O emprendedorismo e a globalizaĆ§Ć£o

A globalizaĆ§Ć£o pode interferir diretamente no seu empreendimento. Saiba o que Luiz Fernando Garcia tem a dizer sobre isso.

Tal como nos tempos primitivos, quando o homem das cavernas descobriu como moldar o barro trabalhando a argila e fabricando os primeiros utensĆ­lios de cerĆ¢mica, a aĆ§Ć£o empreendedora do ser humano lhe possibilitou intervir, transformar e dominar o meio ambiente, criando, inovando e avanƧando sempre em busca de novos patamares de produĆ§Ć£o e melhores nĆ­veis de qualidade de vida.

Foi a manifestaĆ§Ć£o e o exercĆ­cio dessa aĆ§Ć£o, demonstrada por nossos antepassados, que fez a humanidade se perpetuar e, por isso, renascer continuamente em nosso meio. A sociedade moderna, cada vez mais urbanizada, necessita de pessoas empreendedoras, capazes de criar empresas privadas ou qualquer outro tipo de organizaĆ§Ć£o, para gerar bens e serviƧos destinados a satisfazer as necessidades de uma populaĆ§Ć£o mundial crescente.

Quem decide criar uma empresa, especialmente neste inĆ­cio do sĆ©culo 21, tem importĆ¢ncia vital para nossa sociedade, pois sĆ£o grandes os desafios, por exemplo: aumento da produĆ§Ć£o de alimentos, construĆ§Ć£o de habitaƧƵes, fabricaĆ§Ć£o de medicamentos e outras prioridades. SuperĆ”-los, portanto, requer a aĆ§Ć£o decisiva de empreendedores dispostos a comandar empresas industriais, comerciais e de serviƧos.

Desse modo, o empreendedor estarĆ” agindo dentro de um contexto internacional muito diferente daquele vivido pelos empresĆ”rios pioneiros das primeiras dĆ©cadas do sĆ©culo passado. As mudanƧas no ambiente internacional estimulam cada vez mais a integraĆ§Ć£o econĆ“mica entre paĆ­ses.

A formaĆ§Ć£o dos blocos econĆ“micos, por exemplo, amplia as fronteiras do comĆ©rcio e cria zonas ?multipaĆ­ses? de livre mercado, alĆ©m disso hĆ” alguns como o Mercosul, Nafta e UniĆ£o EuropĆ©ia que possibilitam o trĆ¢nsito facilitado de pessoas e produtos, ou seja, uma oportunidade de expansĆ£o.

Competir em um mercado supranacional faz com que os empreendedores disputem um contingente de consumidores sem os entraves alfandegĆ”rios convencionais. Ao mesmo tempo em que criam oportunidades, os megamercados fazem com que a concorrĆŖncia interna de cada paĆ­s seja acirrada.

Surge, entĆ£o, uma tendĆŖncia mundial para a abertura do comĆ©rcio. A busca do livre mercado entre os povos vem tambĆ©m se consolidando no cenĆ”rio mundial.

Nesse contexto de economia globalizada, o desafio dos empreendedores jĆ” atuantes e de pessoas que estĆ£o pensando em iniciar seu empreendimento agora serĆ” desenvolver a capacidade de criar uma empresa verdadeiramente competitiva.

Os produtos ou serviƧos que a organizaĆ§Ć£o vai oferecer Ć  clientela terĆ£o de ser produzidos dentro dos padrƵes de qualidade do mercado mundial e deverĆ£o ter preƧos iguais ou melhores que aqueles oferecidos por empresas similares atuantes em outros paĆ­ses.

ConteĆŗdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima