Não seja apenas mais um

As pessoas que fazem apenas o necessário dificilmente alcançarão grandes progressos na vida. Agora, fazer voluntariamente sempre mais que a obrigação é um grande diferencial. Qualidade, quantidade e atitude são três palavras que estão sempre presentes na mente e ações das pessoas de sucesso, que sempre dão mais de si. Diferenciam-se das pessoas comuns porque vão sempre além em tudo que fazem. São conscientes de que toda caminhada só terá êxito com o primeiro passo, e que os demais, apesar de aparentemente lentos, devem ser firmes, mas com rumo certo.

Passadas largas e, muitas vezes, através de atalhos não levam ninguém a lugar algum, embora seja o caminho preferido pela maioria das pessoas. Em alguns casos, podem até levar, mas não ao lugar certo. Quem não conhece casos e mais casos de promoções rápidas, mas de curta duração? São aquelas construídas com rapidez, porém sobre bases frágeis, desmoronando facilmente quando a realidade aparece. E pessoas que almejam o sucesso sem querer fazer nenhum sacrifício?

O que fazer, então, para se beneficiar do tripé: qualidade, quantidade e atitude, em que se apóiam as pessoas de sucesso?

Qualidade ? Uma boa regra é não se satisfazer apenas em fazer o bom, mas se esforçar para ser o melhor no que faz. Quem dá o máximo de si para realizar um trabalho de excelente qualidade será sempre lembrado e indispensável na função ou cargo que ocupa. Com certeza haverá reconhecimento por todos que rodeiam o executante, quer sejam superiores, clientes ou concorrentes. Então, a ordem é fazer tão bem-feito como se fosse a última tarefa a ser executada na vida.

Quantidade ? As pessoas que fazem apenas o necessário dificilmente alcançarão grandes progressos na vida. Serão apenas mais alguns na multidão. Agora, fazer voluntariamente sempre mais que a obrigação é um grande diferencial. Mas como muitas pessoas não querem fazer, justificam dizendo que não compensa, o reconhecimento é mínimo e ainda tentam desestimular as que estão sempre excedendo nas suas ações.

Além do mais, as que fazem menos despendem muita energia reclamando do emprego, dos patrões, colegas, clientes e se colocam freqüentemente na condição de vítimas pela sua estagnação. Mas uma coisa é certa: toda vez que uma pessoa dá o máximo de si em benefício de outra, tanto na vida profissional como pessoal, ficará com créditos com aquela pessoa, pois isso faz parte da lei natural da vida.

Atitude ? Será que todas as pessoas encaram a vida diária sempre com ações positivas? Motivadas, entusiasmadas, otimistas, alegres, determinadas, autogerenciadas, cultivando e fortalecendo bons relacionamentos? Ou será que muita gente age mais de acordo com a oportunidade percebida? Essa é a questão.

As pessoas de sucesso e as que querem progredir, além de fazerem mais e melhor, adotam sempre atitudes positivas e suas ações são notadas naturalmente, se tornando desnecessário alardearem sobre o que fazem. Enquanto isso, as que fazem somente a obrigação, além de viverem reclamando, ainda querem ter mais direitos do que deveres. Por isso, se consideram sempre injustiçadas.

Durante a vida, temos à nossa disposição duas alternativas que nos farão crescer ou regredir. Diariamente, temos de escolher uma delas. A opção fica a critério de cada um, que tem toda a liberdade de decidir sobre essa escolha. São as atitudes vencedoras e as atitudes perdedoras.

Pessoas de atitudes vencedoras têm sucesso duradouro porque estão sempre cercadas de semelhantes, já que os iguais se atraem. São conscientes de que chegaram ao topo através do esforço cooperativo e, por isso, continuam primando pela relação de interdependência. Sabem que o sucesso só perdura quando se vive e trabalha em harmonia com os outros. Não mudam de comportamento depois que atingem o seu objetivo, atitude comum das pessoas que caem ao subirem rápido demais, sobretudo através de escadas humanas, destruindo todos os degraus que as ajudaram subir.

Portanto, para se diferenciar e progredir na vida, é preciso impregnar a mente com as palavras qualidade, quantidade e atitude. E o melhor exercício é escrevê-las em locais visíveis, para lê-las diariamente. Mas para desfrutar dos benefícios proporcionados por elas, o segredo é colocá-las em prática.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima