O comportamento ético é um bom negócio

A adoção de comportamentos eticamente responsáveis podem resultar em um diferencial positivo em relação ao público consumidor. Ética, em uma abordagem simples, é um conjunto de princípios e valores morais aceitáveis pela sociedade humana em um período específico. Por exemplo: o tratamento diferenciado e privilegiado concedido a pessoas com mais de 60 anos, independentemente da existência de uma legislação específica, é um comportamento eticamente responsável, ou seja, aceitável e até elogiável em nossa sociedade.

Mas como aplicar essa conceituação de ética nos negócios, em especial no mundo das micro e pequenas empresas? Será que a adoção de um comportamento ético resulta na melhoria dos negócios desse segmento? Bem, vamos analisar melhor o caso.

Inicialmente, vejamos a aplicabilidade desse conceito no universo dos pequenos negócios. Imaginemos duas empresas que atuem em um mesmo segmento de negócios. Chamaremos essas empresas de A e B. No nosso exemplo, ambas atuam no segmento de panificação.

Na empresa A, o empreendedor, zeloso por manter uma postura ética e não apenas comercial, ajusta o layout (as instalações) de seu estabelecimento para permitir livre trânsito a pessoas portadoras de necessidades especiais (deficientes físicos e pessoas da terceira idade), instalando rampas de acesso no interior de sua panificadora, aumentando a distância interna das gôndolas, demarcando vagas preferenciais no seu estacionamento, fazendo a identificação de produtos em braile, marcando o chão do estabelecimento com sinalizadores especiais para pessoas portadoras de deficiência visual, entre outras medidas. Certamente, todos esses ajustes e alterações terão um custo financeiro.

Por outro lado, a empresa B não aplica nenhuma dessas medidas, por considerar que a legislação do município em que está instalada não obriga a adoção de tais providências. Qual o resultado prático desses comportamentos diferenciados?

O custo adicional suportado pela empresa A será, de alguma forma, compensado? A resposta a essa pergunta é muito simples. Em um mercado saturado, em que a concorrência é acirrada, a empresa A com certeza sairá ganhando.

Na medida em que os consumidores identificam as alterações promovidas por seu empreendedor, para permitir o adequado atendimento às pessoas com necessidades especiais, a mensagem que ficará gravada na mente do consumidor é que se trata de uma empresa ética, que não só respeita as pessoas, mas também se importa com seu bem-estar.

Dessa forma, a empresa A terá alcançado um diferencial de mercado positivo em relação à empresa B, que, mesmo não agindo contra a lei, terá maior dificuldade em cativar e manter sua clientela (esse processo é conhecido como fidelização de clientes). Dessa forma, além da possibilidade de atender à demanda de pessoas portadoras de necessidades especiais, ainda manterá sua clientela habitual e terá uma imagem de excelência que certamente atrairá novos consumidores.

Esse é apenas um dos exemplos que ilustram, de forma clara, que a adoção de comportamentos eticamente responsáveis pode resultar em um diferencial positivo em relação ao público consumidor.

Pense nisso e cresça com ética!

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