O ano do faz-me-rir

Esta é a primeira edição da e-zine de Webmarketing VM de 2002, aquele que eu considero como um bom ano para fazer negócios online e tornar seu site mais lucrativo (a não ser que você precise resolver ?problemitos? em Buenos Aires). Afinal, ficou comprovado que o Brasil é o país que mais cresce apesar das crises. Vai ver é porque os outros países não sabem lidar com aquilo que já faz parte do nosso dia-a-dia: desemprego, recessão, escassez de tudo um pouco, filas e muito mais. E isso também se reflete no mundo da internet. Enquanto a Nasdaq desabou em 11 de setembro, o nosso mundo .com.br só teve alegrias.

Bem, sustos poderemos até enfrentar, mas a hora é de arrumar a casa e preparar o seu site para mais um ano de explosão… de consumo online, é claro. Veja que ainda estamos num período de férias, de pouco movimento, esperando a Quarta-Feira de Cinzas terminar para o ano começar. Não entre nessa onda. Planeje suas ações. Dê uma olhada crítica no que você tem feito. Peça novas opiniões. Assim você vai iniciar o ano antes de todos os outros. A não ser que você esteja lendo este e-mail no final de fevereiro.

Nós do VendaMais já voltamos ao trabalho e você poderá conferir novos textos no Canal de Webmarketing. Gostaria de dizer que como a participação de vocês foi grande no ano passado, foi inevitável lembrar de todos durante as férias. Desse período surgiram duas dicas para o planejamento do seu site que derivam de conceitos de marketing real:

1) Estávamos numa praia pequena do Rio Grande do Sul e eu precisei telefonar para uma tia. Não estávamos com celular, por isso procuramos um telefone público. Encontramos um na frente de um mercadinho. Como não tínhamos um cartão telefônico, nos dirigimos a um estabelecimento comercial para comprar alguns. Qual não foi nossa surpresa ao descobrir que o estabelecimento em frente a um dos únicos telefones públicos da praia não tinha cartão para vender. E se não tinha, é claro que não vendeu. O mesmo se aplica a você em 2002. Procure nichos e oportunidades. Investigue quais são os 20% de serviços mais lucrativos em seu site (Princípio de Pareto) e invista neles. Prefira e estimule parcerias com empresas e sites que ofereçam algo que o seu público precisa. É mais lucrativo.

2) Ainda no Rio Grande (um abraço aos gaúchos), passamos por uma estrada do litoral e vimos algumas placas que acabaram por me dar um insight sobre as chamadas que usamos e o que elas vendem. Bem, pelo menos na maioria dos Estados brasileiros, aquele local aonde você pode ir com a família aos sábados para pescar peixes amestrados chama-se ?Pesque & Pague?. Pois não é que eu acabei por encontrar um ?Pesque & Leve?. Não há dúvida que o primeiro é mais direto, mas acaba pecando por enfatizar o momento não muito agradável do final da fantasia ? a realidade do preço. O segundo é mais amigável, reforçando o convite. Ou você acha que um hotel com o slogan ?Durma & Pague? teria muitos hóspedes?! Em resumo, na hora de escolher chamadas em seu site, a não ser que o preço seja realmente impactante como o ?1,99?, prefira vender o cheiro de churrasco no ar e não apenas um pedaço de alcatra.

Fico aguardando os seus comentários e a sua participação cada vez mais intensa. Um ano produtivo e cheio de realizações a todos.

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