Motivação para empreender

Não conheço nenhum empreendedor moderno ou contemporâneo que tenha alcançado a excelência e o êxito em seu negócio, que não vivesse diuturnamente motivado. Motivação. s.f, ato de motivar; exposição de motivos ou causas; conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou efetiva, que determinam um certo tipo de conduta em alguém;

Empreender de em + Lat. prehendere v.tr., tentar, experimentar, decidir-se a fazer alguma coisa; resolver; pôr em execução; v. int., cismar, sentir apreensões.

Para empreender é necessário ser arrojado, ativo, ousado e inovador, pois empreendedor “é aquele que toma a iniciativa de comandar ou criar qualquer empresa – negócio”. E empreender “é resolver-se a praticar alguma coisa difícil e laboriosa – pois se fosse fácil qualquer um faria”.

Não conheço nenhum empreendedor moderno ou contemporâneo que tenha alcançado a excelência e o êxito em seu negócio, que não vivesse diuturnamente motivado. Esta é uma das características dos vencedores, dentre outras que iremos falar.

Dizem que para empreender é necessário nascer com o “gene” de empreendedor, como aquele do líder, pois alguns (especialistas) dizem que líder e empreendedor, não podem ser formados ou moldados eles são natos – ou nascem com o “gene” ou não –, para mim, quando temos a determinação da conquista, só precisamos, estar motivado para aprender, aí aprendemos a ser líder, a ser empreendedor, enfim, aprendemos a ser o que quisermos.

Mas para empreender não basta só motivação, é necessário planejamento, conhecimento, determinação, vocação, talento, iniciativa, sonhar (não só sonhar, mas principalmente realizar).

O verdadeiro campeão é um empreendedor e que possui características próprias, e são elas;

Velocidade, na tomada de decisão, na visão de novos rumos, no atendimento ao cliente, na análise do mercado etc…

Polivalência, ser um profissional de mil e uma utilidades – o famoso garoto bom bril – não ter medo ou vergonha de fazer o que for preciso para seu empreendimento dar certo, enfim ser um eterno aprendiz.

Visão, para novos produtos, novos mercados, novas metodologias, novos paradigmas, novos conceitos, novas tendências, deve inovar e re-inventar sempre.

Capacidade, para realizar, para agir, para delegar, para cobrar e principalmente a de gerar resultados e ainda a de transformar adversidade em oportunidade, não ficar lamentando-se das medidas políticas ou da situação do mercado, ou ainda das dificuldades sejam elas qual forem.

Entender de gente, como deve entender do negócio, do mercado, deve compreender que gente é diferente uma da outra, e por isto deve ser tratado diferentemente (sejam colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros etc…), lembrando sempre que o colaborador é o maior e mais importante ativo de um empreendimento, por isto deve ser tratado com respeito, dignidade e atenção, pois o colaborador (quase todos) sente que um trabalho bom é mais importante que um bem pago.

E para finalizar transcrevo a opinião de Peter Drucker sobre empreendedor “o empreendedor precisa buscar resolutamente as fontes de inovação, as mudanças e seus sintomas que indicam oportunidades para uma inovação de sucesso”.

Pensem e reflitam.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima