VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

O diálogo na negociação

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

A troca de informações pode ajudar os negociadores a obterem resultados mais positivos. Veja as dicas para a negociação em franchising. Negociar é estabelecer uma comunicação com o outro a fim de se obter ganhos que atendam a interesses comuns e também opostos. O homem é um negociador nato. Ao longo de sua vida, precisou e precisará negociar: o fará com seus pais, colegas, filhos, cônjuge e na vida profissional.

No franchising, que nada mais é do que a união de pessoas em torno de uma marca ? para que ambas lucrem ? a negociação é a primeira tentativa para a resolução de conflitos. Trata-se de uma relação que envolve expectativas, interesses, necessidades diversas, ilusões, paradigmas e preconceitos. Nada mais comum que, de um lado ou de outro, surjam insatisfações. E, quando isso ocorre, é fundamental que imediatamente seja feito algo para resolvê-las a fim de que não evoluam e resultem até em quebra de contrato.

Em uma negociação, as pessoas tentam resolver suas diferenças pelo diálogo ? trocando informações e impressões. O negociador ? que pode ser o próprio franqueador ou um terceiro por ele instituído ? não pode pensar apenas em si. Ele precisa estar disposto a ouvir o outro, se colocar no seu lugar e não esquecer dos motivos que os uniram em parceria. É importante voltar à origem da parceria. Por outro lado, se a postura do negociador for rígida e ele enxergar o outro como um inimigo a ser combatido, a negociação se descaracteriza e pode não dar certo. O negociador mais eficaz é aquele que é rígido com o problema, e não com as pessoas. E o que precisa ser atacado é exatamente o problema. As pessoas têm limitações e dificuldades que precisam ser respeitadas.

Dicas para ajudar franqueadores a negociar com seus franqueados quando estiverem diante de um conflito:

» Esteja sempre disposto a negociar quando surgir uma insatisfação: a negociação é um caminho natural e eficiente para evitar problemas mais sérios.

» Negociação é diálogo. Você fala, mas também ouve e troca idéias e impressões.

» Encare seu franqueado como um parceiro, e não como inimigo, afinal, vocês compartilham a mesma marca, pertencem a um mesmo time. Sempre que puder, faça de tudo para preservar o relacionamento.

» Esteja disposto a fazer concessões e aprenda a se colocar no lugar do franqueado. Obviamente, conduza a negociação de modo que o franqueado também entenda que precisará ceder em alguns pontos e entender sua posição. É a negociação cooperativa.

» Você, negociador, tem de combater o problema, e não a pessoa que está diante de você, independentemente do motivo que o levou a essa negociação. Todas as pessoas têm limitações e dificuldades, mas precisam ser respeitadas.

» Negociar não é atingir a sua meta, mas atender interesses comuns e opostos. Pense nisso.

» Nunca se esqueça do propósito inicial da parceria: união, marca e lucro mútuo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Quando demitir

Quando uma empresa deveria demitir um vendedor?

Quando demitir um vendedor? Demitir um vendedor nunca deveria ser ...
Leia Mais →
Negociando com IAs: o que as IAs revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs: o que elas revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs Até a IA já cansou do negociador ...
Leia Mais →
Como destravar resistências de clientes e prospects?

Como destravar resistências de clientes e prospects?

Como destravar resistências de clientes e prospects? A mudança acontece ...
Leia Mais →