Novos horizontes Novos horizontes
Gene e Kristine Hughes, da cidade de Provo, Utah, souberam um dia, atravĆ©s de um amigo, que uma colher de pimenta vermelha, como suplemento alimentĆcio, ajudaria a melhorar o constante problema de saĆŗde de Gene.
Gene colocou em prÔtica a sugestão do amigo e ficou satisfeito com os resultados. Porém, como se pode imaginar, engolir uma colherada inteira de pimenta vermelha não foi uma experiência muito agradÔvel. Foi então que eles tiveram a idéia de colocar o pó em uma simples cÔpsula de gelatina. O resto da história, como eles dizem, é história.
Os Hughes recorreram Ć ajuda de outros membros da famĆlia e comeƧaram a encher as cĆ”psulas de gelatina manualmente, em casa, com vĆ”rios pós de ervas, para vendĆŖ-las a negócios de alimentos naturais da localidade. Logo, os produtos comeƧaram a ser vendidos em Estados vizinhos e, em 1972, nascia a NatureĀ“s Sunshine Products (NSP).
TrĆŖs dĆ©cadas depois, a empresa atua em cinco continentes, espalhando qualidade de vida por mais de 40 paĆses. Seus milhares de distribuidores independentes comercializam mais de 450 produtos, desde ervas em cĆ”psulas a vitaminas Ć base de ervas, de bebidas nutritivas a suplementos alimentares.
Sucesso no Brasil ? Sem fazer alarde, a NatureĀ“s Sunshine chegou ao Brasil em 1994, filiou-se Ć Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) e rapidamente despontou com um dos programas de marketing multinĆvel mais rentĆ”veis da Ć©poca. JĆ” nos primeiros anos de atuação, qualificou vĆ”rios brasileiros ao nĆvel Diamante. Entre eles, Wanderley LourenƧo: ?Eu procurava um negócio que me desse perspectivas de crescimento financeiro, mas nĆ£o tinha capital para investir. O marketing multinĆvel reunia as condiƧƵes que eu procurava e tinha outros benefĆcios que o mercado tradicional jamais me daria, como a liberdade de tempo?, afirma.
Nascido em Fernandópolis, SP, Wanderley LourenƧo sempre teve o perfil oposto do vendedor profissional. Ć formado em Economia, com mestrado na USP, e certamente nĆ£o se envolveria com a NatureĀ“s Sunshine se nĆ£o fosse a oportunidade de alcanƧar sua independĆŖncia financeira: ?JĆ” estou na Nature”s Sunshine hĆ” 13 anos, sendo 10 anos como Diamante, com a ajuda fundamental de minha esposa, que se dedicou ao negócio comigo. Executando um trabalho profissional, consegui minha independĆŖncia financeira em apenas 2,5 anos, quando cheguei a Diamante, montando uma rede de 40 mil pessoas?.
No meio do caminho, havia uma pedra ? No final dos anos 90, o sucesso da NatureĀ“s Sunshine era incontestĆ”vel. PorĆ©m, a falta de conhecimento e de uma legislação especĆfica sobre a suplementação nutricional no PaĆs fez com que a empresa sofresse um duro golpe. De uma hora para outra, boa parte de sua linha de produtos teve a comercialização suspensa por questƵes burocrĆ”ticas e pendĆŖncias de registro, levando muitos distribuidores a desistirem do negócio.
Foram anos difĆceis, mas as principais lideranƧas se mantiveram unidas, acreditando que a situação seria normalizada com o tempo. Estavam certos. Novos produtos foram lanƧados e muitos itens voltaram a ser comercializados, com pequenas adequaƧƵes: ?Minha decisĆ£o de permanecer com a NatureĀ“s Sunshine foi definitiva, pela qualidade dos produtos, sistema de marketing, viagens maravilhosas feitas pelo mundo todo e, principalmente, pela Ć©tica e comprometimento da empresa com os distribuidores?, diz Wanderley LourenƧo.
Novos horizontes ? Hoje, apesar de a marca ainda ser pouco conhecida pelo grande público, a Nature“s Sunshine encontra-se totalmente recuperada e renovada. Com viagens de incentivo anunciadas para Estados Unidos e ItÔlia, as expectativas apontam para um grande crescimento em 2007.
A linha de produtos da Nature“s Sunshine é extensa, inclui cosméticos, suplementos e bebidas exóticas, entre outros. Os campeões de vendas são o Liquid Clorophyll (suco de clorofila, sabor menta) e Zambroza (suco de frutas e extratos vegetais com alto teor de substâncias antioxidantes e nutritivas).
A NatureĀ“s Sunshine tambĆ©m aproveitou esse perĆodo em que esteve na berlinda para investir em tecnologia de ponta. Seu sistema de informaƧƵes, distribuição, vendas e afiliação estĆ” entre os melhores da atualidade.