para encontrar solução às necessidades dos clientes internos e externos.

A maioria das pessoas pode ter um negócio próprio, mas chegar ao sucesso e manter-se nele, com projeções constantes dos objetivos e das metas a serem alcançadas, com permanente aprimoramento das informações, as quais são buscadas junto aos colaboradores e no mercado, com altos investimentos em tecnologia e logística, poucos fazem, porque custa muito caro fazer e manter estes investimentos e mexer no bolso, fazendo sacrifícios.

Visitando a Modular, conversando com seus clientes internos e com os dirigentes, percebe-se a maior das estratégias, que é a aceitação da missão da empresa, ou seja, todos compraram a idéia principal e os clientes percebem, o que é o mais importante. Agregar valor a um serviço é fácil, mas ser percebido é a solução.

Portanto, eis um exemplo a ser seguindo, porque quando alguém faz sacrifício, investe em pessoas, tecnologia e logística, reconhecendo quem os ajudou e ajuda, se não for copiado, jamais seremos sucesso, quanto mais ter sucesso. Eis a diferença: moldando solução.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima