Como vender
Ram Charan: ?Seja brutalmente honesto e obcecado com a idéia de fechamento. Não apenas fechamento de vendas, mas fechamento de qualquer ação, idéia e projeto. É a definição de ?quem?, ?o que? e ?quando?. Muitos não gostam da idéia de fechamento, mas ele é vital. É preciso sincronizar as pessoas, seus desejos, seus tesões?.
Thomas Stewart: ?Para vender nessa era do conhecimento? Ora, vocĂŞ deve vender conhecimento. Em algum nĂvel seu produto ou serviço possui um certo conhecimento embutido. Ou ele Ă© um produto ou serviço inteligente, que realiza tarefas e facilita a vida do consumidor; ou ele Ă© conhecimento em si, como no caos de vendedores de livros, cursos, palestras; ou Ă© um serviço de conhecimento, como notĂcias para celular, provedores de Internet, entre outros. O papel do vendedor, entĂŁo, Ă© identificar esse conhecimento original e Ăşnico embutido no que ele vende e passar essa idĂ©ia ao consumidor.?
Roger Merrill: ?Uma boa forma de vender ? e agir em qualquer outra área de sua vida ? pode ser definida em uma frase: agir de maneira a despertar o que há de melhor em mim e naqueles que são importantes para mim, especialmente quando for mais do que justificável agir de outra forma.?
Tom Peters: ?É importante que o vendedor conheça seu papel na organização, que Ă© o mais importante de todos. Deixe eu contar uma histĂłria: em maio de 2002, a rede de varejo Sears comprou o varejista e fabricante de roupas Land?s End por mais de um bilhĂŁo de dĂłlares, pagos Ă vista. Pois bem, recentemente eu precisei comprar um casaco novo, o inverno Ă© rigoroso em Chicago, onde moro. Fui atĂ© uma loja da Sears. Fiquei agradavelmente surpreso com a quantidade e variedade de casacos disponĂveis e com os preços baixos. Fui ver os da marca Land?s End. Gostei de alguns, mas queria ter certeza de levar o modelo que fosse mais leve possĂvel e ainda bloqueasse o frio. Perguntei a um balconista, que me respondeu que eles nĂŁo recebiam nenhum treinamento a respeito daquela linha de roupas. Felizmente encontrei na jaqueta um nĂşmero de 0800. Liguei para a empresa. A atendente foi muito simpática e prestativa, mas a ligação do meu celular estava horrĂvel, mal dava para entender. Pedi ao balconista para usar o telefone da loja. Ele: ?Bom, se for ligação gratuita…? Que estratĂ©gia brilhante. Compre uma empresa por mais de um bilhĂŁo e dificulte ao máximo a venda. E nĂŁo diga ao seu funcionário como vender a nova mercadoria. Isso Ă© estupidez.?
AbĂlio Diniz: ?NĂŁo se esqueça de que vocĂŞ tem uma vida pessoal, e que tambĂ©m merece cuidados. SĂł nĂŁo faça como eu: de tĂŁo obcecado por esportes, boto os coitados dos meus seguranças para correr comigo, Ă s cinco e meia da manhĂŁ.?
|