Luis Paulo Luppa apresenta o efeito Donatela Nunca fui daqueles caras noveleiros, mas preciso confessar que a tal da Favorita me chamou bastante atenção a ponto de ficar atento aos horários para voltar ao hotel ou à casa e acompanhar mais um capÃtulo. Acho que o Brasil todo ficou tão furioso com a tal da Flora que, no fundo, todo mundo tinha um certo sentimento de vingança.
Muito bem, como já sabemos, dia de último capÃtulo de novela da Globo é certo: todos em casa assistindo ? eu era um desses. Que frustração! Ninguém deu um tapa sequer na mulher nem reagiu e, para piorar, um fim sem eira nem beira, com uma ausência de emoção tão grande quanto minha falta de estÃmulo e interesse em acompanhar uma próxima Favorita ou ?Preterida?.
Olha só em que eu fiquei pensando: somos clientes e, principalmente, clientes fiéis, pois estávamos todos os dias lá, no mesmo horário, prestigiando um determinado produto. Cliente fidelizado é cliente para sempre! Quem disse isso errou e feio.
Senti na pele como sente-se um consumidor frustrado, decepcionado e, pior ainda, não tendo suas mÃnimas expectativas atendidas. Lembrei-me na hora de quando um vendedor promete que vai entregar um determinado pedido em tal dia e o pessoal da logÃstica, sem comprometimento algum com o processo de vendas, simplesmente remaneja a entrega para dois dias depois, à s vezes, sem nem avisar ao vendedor.
Isso não é ser favorito, e sim preterido. Esse cliente é como eu assistindo novela: faz pedido toda hora, não troca de fornecedor e ainda sente uma certa atração emocional ou, melhor, uma forte ligação com a marca.
Estamos na época da excepcional experiência de compra. O que temos de fazer não é só vender mais, e sim gerar um ambiente que resultará numa experiência com o produto ou serviço inesquecÃvel para o consumidor, que será seu porta-voz durante um bom tempo ? seu cliente vendendo para você, olha que maravilha! Isso é música para meus ouvidos. Falando em música, ainda tô na bronca: ?Que beijinho doce que ele tem…?.
Favorito sou eu que prestigiei a novela toda. Favorito é seu cliente, pois é através do pedido dele que a roda gira e nosso amigo da logÃstica, que simplesmente não cumpriu seu prazo, recebe o bônus de fim de ano.
Cada vez mais a vida nos demonstra, em situações reais de nosso cotidiano, o quanto encantar o consumidor é o eixo central de um programa de sustentabilidade em vendas. Depois, toma uma bola nas costas e coloca a culpa na já cansada crise. A preocupação com o cliente é o norte na direção da construção de valores que o contemplem como o centro de nossas atenções. Isso é fator primário e contÃnuo de sucesso. Não dá para relaxar!
Antigamente, televisão não tinha concorrência. Hoje, a coisa ?tá pegando fogo?, pois, apesar do brilhantismo inovador e histórico da Rede Globo, é inegável a administração impecável e irretocável na gestão estratégica da Record. Que cresça a concorrência, porque nós, clientes, queremos e precisamos ser impactados com experiências maravilhosas!
Será que algum dia você imaginou que não assistiria aos jogos Pan-Americanos e as OlimpÃadas pela Globo? Qual é a sua favorita? A minha é aquela que acompanha meus passos e tendências e, no mÃnimo, não me causa frustrações. Vender é para profissionais, encantar o cliente é para vendedor Pit Bull!