O call center que ?veste a camisa? da empresa

Como treinar os operadores de telemarketing para que defendam a missão e os valores empresarias Como treinar os operadores de telemarketing para que defendam a missão e os valores empresarias

São dois os pontos-chave: qualidade de estar ?plugado? no mundo e de ser um curioso. Portanto, estar ?nutrido? de conhecimentos para ser consciente e ter como dar conta de um tipo muito especial de relação ? a relação com o cliente que não se vê.

Esse relacionamento, que deve se tornar complementar e positivo para que o resultado da venda ou atendimento seja alcançado, em um tempo mínimo e com máxima eficiência, é cheio de subjetividades, tanto por parte do cliente como do vendedor.

Na prática ? As melhores técnicas de treinamentos comportamentais e humanistas para equipes de call center são métodos de ação com conteúdos de realidade. A situação dos operadores na relação com o cliente é como a de um herói solitário, que ousa e se arrisca a entrar como protagonista em uma zona desconhecida para ?lutar?, cumprindo uma verdadeira missão: a de entrar no jogo da relação com o cliente sem o ?olho no olho?. Ao fazer isso, o vendedor coloca em cena coragem, ousadia e decisão.

Se essa relação não for bem cuidada, entra em uma área cinzenta e perde a emoção da luta, além de diminuir a força do vendedor. Por isso, existe a necessidade dos treinamentos, para que os operadores saibam lutar como ?heróis?, por uma causa, uma missão que valha a pena. Dessa forma, a motivação se renova dia após dia, pois é mais fácil entender e crer na missão, nos valores e nas metas da empresa. Atualmente, frente à pressão que se tem enfrentado, o lúdico tem se revelado um forte método, pois é capaz de melhorar a energia, a força e a motivação. O treinamento através de práticas lúdicas e jogos empresariais são excelentes métodos de treinamento na área de telemarketing.

Como utilizar ? Essas práticas, que fortalecem a manutenção de um clima positivo, são jogos de ação, situacionais, role playing (treinamento de papéis e de enfrentamento de situações), jogos dramáticos e teatrais. Eles podem ser utilizados para desenvolver liderança, persuasão, vendas, negociação, conscientização da missão e valores.

Os jogos, além de estabelecerem uma energia positiva e desafiarem todas as competências, favorecem, com seu poder de integração, uma melhor adesão das propostas. Quando os valores e a missão deixam de ser unicamente anunciadas para serem vivenciadas, fazem sentido para os vendedores. E, se fazem sentido, eles tendem a aderir e lutar a favor.

2 motivos para utilizar treinamentos lúdicos no telemarketing

1 ? Esses recursos desenvolvem temas difíceis com alegria e soltura.

2 ? Trabalha melhor e vende mais quem está consciente, tem conhecimento e sabe ?jogar?.

Para saber mais:

Título: Jogos para Educação Empresarial ? Jogos, Jogos Dramáticos, Role-playing, Jogos de Empresa

Autor: Yvette Datner

Editora: Ágora

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