Mudanças e otimismo

O líder precisa sempre estar atento às mudanças. Mas é difícil mudar se encaramos qualquer coisa nova com medo, desconfiança ou como uma ameaça. ?O empreendedor sempre busca as mudanças, responde a elas e as explora como oportunidades? (Peter Drucker)

Como na frase acima, o líder precisa sempre estar atento às mudanças. Mas é difícil mudar se encaramos qualquer coisa nova com medo, desconfiança ou como uma ameaça. Porém, as mudanças não precisam ser assim. Veja como encará-las de maneira mais positiva, incentivando sua equipe a aceitá-las mais rapidamente:

1. Foque no que você pode controlar ? Nada de parar a empresa esperando o que vai acontecer naquela CPI do Congresso ou esperando o dólar subir. Você não controla o câmbio, mas pode diminuir seus custos para garantir competitividade. Você não pode impedir a fusão da sua empresa com aquela grande companhia multinacional, mas pode fazer cursos, se profissionalizar, estudar idiomas e passar esse desejo para sua equipe, para que todos tenham mais chances de carreira sob a nova direção.

2. Não se coloque no papel de vítima ? Além de impedir que você veja as oportunidades da nova situação, a posição de vítima desmoraliza o líder frente aos subordinados. Você é responsável por fazer sua equipe enfrentar qualquer situação de cabeça erguida.

3. Treine seu otimismo ? Parece que o pensamento padrão de alguns executivos é: ?E se der errado??. Pensando assim, eliminam qualquer possibilidade de crescer aproveitando a mudança. Experimente pensar: ?E se der certo??, ?O que devo fazer para que isso dê certo??. Desafie-se a fazer aquilo funcionar.

4. Diga-me com quem andas ? Como você acha que age a equipe de um líder depressivo ou angustiado? E como será que age o pessoal de um líder otimista, inspirador? Não fuja dessa responsabilidade. Seja o líder otimista, responsável, que entende que a mudança virá de um jeito ou de outro. Esses líderes sabem que um certo período de adaptação é necessário e que isso nem sempre é agradável. Mas, enquanto isso, eles escolhem olhar as possibilidades e tomar uma ação que os coloque como quem aproveita e age sobre as mudanças, e não como alguém que apenas reage aos acontecimentos.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima