Não tenha medo de crescer

Pense sempre em crescer, isso não é pecado. Mas saiba que, independentemente do porte e faturamento, planejar é um dos primeiros passos para o crescimento. Candidatos a empresário têm me consultado sobre o tamanho da empresa que deseja criar, já que a maioria, mesmo com potencial para iniciar pequeno, tem medo de planejar uma empresa de médio ou grande porte. Explico que a maioria das grandes empresas começaram pequenas, e as empresas de sucesso planejaram o seu crescimento. Assim, você pode começar pequeno, mas pensando grande. Isso porque a dor de cabeça, em termos de gestão (controles, cuidados com o mercado, preços), são as mesmas independentemente do tamanho. É claro que a proporção dos números são diferentes. Não importa o tamanho da sua empresa. Pense sempre em crescer, isso não é pecado. Pecado é querer ser grande sem um mínimo de organização e conhecimento. Existem algumas referências no mercado que provam o contrário, mas deve-se ter muito cuidado, até porque são minoria.

Crescer faz parte da vida de qualquer negócio, em qualquer seguimento, e também faz parte do mercado. Caso contrário, sua receita ficará sempre regulada para menor, dará abertura para seus concorrentes crescerem e você perder o seu cliente, deixará um vazio no mercado, possibilitando o aparecimento de outra empresa para ocupar esse espaço. Por isso reforço: tamanho não é desculpa para não estar planejado, e aconselhamos os empresários a fazerem seus planejamentos estratégicos, pois um bom plano de vôo dará a você e a sua empresa um norte a seguir. Esse planejamento não poderá ser engessado, mas com visão de crescimento a curto, médio e longo prazo.

Algumas empresas já fazem seu planejamento com seus colaboradores, inclusive com ?chão de fábrica?. Outras aceitam planejar por setor e depois de forma global. São mudanças como essas que fazem a diferença no mercado e nos têm trazido muitas experiências agradáveis. Se você está pensando que só as grandes planejam, é engano seu. Repito que, independentemente do porte e faturamento, planejar é um dos primeiros passos para crescer.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima