Muitas formas de fazer o bem

Muitas formas de fazer o bem Nome: Diego Ortiz
Formação: Cursando Direito
Profissão: Coordenador de vendas
Missão: “Fazer algo para melhorar o ambiente onde vivo”

Muitas empresas já perceberam que além de praticar ações sociais, também devem estimular seus profissionais a desenvolverem trabalhos voluntários. É o caso da cooperativa Unimed Centro, RS, onde Diego Ortiz trabalha há cinco anos.
Desde que entrou na organização, ele se dispõe a participar das ações em prol da comunidade, pois acredita que as pessoas devem fazer algo para melhorar o ambiente onde vivem. São várias as atividades que visam ajudar crianças e idosos, além de melhorar a vida no planeta. Existe o grupo Turma Boa de Sangue que, segundo Diego, conta com 20 pessoas que doam sangue de seis em seis meses. Outro projeto é o Pelotão Esperança, em que 35 meninos carentes, de 12 a 14 anos, recebem reforço escolar e praticam atividades cívicas. ?O objetivo dessa ação é afastar as crianças das ruas e formar cidadãos?, conta Diego.
Os idosos também recebem ajuda da cooperativa Unimed Centro, RS. Os colaboradores arrecadam alimentos e roupas e promovem anualmente uma festa de Carnaval para os moradores do asilo Nossa Senhora Medianeira. As ações relacionadas ao meio ambiente são realizadas com o projeto Bosque Unimed. “Nessa ação, os funcionários da cooperativa plantam uma árvore para cada novo cliente que adquire o plano de saúde da empresa. Em 2007 foram plantadas 700 mudas, referentes às vendas de 2006, e em 2008 serão plantadas 914 mudas”, relata.
Apesar das diversas atividades, Diego consegue conciliar as ações voluntárias com sua rotina profissional. Ele fica satisfeito em saber que com o seu trabalho mais pessoas poderão receber ajuda. “A maior recompensa é poder dar um pouco de esperança a quem precisa. É muito bom sentir no peito a sensação de dever cumprido, sentir que estou fazendo a minha parte. Se todos os que têm condições se engajassem de alguma maneira, teríamos uma sociedade mais justa”, conclui.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima