No topo da mente

Para ter a marca de uma empresa na mente do consumidor, é necessário manter os clientes atuais através de ações de marketing de relacionamento e/ou de valorização. Estar perto do cliente é a alternativa mais eficaz e barata para fazer uma empresa, marca ou produto ser lembrado. O marketing de relacionamento nada mais é do que o fortalecimento de uma marca perante o cliente já conquistado, no entanto, é preciso ao mesmo tempo estar constantemente propagando essa marca a um número maior de pessoas, com o intuito de que ela fique gravada na mente dos possíveis consumidores (Top of Mind).

Existem quatros tipos de Top of Mind: global, nacional, regional e local. Isso se deve ao fato de que da mesma maneira que existe marca líder no mundo também existe marca líder em nossas cidades. Veja:

&raquo Pense comigo em um refrigerante conhecido mundialmente.
&raquo Pense agora em uma marca de sabão no Brasil.
&raquo Em sua região, qual é o principal supermercado?
&raquo Em sua cidade, qual é a farmácia que todos conhecem?

Independente do tamanho de uma empresa ou da área de atuação é possível ser líder em seu segmento, desde que atue de forma correta.

Mas qual é a forma correta? É fazer uma análise detalhada do negócio da empresa, verificar o posicionamento da marca diante o consumidor (propaganda), quebrar antigos paradigmas, pois administrar uma empresa hoje é totalmente diferente do que era há dez anos ou mais. Pois existem muitas opções de compras (vários comércios) e outras alternativas (delivery, internet, etc.).

Isso parece complicado para muitos empresários, mas para um profissional de publicidade e propaganda ou de marketing é uma tarefa simples.

Após uma análise completa, esse profissional tem condições de informar à empresa quais os melhores veículos de comunicação a serem utilizados para atingir e impactar o target e, assim, alcançar os objetivos propostos. Esses veículos podem ser: outdoor, cartaz, folheto, jornal, revista, internet, cartões postais publicitários, etc.

Existe um velho ditado que diz ?quem não é visto não é lembrado?. É isso que acontece quando uma empresa não faz propaganda ou quando faz de forma errada, pois não basta sair por aí patrocinando todos os folhetos que aparecem, imaginando que isso trará um retorno satisfatório, a não ser que seja um evento que tenha correlação com sua marca/produtos, como: loja de instrumentos musicais X show de rock.

Finalizo dizendo que, para ter a marca de uma empresa na mente do consumidor, é necessário manter os clientes atuais através de ações de marketing de relacionamento e/ou de valorização e, do mesmo modo, divulgá-la de uma forma correta, sabendo que esse trabalho de divulgação/propaganda leva tempo e deve ser feito constantemente, pois só assim a referida marca será fixada na mente do consumidor.

No exemplo acima você deve ter pensado em:
&raquo Marca mundial ? Coca-Cola
&raquo Marca nacional ? OMO
&raquo Marca regional ? ?Pessoal?
&raquo Marca rocal ? ?Pessoal?

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima