Motive sua equipe sem gastar dinheiro

Se você não tem dinheiro e precisa estimular sua equipe, saiba que existem algumas idéias-chaves que podem ser usadas como ótimas ferramentas motivacionais, e que são muito simples de serem colocadas em prática na sua empresa. Se você não tem dinheiro e precisa estimular sua equipe, saiba que existem algumas idéias-chaves que podem ser usadas como ótimas ferramentas motivacionais, e que são muito simples de serem colocadas em prática na sua empresa.

Apareça para conversar: faça com que os diretores da empresa apareçam regularmente para conversar com funcionários. Muitas vezes simplesmente aparecer, sentar na frente da mesa e perguntar como vão as coisas já estimulas as pessoas, que de outra forma podem passar meses sem serem notadas.

Música: deixe os funcionários escutarem música no ambiente de trabalho – mas cuidado com essa idéia, porque muitas vezes acaba em bagunça. Estabeleça algumas regras e façam com que sejam respeitadas sem exceções.

Agradeça: diga obrigado! Antes de ir embora, tente agradecer pelo menos uma pessoa dentro da empresa por ter-lhe ajudado durante o dia. Com o passar do tempo isso traz resultados fantásticos.

Mantenha todos informados: crie um jornal eletrônico interno, só com notícias, informações e comentários internos divertidos. Peça para que as pessoas mandem novidades para seu e-mail, junte tudo uma vez a cada 15 dias, e passe para sua lista interna de contatos. Com certeza vai ser um sucesso.

Economia: faça um campeonato interno pedindo idéias sobre como economizar energia, e premie os vencedores com uma daquelas velas de decoração (algumas são muito bonitas – e caras!) ou qualquer outra lembrança estimulante.

Não desmoralize – estimule: Evite dar prêmios para os piores – é desmotivador e desmoralizador. Durante um vôo de avião em que as aeromoças cometeram uma série de erros (derrubando café num passageiro, por exemplo), o capitão – ao dar seu discurso de sempre pelo microfone -, disse “Nossa empresa tem as melhores aeromoças do país. Infelizmente, nenhuma delas está no vôo de hoje”. Foi muito engraçado na hora, mas constrangedor para toda a equipe. Melhor mesmo é premiar publicamente a excelência, e chamar para uma conversa pessoal quem não estiver atingindo suas metas.

Fale a verdade: sempre. Estimule todos na equipe a admitirem erros, admitindo imediatamente quando pisaram na bola. Isso faz com que o ambiente seja muito mais produtivo. Mas o exemplo deve vir de cima. Se não, fica só o discurso bonito e na prática… mentiras, conchavos e um bando de incompetentes jogando a culpa em cima dos outros.

Presentes: aproveite feriados para dar presentes baratos para a equipe. Panetones no Natal ou Páscoa, bombons no Dia dos Namorados, bolas anti-stress em aniversários… enfim, simples lembranças que são dadas para que a equipe saiba que a empresa pensou neles. Outra coisa muito popular são os ””vale descanso””: como o nome diz, são vales que as pessoas podem trocar – sair mais cedo uma hora, uma manhã ou tarde de folga, um dia inteiro… tudo depende das metas estabelecidas. Esse é um prêmio que todo mundo vai querer ganhar.

Mas, se você tiver algum dinheiro…

Trabalho em equipe: premie com dinheiro e outros incentivos todos na empresa, não apenas quem está diretamente ligado a Vendas. Afinal, sem o suporte do resto da empresa, os vendedores dificilmente vão ter sucesso. Esse apoio precisa ser reconhecido se você quiser que os outros departamentos continuem motivados para dar o suporte necessário a uma equipe de vendas campeã.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima