Desculpem a insistência, mas hÔ uns três anos escrevi essa coluna e ela deu o que falar. De lÔ para cÔ muita Ôgua rolou, mas sempre acho que vale a pena falar do assunto: a competência da mulher no Varejo. Ou em prestação de serviços. Desculpem a insistência, mas hÔ uns três anos escrevi essa coluna e ela deu o que falar. De lÔ para cÔ muita Ôgua rolou, e cada vez que o aniversÔrio da minha mulher estÔ para acontecer me lembro da coluna. Sempre acho que vale a pena falar do assunto: a competência da mulher no Varejo. Ou em prestação de serviços. Claro que revisitei o assunto para ver se ele estava moderno. EstÔ mais moderno do que nunca. Apenas acrescentei um novo ponto em que a mulher é show: sonhar.
Quanto mais eu vivo o dia a dia do Varejo mais eu me emociono confirmando a minha tese de três anos atrÔs. Não vou querer ser apedrejado em praça pública pelos homens que venham a se irritar com a próxima frase que vou escrever, mas as mulheres competentes que conheci em varejo são muito mais competentes que a grande maioria dos homens competentes.
A prova dos nove – Por que? Siga o raciocĆnio:
1.A febre dos detalhes – O ditado americano de que “retail is detail” – varejo Ć© detalhe – Ć© o primeiro argumento a favor da mulher. A capacidade de elas perceberem, cuidarem e se importarem com os detalhes Ć© inquestionĆ”vel. A mulher cuida do detalhe como se ele fosse o todo. E isso faz muita diferenƧa.
2.Capacidade de ouvir genuinamente – As mulheres competentes fazem isso com uma forƧa que alavanca a lideranƧa. Ouvem com os ouvidos e com o coração.
3.Sensibilidade Ć flor da pele – As mulheres tĆŖm comprovadamente o sexto sentido que nós nĆ£o temos. Percebem sentimentos antes que eles se manifestem. E ajudam quem manifestou o sentimento a poder falar sobre ele. Depois de ouvir ajudam no que for preciso para aliviar a dor se isso for ou comemorar o prazer.
4.ResistĆŖncia Ć frustração de guerreira – A rotina de varejo nos submete a frustraƧƵes para as quais nem sempre temos estrutura. Elas tĆŖm.
5.ForƧa incansĆ”vel de trabalho – Nem todas as mulheres tĆŖm. Mas as que tĆŖm resistem dias a fio sem parar de trabalhar. Reclamar em casa elas atĆ© podem, mas trabalham muito.
6.Prazer em ensinar o que sabem a todos – NĆ£o Ć© Ć toa que a maioria das professoras de que nos lembramos na nossa vida sĆ£o mulheres. A vocação de mĆ£e ajuda muito nisso. Mesmo que a mulher que trabalha nĆ£o a exerƧa.
7.Humildade para aprender com todos – Pela própria situação do mercado de trabalho que, de maneira mĆope, privilegia os homens, a mulher sempre se coloca numa posição de se esforƧar mais e de ter que aprender muito mais rapidamente.
8.CompetĆŖncia em transformar rotina em festa – A criatividade da mulher a faz quebrar a monotonia da loja todo dia. Um novo mural, a nova vitrine, um novo desafio para a equipe, tudo Ć© motivo para causar alegria.
9.Sonhar e transformar sonhos em realidade – a mulher Ć© sonhadora por natureza. E qual empresa vive sem um sonho que a mova para o futuro? A Martha, em conversa com o Gustavo, meu filho, que busca realizar seu sonho na vida proclamou: Gustavo! mire a Lua e busque atingi-la. Se vocĆŖ errar vai acertar as estrelas. Só mulher cria poesias no cotidiano assim.
Eu tenho me beneficiado dessa competĆŖncia. Minhas colegas de trabalho sĆ£o show de bola. A empresa em que trabalho tem a energia de mulheres fortes. Claro, ando com o calendĆ”rio das TPM””””””””s delas para nĆ£o tropeƧar em algum mau-humor eventual. E vale a pena. Por isso tenho que decretar o dia de amanhĆ£, 05 de junho o dia internacional da minha mulher. Ć aniversĆ”rio da Martha. E eu vou tirar o dia livre para comemorar. Afinal, atrĆ”s de um homem de sucesso sempre tem uma mulher maravilhosa. No meu caso, ela fica sempre ao meu lado. E muitas vezes larga na frente para me inspirar a sonhar e realizar meus sonhos. ParabĆ©ns Ć s mulheres. Ć Martha por dois motivos… E se vocĆŖ for homem tente desenvolver os passos da prova dos nove. O resultado vem logo, logo.