Novas Ferramentas para Estratégias de Marketing Viral

Num passado ainda recente, quando empresas desejavam incorporar estratégias de marketing viral ao seu marketing global tinham dificuldades em encontrar empresas e sistemas especializados na adoção desta estratégia. Hoje podemos indicar alguns exemplos de empresas e sistemas que podem ser úteis na concepção e administração de estratégias de marketing viral. Num passado ainda recente, quando empresas desejavam incorporar estratégias de marketing viral ao seu marketing global tinham dificuldades em encontrar empresas e sistemas especializados na adoção desta estratégia. Hoje podemos indicar alguns exemplos de empresas e sistemas que podem ser úteis na concepção e administração de estratégias de marketing viral. Embora não tenhamos conhecimento de nenhuma empresa ou sistema nacional para tal.

As estratégias de Marketing Viral são fundamentadas em promoções, via Internet, tipo traga ou indique um amigo e receba recompensas por isto. Evidente que nenhuma campanha de marketing viral sobrevive sem um componente viral criativo. Alguns projetos bem sucedidos usam o entretenimento para atrair participantes de sua campanha viral.

Podemos medir o resultado de uma campanha viral baseada na Rede, contabilizando o número de mensagens enviadas nas campanhas tipo: indique um amigo e ganhe prêmios ou descontos.

O e-mail também é um excelente veículo de marketing viral. Por exemplo, o Hotmail usa um tagline simples e vem construindo rapidamente, com este sistema, uma base de usuários respeitável. Mas, sem as ferramentas adequadas, o Hotmail não tem como saber qual é a sua real taxa de conversão viral: o total de impressões remetidas dividido por sua base de usuários.

Campanhas de marketing viral também podem usar pontos ou outros incentivos para recompensar os participantes por esparramar o “vírus”. Mas montar sistemas de customização com regras e níveis de recompensa diferenciados pode ser bem complicado, mas já existem algumas empresas oferecendo soluções para gerenciar este processo.

Vejamos algumas delas:

A Viralon, www.viralon.com, uma empresa bastante jovem, baseada em São Francisco, que criou um sistema que ajuda no processo de implantação de um programa de marketing um viral, desde a fixação de regras tipo quantos pontos uma pessoa adquire quando uma indicação sua resulta em retorno até a geração do sistema de premiação tipo milhas, pontos, etc. Passando pelo monitoramento dos resultados alcançados com a campanha. Esse sistema da Viralon é multifuncional, integrando o website com as campanhas de marketing da empresa e, segundo seus desenvolvedores, seu custo é proporcional a seu desempenho.

A XT3, www.viralmarketing.com.au, uma empresa Australiana que desenvolveu uma solução focada em projetar um sistema onde cada usuário controla os incentivos. O sistema desenvolvido pela XT3 envia mensagens quando os usuários alcançam certos pontos de gatilho e também mede os resultados obtidos por cada usuário. Esses sistemas, de acordo com seus desenvolvedores, é adaptável às necessidades de cada empresa e inclui: Interface dinâmica com o usuário permitindo-lhe acesso à suas indicações, às ações realizadas por seus indicados e que recompensas eles acumularam; Interface totalmente customizável, propiciando soluções exclusivas para cada empresa. Permite também, à empresa que o utiliza, estabelecer um controle total ou parcial das mensagens enviada por seus clientes a outros potenciais.

Tem ainda os programas Connect da Qbiquity, www.qbiquity.com que oferecem: Um sistema que impulsiona transações de e-comércio, encorajando, localizando e oportunizando recomendações de produtos e serviços específicos ou um catálogo inteiro; outro sistema que multiplica o número de cadastramentos no site, encorajando, localizando e oportunizando recomendações que resultam em novos usuários cadastrados; e ainda um sistema que oferece a possibilidade aos usuários de compartilhar o conteúdo do site, monitorando que conteúdo interessa a quem e quanto cada conteúdo gera de novas visitas indicadas.

Essas novidades são importantes porque acreditamos que em breve, uma imensa maioria de varejistas no mundo todo estarão rodando algum tipo de campanha de marketing viral na Internet e serviços como estes simplificarão consideravelmente a tarefa de implantação de ações de marketing viral.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima