O dia do cliente

Todos nós somos CLIENTES. Todos nós só sobrevivemos porque existe o CLIENTE, que nos prestigia adquirindo o nosso produto ou o nosso serviço. Isto abrange desde a mais humilde atividade profissional até o maior empresário do mundo: se você não tiver CLIENTES, você não sobrevive, pois o CLIENTE é o responsável pelo seu sustento. Todos nós somos CLIENTES. Todos nós só sobrevivemos porque existe o CLIENTE, que nos prestigia adquirindo o nosso produto ou o nosso serviço. Isto abrange desde a mais humilde atividade profissional até o maior empresário do mundo: se você não tiver CLIENTES, você não sobrevive, pois o CLIENTE é o responsável pelo seu sustento, pela existência de cada empresa e de cada posto de trabalho.

Já dizia Sam Walton ?O Cliente tem o poder de demitir a todos numa empresa. Basta fazer uma só coisa: não comprar?.

Existem no Calendário Comercial datas muito importantes, tradicionais, que se revertem em grande volume de negócios, que movimentam a Economia e geram milhões de postos de trabalho. São elas o Natal, a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia dos Namorados e o Dia da Criança.

Outras datas vêm ganhando força em termos de anúncios, promoções e resultado em produção e vendas. Eis algumas: Dia Internacional da Mulher, Dia do Amigo, Dia da Vovó, etc.

No dia 15 de março, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor.

É uma data que não é explorada comercialmente. Quando se fala em ?Direitos do Consumidor?, em virtude dos milhares de abusos que, infelizmente, são cometidos e, também, em virtude da falta de um atendimento de qualidade, a primeira idéia que vem à mente é problema, é reclamação.

Embora seja o CLIENTE a figura mais importante para a vida das empresas, para trabalhadores e para as entidades da Sociedade Civil, esta figura não é lembrada em uma data especial.

Diante da importância do CLIENTE a sugestão que trago neste artigo é transformar a data de 15 de março, Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, no

DIA DO CLIENTE.

Quando se fala em CLIENTE, o conceito é muito mais abrangente do que consumidor. Basta olhar no dicionário para ver a diferença.

O DIA DO CLIENTE seria aquela data comemorada anualmente, em que as empresas, as entidade, os Poderes Públicos e cada profissional fariam homenagens a seus Clientes.

É o dia de agradecer. É o dia de acariciar. É o dia de surpreender positivamente o Cliente, mostrando o quão importante ele é para nossa organização.

Sendo assim, em vez de se pensar em problemas, reclamações e coisas negativas, O DIA DO CLIENTE seria uma data festiva, altamente positiva, um dia de lembrar, agradecer e homenagear.

É uma maneira de se passar do discurso para a prática efetiva. Nunca, como nos dias de hoje, se falou tanto que o ?Cliente é O Rei?, ?O Cliente é nosso maior Patrimônio?, ?O Cliente é a razão de ser da existência de nossa empresa?.

O DIA DO CLIENTE é uma forma de tornar isto uma realidade.

Em todas as declarações de ?Missão?, ?Valores? e ?Visão? de qualquer empresa a valorização do Cliente é mencionada e enaltecida.

No entanto, muitas vezes, na prática, não é o que se vê.

Assim, O DIA DO CLIENTE seria uma grande oportunidade de se colocar efetivamente o Cliente no lugar que ele merece. A idéia é a de se criar um momento mágico, único; os Clientes de cada estabelecimento seriam recebidos com mais alegria, mais presteza, carinho, respeito, atenção e boa vontade.

Além de favorecer políticas de fidelização e de fortalecimento das atividades produtivas, O DIA DO CLIENTE, uma vez implantado, poderá, dentro de muito pouco tempo, tornar-se uma data importantíssima no Calendário Comercial, pelo volume de negócios, anúncios, promoções e eventos que pode ensejar.

Todos nós somos Clientes e todos nós temos Clientes, então, O DIA DO CLIENTE é uma data que movimenta toda a sociedade e todos os agentes econômicos. Sendo um dia de homenagens, agradecimentos, reconhecimento e promoções especiais, uma vez implantada, a data irá favorecer políticas públicas e privadas de crescimento econômico, desenvolvimento e geração de emprego e renda. Vejamos alguns exemplos de eventos e promoções:

– Anúncios em veículos de comunicação
– Criação, desenvolvimento e distribuição de material de divulgação (banners, brindes, folders, botons, faixas, camisetas, etc.)
– Anúncios de promoções especiais
– Concursos culturais
– Eventos empresariais, artísticos e culturais em homenagem aos Clientes
– Seminários públicos de discussão sobre a importância do Cliente
– Condições especiais de compra no DIA DO CLIENTE (Indústria, Comércio e Serviços)

A idéia é causar um impacto positivo. Que o Cliente, ao entrar num estabelecimento, note algo de diferente e seja agradavelmente surpreendido com uma homenagem. Quanto mais inovadoras e criativas as promoções, maiores serão os resultados em decorrência da retroalimentação do processo pelo fantástico poder da propaganda boca-a-boca. Isto fortalece nossos setores produtivos, fortalece as empresas, além do grande ganho em imagem institucional.

Num momento de tantas dificuldades em nosso País, é preciso ser ousado; é preciso criatividade e inovação. Precisamos quebrar paradigmas.

Minha proposta é que esta idéia seja discutida pelos Poderes Públicos, pelas Entidades representativas do empresariado, pelas empresas de comunicação e de publicidade e propaganda e por empresas e profissionais.

Aqui no Rio Grande do Sul, encaminhei uma sugestão de Projeto de Lei à Câmara Municipal de Porto Alegre, à Assembléia Legislativa e ao Governo do Estado com o propósito de inserir o dia 15 de março, Dia Internacional dos Direitos do Consumidor ? agora O DIA DO CLIENTE no Calendário Oficial de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul. Houve excelente receptividade à esta iniciativa e os projetos têm grande possibilidade de aprovação.

Pode ser até que exista, mas desconheço alguma cidade, estado ou país que tenha em seu Calendário Oficial uma data para comemorar-se o DIA DO CLIENTE.

Esta é uma forma de se garantir que, a cada ano, ocorrerão sessões solenes nos Poderes Públicos de modo a se criar, e de fortalecer, uma cultura cada vez maior de valorização do Cliente. É uma maneira de se consolidar o DIA DO CLIENTE de forma mais rápida e consistente, aproveitando-se logo, desde já, os benefícios decorrentes.

Sugiro que cada pessoa que ler este artigo faça o mesmo em sua cidade. Além disso, façam como eu: encaminhem esta idéia às principais Entidades e veículos de comunicação de sua Região.

Sei que para este ano de 2003 não haverá tempo hábil para a elaboração de mega campanhas e/ou promoções. Porém, para a organização de palestras e seminários sobre o assunto, lançando a idéia, existem plenas condições.

Mais ainda: cada empresa, cada entidade, cada parlamentar, cada político, cada veículo de comunicação, cada profissional pode empreender algum tipo de ação, ainda que tímida, para lançar o DIA DO CLIENTE neste 15 de março que se aproxima. O mundo de hoje é dos mais ágeis. Não há porque se perder um ano. Lança-se o DIA DO CLIENTE agora e temos um ano inteiro para programar eventos de grande magnitude para 2004.

A exemplo do FOME ZERO, que vem alcançando repercussão internacional, num momento em que a PAZ mundial está novamente ameaçada, o Brasil ? país criativo por natureza ? pode dar mais um grande exemplo ao mundo de que com alegria, respeito, reconhecimento, valorização do Ser Humano, criatividade e ousadia, podemos construir uma sociedade mais justa; podemos, em PAZ, gerar os empregos de que o mundo tanto precisa.

Aproveitando, meu amigo Leitor, meu CLIENTE querido, desejo antecipar meus sinceros agradecimentos, minha gratidão e meu reconhecimento pela passagem do dia 15 de Março, O DIA DO CLIENTE !

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima