Não irrite seus clientes

O gerundismo pode fazer com que o cliente perca a paciência, e você, a venda. Conheça dois motivos para aniquilar o uso incorreto do gerúndio e acabe com seu uso incorreto. Vamos ver se você passa no teste de tolerância do uso inadequado do gerúndio. Leia as duas frases abaixo e, de preferência, cronometre o tempo que leva para pronunciá-las:

“Eu vou estar entrando em contato na próxima semana, para estar solucionando essa pendência e estar confirmando a data da assinatura do nosso contrato.”

“Eu vou entrar em contato na próxima semana, para solucionar essa pendência e confirmarmos a data do contrato.”

Você percebeu que, além de levar menos tempo para ler, a segunda frase também transmite mais comprometimento que a primeira? Bem, você pode pensar: ?Ah, não faz tanta diferença assim, são só alguns segundos e, no final das contas, elas dizem quase a mesma coisa.? Mas será que o cliente que liga para a central de call center uma, duas, três vezes para resolver um problema não fica irritado com os resultados que essas diferenças geram? Veja o que dizem duas especialistas no assunto:

1. Com o gerúndio, perde-se tempo ? O Tempo Médio de Atendimento (TMA) é muito valorizado nas centrais de call center, pois ajuda a fazer cálculos, definir filas de espera e a durabilidade adequada das ligações.

Segundo Ana Elisa Moreira Ferreira, diretora da Univoz, empresa especializada em Consultoria e Treinamento em Comunicação e voz profissional para empresas de call center, o atendimento muito longo desgasta a empresa, o cliente e o próprio operador. ?As pessoas que se preocupam com a qualidade e, hoje, com a evolução do mercado e direitos do consumidor são maioria e ficam irritadas se esperam muito para ser atendidas ou quando seu próprio atendimento demora demais.?

Para Ana Elisa, usar inadequadamente o gerúndio aumenta o tempo de atendimento. ?Quando emprega-se essa forma nominal, utiliza-se uma palavra a mais para cada verbo. Já observei ligações em que, sem o gerúndio, o atendente reduz em 25 segundos o tempo de atendimento. Em centrais de call center, cinco segundos já faz diferença. Imagine se todos os operadores conseguissem reduzir 25 segundos em cada ligação??

2. Com o gerúndio, a sensação de comprometimento é menor ? A prontidão e a objetividade não são características dessa forma nominal, logo, ela gera a sensação de falta de comprometimento. ?Nenhum componente de objetividade ou de prontidão está envolvido no uso do gerúndio, pelo contrário, o que há é um rodeio desnecessário e perturbador?, explica Maria Helena de Moura Neves, doutora (USP-SP) e livre-docente (UNESP ? Araraquara) em Letras e autora de diversos livros.

Ela ressalta que o que causa insegurança no cliente não é quando o operador fala empregando o tempo futuro, porque qualquer ação que ele faça será depois de finalizar a ligação. O que causa insegurança é quando o operador insere o gerúndio, pois isso faz com que o cliente pense no tempo utilizado para a execução do que será feito. ?Com as construções de gerúndio, obtém-se facilmente o descompromisso, exatamente porque essa forma nominal diminui a força de ação que o verbo exprime.?

5 ações para eliminar o uso inadequado do gerúndio

1. Autopercepção.
2. Treinamento de comunicação.
3. Prática da leitura.
4. Dinâmicas de grupo.
5. Estudo da Língua Portuguesa.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima