Não seja meia-boca

O sucesso de sua carreira em vendas depende apenas do que você faz! Você nasce sem pedir e morre sem querer, então trate de aproveitar bem o intervalo. Pensando assim, dá até vontade de fazer o melhor e curtir ao máximo nossa curta vida terrestre. Portanto, esqueça a terrível idéia de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje, arregace as mangas e faça o seu melhor agora, pois é isso o que verdadeiramente conta. Fuja da impressão de ser meia-boca, ou seja, aquela pessoa que acha que tudo está bom e quer mesmo é que o mundo acabe em barranco para morrer encostada. Você não quer ser confundido com um cara meia-boca, quer? Para que isso nunca aconteça, basta prestar bastante atenção nas dicas abaixo.

Cumpra o prometido
Todo meia-boca nunca ou quase nunca cumpre o que prometeu. O que é frustrante para quem recebeu a promessa e que pode gerar uma péssima imagem de sua palavra. Não dá para fazer? Tudo bem, mas não prometa e aprenda a dizer não.

Vá até o fim
Começou? Termine. Nada de deixar as coisas malfeitas ou inacabadas. Também não é aconselhável colocar terceiros na história e complicar ainda mais o enredo. Aprenda a delegar, confiar na equipe e estimular para que o objetivo seja atingido. Evite acúmulo de tarefas e nunca deixe histórias com finais indefinidos.

Almeje a excelência
Meias-bocas detestam a excelência e costumam rotular os excelentes de “pessoas certinhas ou extremamente exigentes”. É melhor ser rotulado por fazer bem do que por fazer tudo mal. Já que não tem jeito e a tarefa tem de ser feita, escolha o Método do Capricho. Você o aprendeu lá nos tempos da escola primária em que a professora sempre falava: “Caprichem, crianças!”. Portanto, trate de caprichar e fazer o melhor que pode, não o que é simplesmente possível. Evite as palavras: não sei, não posso, não consigo. Elas acabam com qualquer carreira.

Deixe a preguiça de lado
Eu sei que não é fácil e há horas que dá vontade de jogar tudo para o alto, mas pense na satisfação de algo terminado e bem-feito. A consciência tranqüila, o respeito e admiração dos colegas ou a satisfação de um cliente. Não deixa a preguiça atrapalhar o seu trabalho. Está cansado? Pare um pouco, vá fazer outra coisa, dê uma volta, pratique exercícios que logo a inspiração retorna.

Evite a omissão
Nada pior que pessoas que se omitem de resultados, fogem de responsabilidades e sempre dão um jeitinho de tirar o corpo fora. Usando uma linguagem futebolística: não fuja das divididas! O confronto, um contato um pouco mais forte fazem parte do jogo e o que estiver ao seu alcance faça. Não fuja do jogo, pois o banco de reservas fica bem ali próximo do gramado.

Não tema críticas
Errou, e daí? Não seja tolo o suficiente para ficar esperando só elogios, porque nem sempre eles virão e são quase uma raridade no mundo organizacional. Porém, as críticas sempre estão presentes. Sempre vai existir alguém para dizer que está errado, que não era bem assim e agradar a todos é uma grande utopia. O diferencial dos vencedores é que sabem lidar com as críticas, não se deixam abater ou dão logo a volta por cima. Tente tirar o máximo proveito de situações indesejadas e aprenda a lidar com comentários maldosos ou negativos.

Agindo assim, você passa longe de ser confundido com um profissional meia-boca, daqueles que pouco agregam, mas que sempre esbarramos pelo caminho. Seja o maior exemplo de que vale a pena construir uma imagem de profissionalismo e competência na sua carreira. Sua empresa, comunidade, fornecedores e clientes vão adorar.

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