Novo e Presidente da Bombril

Das 1001 utilidades, ele só precisou de uma para chegar lá: estar próximo ao cliente.

Das 1001 utilidades, ele só precisou de uma para chegar lá: estar próximo ao cliente.

Ele ainda não se acha uma pessoa de sucesso, mas sabe bem que seu grande destaque foi sua formação em marketing, aliada à sua integração ao departamento de vendas, pois sempre acreditou que o olho no olho do cliente, a proximidade com ele, é que o faria entendê-lo melhor.

E estava certíssimo.

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM e com passagem pelo Instituto de Pesquisa de Mercado Nielsen e em empresas do segmento alimentício como General Mills e Bertin, Marcos Henrique Scaldelai, assumiu a direção da área de marketing da Bombril em dezembro de 2009.

Ao ser convidado para trabalhar na empresa, Scaldelai se entusiasmou em poder atuar com uma marca tão expressiva. “A marca é um dos maiores bens que uma empresa pode ter, e a Bombril é um exemplo claro de como a força de uma brand pode superar dificuldades”, analisa.

Com a chegada do novo Diretor de Marketing, a área foi reestruturada para se tornar mais operativa e próxima à equipe de vendas. “Temos que dar suporte ao comercial. Para isso, traçamos, em 2010, estratégias voltadas para a dinâmica que a área de vendas trabalha, promovendo a integração total entre os dois departamentos. Também conseguimos atuar muito mais perto do nosso público investindo em pesquisas de mercado, participação em eventos, patrocínios esportivos e ações de marketing promocional”, acrescenta.

Em 2011, o executivo comandou a grande virada de Marketing da Bombril. A empresa colocou no ar a sua maior campanha publicitária. Com investimento da ordem de R$ 40 milhões, os filmes, anúncios e ações na Internet trouxeram uma série de ineditismos na comunicação da Bombril: pela primeira vez em 33 anos Carlos Moreno cedeu sua bancada para que mulheres fossem as protagonistas. A comunicação com Mulheres Evoluídas continua sendo a direcionamento dado à Bombril que continuará investindo no protagonismo feminino.

Posteriormente, Scandelai assumiu a diretoria de comercial e de P&D da Bombril e, em setembro de 2013, aos 36 anos, a presidência da empresa. Em entrevista exclusiva para a VendaMais, discorreu sobre os temas abaixo. Confira!

Marca registrada na área comercial

Colocar a empresa que trabalho como estratégica, e não como uma empresa só de oportunidades. Eu tenho esta consciência e trabalho todo o time comercial olhando para o tamanho que o cliente quer ser: o tamanho que o cliente quer crescer é o mínimo que a gente quer crescer com ele.

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que um vendedor deve ter

A primeira coisa é entender o real significado da palavra “parceria”. Parceria é onde ele consegue com o cliente uma relação de ganha-ganha. É onde ele consegue com o cliente uma relação de fidelidade. É onde ele consegue com o cliente um respeito para as duas empresas crescerem. Então um vendedor, para mim, não tem que ser somente amigo ou somente profissional. Ele tem que ser um misto entre as duas coisas. E isso veio da minha experiência profissional do marketing.

Conselho para os vendedores melhorarem seus resultados

Consigam estar muito próximos dos clientes, por meio de uma verdade absoluta pelos produtos que eles estão trabalhando e pelos resultados que eles precisam atingir, respeitando as duas empresas. Eles têm que, com atitude profissional, entender as dificuldades do seu cliente para, na relação de amizade, conseguir trilhar, com os melhores propósitos.

Marketing x Vendedor

Sempre foi muito tranquilo, porque eu já fazia o papel. Estava no marketing mas sempre com muita presença nos clientes. Então, para assumir a área comercial, eu já tinha ganho o respeito da equipe, que já via em mim um grande parceiro.

Mantendo a motivação

Já estamos conseguindo todos os crescimentos e o espaço ainda é grande para crescer então, daqui para frente, vejo as oportunidades muito próximas da realidade que a gente pode buscar.

Liderança da equipe

Eu pretendo que eles me enxerguem como um verdadeiro líder, como a pessoa que eles gostariam de ser, como a pessoa que gostariam de agir como e que não façam só pela imposição do cargo que eu tenho, mas pelo respeito que eu passo para eles.

Juventude x Carreira

Sou muito jovem de idade, mas com 17 anos de mercado e, por isso, a experiência já vem acumulada. A idade acaba sendo um ponto esquecido quando o profissionalismo supera e quando você é visto como um profissional que agrega. E este é o meu diferencial. A Bombril me enxerga como um grande agregador no dia a dia dela.

Experiência Profissional Importante

Com a marca de sorvetes Häagen-Dazs e o grande crescimento que fizemos no país, a credibilidade dentro de uma categoria e a construção de um segmento novo – o de premium – que todas as outras empresas nacionais acabam trabalhando, bem como a alavancagem que, à frente da Bom Bril eu consegui, por meio de toda uma estratégia de reposicionamento da empresa, em busca de um rejuvenescimento da marca.

Sucesso

Eu sou uma pessoa que está trilhando, em busca constante, do sucesso. Profissionalmente, quero muito continuar agregando valor e continuar, fortemente, em gestão da Bombril, até ter outras oportunidades que o varejo me proporcione diante marcas importantes.

Marqueteiro ou Vendedor?

Eu sou um comercial, uma mistura de marketing com vendas.

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