O DIA-A-DIA DO LÍDER

Veja algumas tarefas que podem ajudar o líder a melhorar a performance da equipe no dia-a-dia: Veja algumas tarefas que podem ajudar o líder a melhorar a performance da equipe no dia-a-dia:

1. Acompanhe resultados mais de perto: Reveja a diferença entre objetivos e efetivamente realizado mais freqüentemente. Não se esqueça: as pessoas se esforçam mais quando estão perseguindo seus próprios objetivos.

2. Ponha as “mãos na massa”: Reduza o número de memorandos internos e aumente a comunicação. Líderes devem ter contato freqüente com sua equipe. Discuta seus problemas com eles e ajude-os diretamente a resolvê-los. Como disse Tom Peters: “Não existe mágica. Existem somente pessoas que encontram e criam campeões, dramatizam objetivos da empresa, constróem e treinam times e espalham entusiasmo irresistível. Eles são os chefes da torcida, técnicos, contadores de histórias e visionários. Encorajam, estimulam, ensinam, escutam e facilitam. Dizem às pessoas como elas são especiais, e tratam-nas dessa maneira – sempre. Você sabe que levam suas prioridades a sério porque elas são claras e visíveis. É ?faça como eu faço? e não apenas ?faça como eu digo?”.

3. Promova reuniões matinais diariamente para aumentar o moral: Os encontros podem ter apenas 15 minutos de duração, mas têm um valor inestimável para sua equipe. Não discuta os problemas do dia anterior, ou faça cobranças exageradas. Quando o seu pessoal se concentra em fracassos, eles perdem a confiança e não conseguem produzir adequadamente. Parabenize sua equipe pelo que já foi feito, e em que pé estão os próximos passos do trabalho. São necessários 21 dias seguidos fazendo essa reunião para que ela se torne um hábito.

4. Faça ?teatro? e ensaios, simulando situações de seu trabalho nas reuniões: As pessoas se lembram de 10% do que escutam, 20% do que escutam e vêem, e 95% do que participam ativamente. Muitos profissionais conhecem todas as técnicas e procedimentos no papel, mas simplesmente não sabem aplicá-las. É como aprender a tocar piano numa tábua de madeira – você vai se empepinar todo na hora em que sentar num piano de verdade.

Raúl Candeloro é palestrante e editor da revista VendaMais, além de autor dos livros Venda Mais, Correndo pro abraço e Criatividade em Vendas, e responsável pelo site VendaMais.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima