Não perca sua próxima oportunidade

Você reconhece as oportunidades que aparecem? Oportunidade significa ocasião favorável. Nós nunca sabemos quando uma boa oportunidade realmente vai aparecer em nossas vidas. Ela pode mudar o futuro, abrir novos horizontes ou simplesmente nos dar algum dinheiro extra, um prazer ou aprendizado a mais. Por qualquer um desses motivos, vale a pena experimentar ou pelo menos analisar as ocasiões oportunas que surgem pelo caminho.

A acomodação, a falta de tempo (odeio essa desculpa) ou o simples fato de algumas vezes não entendermos uma oportunidade como ela é verdadeiramente fazem com que a deixemos passar. Tenho me deparado com muitas pessoas que perdem grandes oportunidades em vendas ou na vida pela ausência de alguns desses itens.

Dias atrás, em uma empresa para qual presto assessoria, apresentamos para um fornecedor um projeto realmente inovador. Ele era nossa melhor opção, tanto pelo fato de ser uma pessoa próxima à equipe como por ser um ótimo profissional e ter um excelente custo. Quando o projeto surgiu, contamos nossas idéias e pedimos para ele pensar nas dele. Na semana seguinte, marcamos uma reunião para dar continuidade e, obviamente, ouvir as idéias. Naquele momento, ele deveria ser um vendedor, mas para surpresa de todos, esse parceiro trouxe poucas ou quase nenhuma idéia. Seus olhos não brilhavam pelo projeto e ainda colocou algumas dificuldades para executar o trabalho. Ficamos com uma grande sensação de falta de empenho ou que ele só daria idéias, caso o projeto estivesse fechado.

O resultado disso foi que o encontro, que era para ser estimulante e cheio de idéias, se transformou em frustração e em um grande ponto de interrogação. Mas o projeto era excelente e não poderíamos nos abater. Ainda atônitos, decidimos procurar um novo companheiro. Agendamos uma reunião no mesmo dia e ao apresentarmos a idéia para o outro possível parceiro, ele já começou a disparar sugestões, citar referências e demonstrar grande interesse, indicando até mesmo pessoas que poderiam nos ajudar a abrilhantar a idéia, ou seja, pensou grande.

Agora, quero lhe fazer uma pergunta muito simples: com qual dos dois parceiros você trabalharia? A resposta é óbvia, o segundo.

Contei essa história, porque muitas vezes agimos como o primeiro companheiro e perdemos grandes oportunidades simplesmente por não identificá-las ou pela falta de tempo, como disse no início. E é muito importante nos lembrarmos de que oportunidades podem mudar nossas vidas ou aumentar nossas vendas.

Essas situações podem acontecer para nos levar a novos empregos, se não estivermos satisfeitos com o atual, para nos dar promoções quando nosso líder apresenta um projeto e realmente embarcamos nele ou, até mesmo, para começar nosso próprio negócio. Entretanto, se você não se atentar às oportunidades, garanto que nada vai mudar e que suas vendas não aumentarão como você espera. Depois, não adianta reclamar que sua vida é sempre a mesma coisa, um tédio ou, pior, que você tem sorte. Atente-se às oportunidades e agarre-se ao sucesso.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima