Antes de interagir com um cliente, reflita se você acredita na sua empresa, no seu produto e no seu profissionalismo Desde 1928 quando Napoleon Hill publicou a definição de ?O Entusiasmo? na lição sétima do livro ?A Lei do Triunfo?, muitas coisas já se falaram sobre este tema na vida profissional de um vendedor. Todos querem influenciar a mente dos clientes, a ponto de todas as mentes vibrarem em harmonia com a sua. Mas pouco se discute ?como? fazer isto!
Em suas sábias palavras, definiu-se entusiasmo como ?um estado de espírito que inspira e incita o indivíduo à ação, para cumprir uma determinada tarefa?. Ou seja, o entusiasmo é, em relação a um vendedor, o mesmo que o coração é para o corpo humano ? a força interna preponderante para a ação. É necessário ter o entusiasmo dentro de nós, a todo o instante e a todo o momento para podermos transformar ações em resultados comerciais.
Toda vez que nos deparamos com um vendedor entusiasta, a nossa conversa e nossa interação com ele muda em muito. Pois como clientes nos sentimos mais seguros daquilo que esta sendo oferecido ou proposto, se o vendedor tem aquele brilho especial nos olhos; automaticamente esta energia positiva é irradiada à outra parte ? o cliente.
A fim de podermos influenciar alguém, por intermédio da nossa apresentação comercial, a mente do nosso cliente deve estar em condições de neutralidade: isto é, deve estar aberta a nossas argumentações e evidências. E é neste ponto que muitos vendedores fracassam, pois tentam vender ao seu cliente, antes de neutralizar a sua mente.
Não estamos falando aqui de hipnose ou qualquer outra técnica parecida, e sim do entusiasmo. Antes de interagir com um cliente, reflita se você acredita na sua empresa, no seu produto e no seu profissionalismo; se uma destas respostas for negativa, recue, pois caso contrário o cliente rapidamente perceberá. O seu sucesso está em suas mãos, ou melhor, no seu entusiasmo!