Motivação + poderação = um novo você

Faça mais e se torne protagonista de uma história de sucesso!

Você não está lendo mal nem houve erro de ortografia ou diagramação. A palavra que está no título deste artigo é poderação, um neologismo que acabo de criar e que você compreenderá ao longo deste texto.

Acompanhe meu raciocínio, por favor. Você diz: “Farei um regime”. Após algum tempo, pergunto: “Quantos quilos perdeu?”. ‘Nenhum!”, é a resposta. Aí vem você de novo: “Farei um curso”. Depois de um tempo, questiono: “Quanto conhecimento você adquiriu?”. Novamente, a mesma resposta: “Nenhum!”. “Venderei mais”. Então, algum tempo depois, pergunto: “Quantos reais você vendeu a mais?”. Agora você já sabe a resposta: nenhum!

E por que você não emagreceu, ficou mais capacitado ou vendeu mais? Porque faltou a palavra-chave que move o mundo, as empresas e pessoas: ação. O que você fez quanto ao regime, curso e suas vendas foram declarações de intenção. Realmente, é um bom começo traçar metas, ter objetivos, sonhos e boas intenções. Entretanto, o que irá definir se você anda para frente, para trás ou se fica estático é a ação que empreende ? ou a falta dela.

Faça mais ou deixe de fazer
Há alguns dias, li uma frase do Walt Disney que traduz bem o que quero exemplificar: “É preciso colocar músculos em seus sonhos”, ou seja, é necessário agir.

Em uma recente matéria sobre liderança, deparei-me com o relato de um seminário realizado em uma grande multinacional. Os principais executivos da empresa se reuniram durante três dias para responder apenas duas perguntas:

  1. O que estou fazendo, mas que preciso parar de fazer?
  2. O que não estou fazendo, mas que preciso começar a fazer?

Eles saíram do encontro com as respostas que necessitavam e fizeram o mais importante: entraram em ação e conseguiram reverter a situação da empresa. E você? O que está fazendo com sua vida pessoal e profissional, mas que precisa parar de fazer? E o que não está fazendo por você, por sua vida pessoal e profissional, mas que precisa urgentemente começar a fazer?

Será que precisa cuidar melhor de sua qualidade de vida? Buscar melhor qualificação por meio de livros, revistas técnicas e participação em cursos de aperfeiçoamento? Aproximar-se mais de sua família, amigos e de seus clientes? Será estudar melhor o mercado e seus concorrentes? Todas essas respostas estão dentro de você, mas só elas não bastam, é preciso fazer algo, entrar em ação.

É fundamental que você deixe de ser expectador e passe a ser protagonista. Acredito que nunca na história da humanidade se falou tanto em motivação e em sua necessidade. Mas o que é motivação? Quebre a palavra: motivos + ação. Motivos para a ação. Então, motivação é uma exposição de razões para você agir.

O significado das palavras poder e ação:

Poder

  • Ter força para, ter ocasião de e estar arriscado a.
  • Dispor de autoridade e possuir força moral ou física.
  • Potência, possibilidade, faculdade, posse, vigor, capacidade e soberania.

Ação

  • Resultado de uma força, modo de atuar, atividade, energia, movimento, gestos, acontecimentos e praticar ato de generosidade.

Fonte: Dicionário cultural da língua portuguesa.

Agora, experimente juntar os dois conceitos acima em uma só palavra: poderação. Imagine e sinta o vigor fantástico dela e pense na verdadeira revolução que é capaz de fazer em sua vida. Se a motivação lhe dá motivos para agir, a poderação coloca você em movimento rumo à consecução de seus objetivos pessoais e profissionais.

Portanto, amigo leitor, pense no que você deseja, descubra seus motivos, trace objetivos, elabore um plano que o leve de onde está até o lugar em que deseja chegar. Aí, meu amigo, é hora de poderação.

João Carlos Rego é autor, consultor e palestrante nas áreas de atendimento, vendas, motivação e telemarketing, além de idealizador da comemoração do Dia do Cliente.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima