Nu Skin Enterprises

Tecnologia e valores Tecnologia e valores

Toda empresa de venda direta deve ter bons produtos, um plano de compensação generoso e uma boa história para contar, pois é isso que atrai e mantém seus revendedores. Quando o modelo comercial adotado é marketing multinível, então, ter um discurso apaixonante é indispensável. Porém, somente as empresas que desenvolvem uma cultura edificante e verdadeira conseguem sustentar esse discurso ao longo do tempo.

É fácil entender a lógica que está por trás disso. Segundo John Maxwell, uma das maiores autoridades em liderança no mundo, um líder só seguirá outro líder mais forte que ele. Ou seja, nenhuma empresa de marketing multinível conseguiria atrair e manter seus melhores líderes unidos, em um regime de total independência e parceria, sem inspirá-los com uma grande missão. Nesse sentido, não basta decorar a parede do escritório com palavras de efeito. A intenção tem de ser genuína, defendida e praticada diariamente, em todos os níveis da organização, para que os líderes confiem no compromisso da companhia em cumpri-la. Caso contrário, buscarão seus pares em outra empresa.

Isso explica porque tantas oportunidades de marketing multinível surgem e desaparecem todos os dias. Na maioria dos casos, falta integridade. Isso também explica o excelente nível sociocultural dos distribuidores e a taxa de retenção alcançada pela gigante Nu Skin, que tem ações negociadas na bolsa de Nova York e fatura mais de um bilhão de dólares só na Ásia.

Força em prol do bem

Desde a sua fundação, em 1984, a Nu Skin Enterprises se diferenciou das outras empresas de marketing multinível por não adotar um discurso agressivo em vendas e ganhos. Apesar de ter um dos planos de compensação mais generosos do mercado e distribuir cerca de quatro bilhões de dólares em comissões nos seus primeiros 20 anos de existência, sempre manteve o foco na qualidade de seus produtos e no compromisso de ajudar o próximo, dividindo suas riquezas e crescendo sem fazer alarde.

Essa característica de privilegiar a razão, a transparência e a ética em todas as suas ações acabou funcionando como um importante controle de qualidade. Evitou que a empresa fosse tomada de assalto pelos ?garimpeiros de dinheiro fácil? e despertou interesse na comunidade médico-científica, atraindo pessoas mais esclarecidas e influentes. Hoje, com 125 cientistas próprios, dois conselhos consultivos e centros de pesquisa em vários continentes (inclusive na Universidade de Stanford), a Nu Skin desenvolveu uma tecnologia única no mundo. Aparelhos como o Pro Derm (espécie de scanner portátil, que avalia as condições da pele) e o BioPhotonic Scanner (que mede o nível de antioxidantes no organismo) tornam mensuráveis os benefícios de seus produtos.

Com o tempo, a vocação tecnológica desenvolvida para os cosméticos da Nu Skin deu origem a outras duas divisões: Pharmanex (suplementos nutricionais) e Big Planet (produtos de tecnologia e serviços para pessoas e pequenas empresas). Além disso, o sonho de ajudar as pessoas tomou corpo com a Fundação Nu Skin Force For Good, inaugurada em 1996 para criar um mundo melhor para as crianças, e com a Nourish The Children, iniciativa liderada por Lee Iacocca, que já distribuiu mais de 45 milhões de refeições em comunidades carentes de todo o mundo.

Momento especial

No Brasil desde novembro de 1998, a Nu Skin enfrentou algumas dificuldades de adaptação e não chegou a crescer como era esperado. Entretanto, o amadurecimento das lideranças e o resgate dos valores globais da companhia deram início a um novo ciclo de crescimento no País, a partir da Convenção Nacional de 2006, realizada em março, em Mangaratiba, RJ. A empresa, que antes procurava se adequar às estratégias da concorrência no mercado brasileiro, enfim reconheceu a força da sua identidade e passou a atrair um público diferenciado, compatível com a sua história.

Para Edson Miyake, executivo diamante da companhia, os anos que passaram serviram como experiência, mas nunca houve uma fase tão próspera. ?Estamos perto de um grande momento. O que tem criado essa expectativa é o empenho da atual diretoria e o foco das lideranças mais comprometidas em manter sua filosofia. Essa é a imagem que a Nu Skin tem no mercado e que proporciona o marketing que nós sempre esperamos.?

Mais que a revenda de produtos, a Nu Skin Enterprises oferece uma oportunidade real de fazer a diferença no mundo, construindo negócios sustentáveis em âmbito global e promovendo importantes causas humanitárias.

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