Quando você termina o mês, e faz o fechamento dos seus resultados, o número total de vendas vai refletir sua competência em ter um fluxo constante de novos clientes entrando no seu ””funil”” de vendas, dando-lhe a chance de fazer o que um profissional de vendas sabe fazer melhor: fechar vendas.
Para determinar se você está fazendo tudo o que pode ser feito para manter o seu funil cheio nestes duros tempos de recessão, esta semana pedimos a Tim Connor, do Connor Resource Group, para montar um check list. Veja se você está aproveitando ao máximo suas chances de conquistar novos clientes:
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Você já criou (ou já trabalha) com algum sistema organizado de prospecção, assegurando-se de ter sempre um certo grau de atividade nas vendas? |
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Você já passou, ou está passando, por um período de baixa nas vendas, quebrando recordes negativos? Quais as causas disso? |
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Qual é seu método preferido de prospecção? |
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Você costuma pedir referências de novos prospects a seus clientes atuais? Se não, porquê? |
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Você faz questão de juntar cartas com testemunhais de todos seus clientes satisfeitos? Se não, porquê? |
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A prospecção é a sua melhor habilidade em vendas, ou a pior? Porquê? |
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Você entende a relação entre prospecção eficaz e os outros elementos de um processo de vendas bem sucedido? |
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Você tem a tendência de tentar forçar prospects sem potencial a comprar, utilizando as qualidades do seu produto ou serviço, seu preço, sua apresentação ou técnicas agressivas de fechamento? |
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Você faz um levantamento das necessidades do prospect antes de tentar começar a vender? |
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Você sabe quais são as principais características de um bom prospect, alguém com potencial? |
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A sua apresentação está organizada de forma a extrair mais informações do prospect no começo, ou é só você abrir a boca que já começa a tentar vender? |
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É difícil para você fazer uma seqüência de perguntas, principalmente as mais sensíveis? Porque você acha que isso acontece? Quais as conseqüências disso mais tarde? |
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Você já desenvolveu e memorizou todas as perguntas essenciais que deve fazer aos prospects? |
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Ao qualificar prospects, você tende a usar mais perguntas abertas ou fechadas? |
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Você fala demais durante o processo da venda? |
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Você tem a tendência de interromper o prospect enquanto ele está falando ou pensando? |
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Você ouve ativamente, nas entrelinhas, o que seu prospect está realmente dizendo? |
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Como você a venda: como um processo, ou um evento? |
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Você tem tendência a começar suas apresentações falando rapidamente de características e benefícios, mesmo sem ter todas as informações necessárias sobre o futuro cliente? |
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A sua filosofia de atendimento pode ser definida como “Só atendo quem me atende”, ou “Primeiro o cliente precisa provar que merece minha atenção”? |
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Você acha que fala com mais prospects sem potencial do que deveria? Porque você acha que isso acontece? |
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Existe uma tendência de você perder o controle do processo da venda em algum momento, seja antes, durante ou depois do seu contato com o prospect? |
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Você antecipa e prepara-se para as resistências, questionamentos e tentativas de manipulação e controle por parte do prospect? |
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Você deixa os prospects tomarem conta das suas apresentações, respondendo suas perguntas de maneira desorganizada? |
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Você tem a tendência de buscar somente aqueles prospects com os quais se sente absolutamente confortável? |
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Como você acha que conquista mais a confiança de seus clientes: passando mais tempo com eles, ou transmitindo confiança, respeito e profissionalismo, e fazer se respeitar por isso? |
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Você sabe qual é a diferença entre prospectar e vender? |
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Você tem a tendência de prospectar quando deveria estar vendendo, e vender quando deveria estar prospectando? |
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Você tem um número suficiente de clientes pensando em fazer negócios com você enquanto lê este questionário? Ao responder estas perguntas (seja sozinho, seja em grupo),você economizará tempo; parecerá mais profissional; estabelecerá relacionamentos com prospects potenciais, descartando o resto de maneira rápida, mas adequada; e, finalmente, controlará inteiramente o processo da venda, fazendo com que feche muitos mais negócios. |
Ao responder estas perguntas (seja sozinho, seja em grupo),você economizará tempo; parecerá mais profissional; estabelecerá relacionamentos com prospects potenciais, descartando o resto de maneira rápida, mas adequada; e, finalmente, controlará inteiramente o processo da venda, fazendo com que feche muitos mais negócios.