Muito mais que um jardim

Francisco Santana mora no centro de Havana, em Cuba. Seu apartamento fica no segundo andar de uma casa. O seu terraço é no telhado da casa de seu vizinho. Francisco Santana mora no centro de Havana, em Cuba. Seu apartamento fica no segundo andar de uma casa. O seu terraço é no telhado da casa de seu vizinho.

Certo verão, seus filhos não conseguiam dormir por causa do calor. Foi um verão longo e calorento. E no telhado o calor do sol era muito forte. O Sr. Santana teve uma idéia. Talvez ele pudesse fazer sombra na casa com uma videira. Algo com muitas folhas.

Com esse objetivo em mente, ele plantou uma videira no terreno ao lado da casa. Na verdade ele quebrou o caminho de concreto perto do prédio para que pudesse plantar a videira no solo. A videira cresceu bem – e continuou crescendo. Cresceu na lateral da casa e subiu ao telhado. Quando alcançou o telhado o Sr. Santana construí treliças no telhado. Após alguns anos, a videira cobriu o telhado. E seu plano funcionou. A videira dava sombra à casa, e mesmo sob o calor do verão a família conseguiu dormir.

A videira deu mais do que sombra e água fresca. Hoje, a videira do Sr. Santana está com 13 anos. A cada ano ela produz uma tonelada de uva. Uma tonelada! Isso é muita uva. Da tonelada que o Sr. Santana colhe, 350 quilos são vendidos. Do resto da colheita, ele produz 100 litros de vinagre. Então você observa que ele ganha muito dinheiro só com uma videira!

O próprio Sr. Francisco poda os galhos e as folhas das videiras. E coloca numa pilha de composto no telhado. Ele visita o mercado regularmente e pega a terra que está ao redor das barracas de legumes. Ele varre essa terra, coloca em recipientes, leva para casa e os carrega, um por um, até o telhado. Quando ele está com terra e composto suficientes, ele os mistura.

Tem mais uma coisa que eu devo mencionar. Quando o Sr. Santana começou a plantar a videira, houve um problema com roubo. Quero dizer que seus vizinhos estavam roubando as uvas maduras da videira. Como ele reagiu? Ele deu brotos da videira para que seus vizinhos plantassem. Agora eles têm suas próprias videiras e o problema está resolvido.

Frase: Deus fez o primeiro jardim, e Caim a primeira cidade ? Abraham Cowley

Roberto Pérez Rivero é ?agricultor urbano? da Fundación Antonio Nuñez Jimenez de la Naturalez y el Hombre (Cuba) e contribuiu para esta matéria.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima