O grande aprendizado da motivação

Desde cedo, não tinha em mente a força e o entusiasmo da palavra ?Motivação?. Nunca acreditei em sermões, sempre fui devoto na descrença e na enganação de todos contra todos. Desde cedo, não tinha em mente a força e o entusiasmo da palavra ?Motivação?. Nunca acreditei em sermões, sempre fui devoto na descrença e na enganação de todos contra todos. Jamais considerei o entusiasmo como aliado, mas sim como abstrato. Detestava palestras de incentivo e de realização pessoal, achava tudo isto fachada e ?manipulador?.

Quando completei 21 anos, fui recrutado como estagiário de uma empresa Alemã como Trainee e adivinhem a minha função: Coordenar um programa de melhoria contínua! Era muito para mim, eu tinha que recolher as sugestões de melhoria de todos os funcionários da fábrica e implantá-las, só que para isto eu tinha que incentivá-los! Na ocasião, estava totalmente desacreditado e pronto para a demissão.

Só que com o passar do tempo comecei a ver uma certa arte em tudo isto. Reparei melhor na importância de fazer as pessoas acreditarem nelas mesmas e em seu potencial discreto. Imaginar um trabalho onde o funcionário passa oito horas por dia se esforçando ao máximo, não sabendo a origem de suas forças e ânimos, era mesmo desafiador e intrigante. Passei a ter absoluta certeza de que vidas acabam, gerações adoecem, mas as idéias e melhorias duram, permeiam, são permanentes! E através das idéias é que os funcionários tinham a convicção e certeza de seus potenciais que só eles poderiam modificar para melhorar, mais ninguém. A idéia era a motivação e a motivação resultava na idéia!

Agora, motivo e entusiasmo os funcionários, não somente para se beneficiarem de premiações ou beneficiarem a empresa, mas para que eles mesmos sejam os produtos de seus próprios pensamentos e que lucrem com muito entusiasmo e ?fôlego? para a tão sonhada realização pessoal!

E não é somente uma história, mas um currículo de vida no qual vivencio todos os dias, ciente, dedicado e, por que não, muito motivado?!

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima