Motipaixão

É por paixão que o executivo prepara inspirado o seu projeto noites a fio, enquanto sonha com a implantação! Deixe que esse sentimento conduza seus resultados! Há pouco tempo, estava conversando na recepção de uma grande empresa de arquitetura, enquanto esperava o atendimento pela responsável na área de treinamento. Uma simpática moça, aguardando pelo setor de projetos, falava sobre o trabalho em sua clínica médica. Contou-me, depois de algumas histórias, a respeito da pesquisa de motivação que realizara em seu trabalho. O resultado da mesma mostrou que o aumento da motivação dos atendentes dessa clínica não teria qualquer impacto na satisfação dos clientes! Confesso ter ficado, de pronto, surpreso com o resultado. Entretanto, com a breve troca de idéias, constatei que não falávamos a mesma língua.

Chegou a hora de ser recebido e a conversa ficou inacabada. Contudo, tais informações ficaram martelando na minha cabeça durante a volta. Acreditei que meu conceito de motivação estava equivocado. Afirmou-se, certa vez, que motivação é ter motivo para agir. E, sem querer, as pessoas aprendem que o foco é a ação! O comportamento! Parece que querem apenas um sorriso no rosto e um trabalho feito rapidamente.

Em recente trabalho de mestrado, sugeriram indicadores para que a pessoa se avaliasse e dispensasse o feedback, supondo que essa prática aumentaria a motivação (?). Conheci uma empresa de treinamentos que vendia a idéia de valorização das pessoas. Seu diretor resolveu substituir o salário fixo por comissões, alegando que tal estratégia (?) “daria motivos” para as pessoas produzirem mais (???).

Será que as pessoas são meras coadjuvantes no jogo dos números? Visões míopes que não percebem a diferença entre produtividade e comprometimento! Comportamento tem de ser conseqüência, e não o objetivo.

Recentemente, saiu uma pesquisa mostrando que a motivação no terceiro setor é 80% maior do que no setor privado. Os salários nesse setor são, em média, 30% menores. Como entender esse resultado? Pergunte o que a empresa representa para esses funcionários.

Como definir o entusiasmo do jovem recém-admitido em seu primeiro emprego, que trabalha 10 ou 12 horas por dia e está ansioso por mostrar o quanto pode fazer pela empresa? Por que as empresas deixam isso esfriar? Como explicar o escritor que passa as madrugadas em claro escrevendo, feliz, o seu livro? Ou do jovem soldado que está pronto para dar a vida pela pátria?

Essas pessoas não estão movidas por um simples prêmio ou resultado. Estão movidas por um forte sentimento! Essas pessoas são movidas pela paixão! Paixão pela descoberta, paixão pelo desafio, orgulho pelo que faz! A mesma paixão que leva o líder a inspirar multidões e promover mudanças inesquecíveis!

Quem nunca viveu essa sensação? E há quanto tempo você não a revive? Por que as empresas deixam esse fogo esfriar em busca dos seus números? As empresas e os líderes têm buscado o modo mais fácil e também mais efêmero. Premiações, benefícios, festas, pequenas fagulhas de motivação. Querem produção desenfreada. Produção sem comprometimento. Pensam no final do mês, mas não enxergam sua empresa nos próximos anos. Constróem uma casa sem se preocupar com a base!

Você vai premiar alguém que não está “nem aí” para você? “Parabéns” pela falta de comprometimento? Comece a construção pelos alicerces! Ação sem compromisso é só uma ilusão passageira! Otimize seus resultados!

Antes dos motivos para agir, é preciso mais! É preciso motipaixão! Dê motivos para que as pessoas tenham paixão pelo que fazem! Para que tenham paixão pela sua empresa! Paixão pelos seus serviços!

Do que seu time pode se orgulhar? De sua história? Suas vitórias? Suas pessoas? Seus produtos? Seus serviços?

Descubra o “charme” da sua empresa e seduza seus colaboradores! Desperte essa paixão! Se ainda não descobriu um motivo, crie! Mude! Talvez sua empresa precise inovar.

Inspire visões singulares de futuro! Peça idéias e contribuições! Faça com que todos participem e se sintam importantes! Valorize não só as idéias, mas também as pessoas! Leve alguém com você para solucionar algum problema ou implantar um novo produto ou serviço! Crie um Hall da Fama para diversas competências na sua empresa! Estimule relacionamentos prazerosos, com pequenas celebrações dentro e fora do trabalho!

Tenha valores fortes, apresente-os e assegure-se de que sejam verdadeiramente respeitados na sua equipe! Dê motivos para que possam ter orgulho do que fazem! Idealize alguns jogos e desafios e faça com que se sintam felizes realizando as tarefas rotineiras.

É o sentimento que leva o bombeiro a entrar em um prédio em chamas, não as estatísticas de salvamento! É por paixão que o jogador continua correndo, mesmo que todo o resto do seu time esteja apático! É por paixão que o executivo prepara, inspirado, o seu projeto noites a fio, enquanto sonha com a implantação! Deixe que esse sentimento conduza seus resultados! Alimente sua paixão!

O atendente motivado da clínica é rápido e eficiente naquilo que faz. O funcionário motipaixonado vai conversar com você, vai fazer com que você se sinta bem enquanto aguarda, vai telefonar alguns dias depois para saber se está melhor e se a medicação trouxe resultados. Ele não é uma máquina de produção, ele tem um coração que bate, que sente, que vibra e que se apaixona! Ele não quer que você seja apenas bem atendido, ele quer realmente dar o melhor de si para o bem-estar do cliente!

Reforce essa paixão em cada decisão, em cada celebração, em cada contato com o seu pessoal! E lembre-se: assegure-se de que manterá acesa essa chama. Cuidado com as ações isoladas, ou todo o seu trabalho poderá tornar-se um simples amor de verão.

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