Por Carolina Manciola
Para alguns autores a venda é a negociação, para outros a venda faz parte da negociação e existem aqueles que acreditam que a negociação é uma das etapas da venda. Esse é o meu caso.
A tal da técnica
Cada empresa deve ter seu jeito de vender, o qual precisa ser inspirado nas melhores práticas da equipe. A maioria dos vendedores de alta performance consegue perceber que vender é um processo. Por vezes, vejo vendedores exaustos e muito bem-intencionados. Apesar de todo esforço, eles não conseguem atingir patamares de resultados, ao menos proporcionais ao seu alto nível de dedicação. O que muito deles não sabem é que trabalhar muito é diferente de trabalhar certo.
Utilizar um processo comprovado traz resultados com menos esforço. Uma técnica estruturada poderá colaborar permitindo que o vendedor tenha mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: seus clientes.
De uma maneira bem geral, toda venda possui 7 etapas. Apesar de não ser algo linear, apresento aqui a minha versão do processo:
ETAPA
- PREPARAÇÃO
- APROXIMAÇÃO
- INVESTIGAÇÃO
- APRESENTAÇÃO
- NEGOCIAÇÃO
- FINALIZAÇÃO
- FIDELIZAÇÃO
OBJETIVO
- Gerar segurança
- Fortalecer a confiança
- Identificar oportunidades
- Agregar valor
- Solucionar dúvidas
- Formalizar a venda
- Gerar recompra ou indicação
FATOR CRÍTICO DE SUCESSO
- Conhecimento
- Interesse genuíno
- Diálogo consultivo
- Conexão
- Foco do cliente
- Satisfação do cliente
- Sucesso do cliente
Vender mais, vender bem e vender sempre
Para mim, um vendedor altamente preparado que consegue se conectar ao cliente e que realiza um diálogo consultivo efetivo consegue oferecer soluções mais conectadas ao cliente.
Mas como construir esse diálogo consultivo?
A técnica que recomendo para isso é a do SPIN Selling. Ela propõe um diagnóstico completo que vai desde a situação atual do cliente a testes para avaliar soluções. Aqui está um resumo de como utilizar a técnica:
Situação
Perguntas que têm como objetivo descobrir fatos. Por meio delas, se analisam o caso, o ambiente, o status psicológico e financeiro do cliente, bem como suas condições, de um modo geral. Quanto mais informações colhidas nesta fase, melhor será para as demais etapas.
É importante ter cuidado para não fazer perguntas cujas respostas já estão disponíveis e poderiam ser identificadas por meio de uma melhor preparação.
As perguntas de situação têm baixo impacto na venda, mas precisam ser realizadas a cada encontro para gerar mais informações ou manter o vendedor atualizado.
Problema
Tem como objetivo identificar um problema, uma “dor” ou um sonho do cliente. Aqui começa o processo de investigação. É quase impossível fazer uma venda se não houver algo a ser resolvido ou um desejo muito grande do cliente.
Implicação
São perguntas de certificação sobre o “tamanho” do problema. O objetivo delas é ampliar a consciência do cliente sobre o impacto que o problema (enquanto não resolvido) tem na sua vida.
Necessidade de solução
Aqui, em forma de perguntas, o vendedor pode testar algumas opções de soluções, condicionando a solução do problema à compra.
Se na etapa de investigação você identificou a situação atual do cliente, seus problemas, desafios ou sonhos, reconheceu o impacto deles na sua vida e testou opções, a etapa da apresentação é a oportunidade que você tem de apresentar seu produto ou serviço de forma conectada ao que é importante para o seu cliente, o que é valor para ele.
Isso permite uma venda mais efetiva e reduz o tempo “gasto com a negociação” que fica acabando direcionada a fazer os ajustes finos.
A etapa Negociação
Segundo a metodologia de Harvard, “negociar é obter acordo de mútuo interesse e, se houver conflitos, adotar padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais”.
Desde que conheci essa metodologia, confesso que me incomodei com a palavra conflito. Talvez pelo fato de que, de alguma maneira, para mim o conflito parece algo negativo, mesmo não sendo. Conflitamos quando temos visões ou interesses opostos. Isso não significa que, de alguma forma, eles não possam convergir.
Esse é um ponto, inclusive, bastante explorado nessa metodologia: a arte de obter a perspectiva do outro.
O Institute of World Affairs, órgão das Nações Unidas (ONU), explica que, “em seu nível mais fundamental, a negociação pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham ideias, informações e opções para atingir um acordo mutuamente aceitável. A negociação é um processo que envolve o intercâmbio de propostas seguras e garantias”.
Por isso essa etapa se chama negociação, porque queremos chegar a um acordo que seja benéfico para todos os envolvidos, dentro dos limites possíveis, embora nem sempre conheçamos todas as possibilidades.
Meu conceito de negociação é:
“A negociação é uma etapa da venda na qual há interesse de seguir em frente por parte do cliente e do vendedor, mas as condições para isso ainda não foram plenamente satisfeitas”.
Por que a negociação acontece?
Por que existem dúvidas, por que as condições ideias não foram atingida, porque há alguma insatisfação.
O vendedor fez perguntas, o cliente respondeu. O vendedor não fez todas as perguntas possíveis (isso seria até insano). O cliente não explicitou todos os detalhes (alguns por julgar não serem úteis, outros porque não foram questionados a respeito). Se o diálogo construído forneceu informações suficientes, a venda pode até ser finalizada após a etapa de apresentação. Se não, chegou a hora de o cliente apresentar suas dúvidas e de o vendedor respondê-las.
Por um lado, temos aqui o diálogo consultivo sendo conduzido pelo cliente que quer mais informações. Por outro, temos a possibilidade de aprofundar o diálogo consultivo a partir do momento em que o vendedor explora mais questões.
Em resumo
Uma apresentação conectada às necessidades do cliente minimiza objeções, encurta o processo de tomada de decisão e aumenta a conversão de vendas.
Para que a oferta da solução seja efetiva, o vendedor precisa estar preparado, deve ser capaz de fortalecer a confiança que o cliente depositou nele ao contar com seu apoio no processo de tomada de decisão e ser capaz de construir um dialogo consultivo.
Quando há interesse das duas partes em seguir no processo, o próximo passo é parar as arestas e formalizar a venda, garantindo a satisfação e, principalmente, o SUCESSO do cliente.
O processo quando conduzido dessa forma gera vendas sustentáveis (que trazem benefícios para todos os envolvidos) e são bem mais propensas a gerar recompra e/ou indicação.
Acredito que meta é coisa da vida e vender é uma competência.
Na era digital, é preciso agregar valor ao cliente por meio de um processo de vendas humanizado. E se todos somos clientes, bora bater meta!
Convido você a participar da Semana da Negociação
Na semana que vem, 2ª feira, começa a Semana da Negociação VM. Serão 5 dias com videoaulas gratuitas todos os dias com os/as maiores feras do Brasil em NEGOCIAÇÃO.
Carolina Manciola participa com o tema: Como negociar menos e vender mais
Link para a inscrição gratuita: https://premium.vendamais.com.br/semana-da-negociacao/