O marketing dos medíocres

Como evitar o marketing medíocre e fazer o marketing excelente?

Há, basicamente, quatro tipos de produtos e serviços que se dividem entre os que você:

 

  1. 1.    Necessita, mas não deseja.
  2. 2.    Deseja, mas não necessita.
  3. 3.    Deseja e também necessita.
  4. 4.    Não necessita nem deseja.

 

Remédios, gasolina e dentista são coisas que você necessita, mas não deseja. Um relógio caro ou fazer sexo todo dia é o que você deseja, mas não necessita. Usar roupas leves no verão e almoçar diariamente é algo que você deseja e também necessita. Agora, comprar um caixão 30 anos antes de morrer apenas para aproveitar um desconto de 10% você não deseja nem necessita.

 

Então, o que é um marketing medíocre? É, por exemplo, vender roupas de verão no inverno. E o que é um marketing excelente? É um conjunto de estratégias que levam o cliente a pensar: ?Se eu comprar roupas de verão no inverno, vou ter 55% de desconto?. Há baladas (diversão para os jovens) que começam (sim, disse começam) às 6 horas da manhã. Para meu cérebro, isso é uma agressão à saúde física e mental de nossos adolescentes. Mas, como não sou cliente desse serviço, é melhor perguntar aos usuários, certamente você ouvirá só elogios.

 

Como valores e princípios não estão sendo avaliados aqui, e sim ações mercadológicas, sou obrigado a reconhecer, embora com pesar, que baladas começando ao raiar do dia é um genial nicho, descoberto por um marketing cuja função é transformar a demanda latente em evidente. A conclusão até agora é que não existem produtos medíocres se há clientes para eles. O que existe é o marketing medíocre ? a famosa tentativa de vender alguma coisa da forma mais desinteressante possível.

 

E quando é que o marketing se torna medíocre? Há muitas razões, mas uma delas é a empresa criar estratégias sem levar em conta o Ciclo de Vida do Produto (CVP), que pode ser classificado em:

 

  • Introdução ou pioneirismo.
  • Crescimento.
  • Maturidade.
  • Saturação/obsolescência.
  • Declínio.

 

Um computador sem mouse, que funciona apenas com o controle da voz, é um exemplo de introdução/pioneirismo. Macarronadas domingueiras, perfumes franceses e TV em cores são produtos em maturidade. Para alguns, ternos (não para mim, que sou um mauricinho) são produtos que estão começando a bater na porta da saturação. E chapéus clássicos para homens estão, pelo menos por enquanto, em declínio. Então, marketing medíocre seria você tentar vender esse produto nos dias de hoje. E o que seria um marketing excelente? Você anunciar chapéus clássicos para o público masculino em mídia massificada e seletiva mostrando as vantagens de se ter ?a volta do glamour dos anos 40?. E definir uma verba altíssima para que, por exemplo, atores famosos como Brad Pitt, George Clooney, etc., passem a usar esses chapéus para gerar demanda, ou seja, o que era medíocre pode virar fashion.

 

Então, uma das receitas do sucesso é você parar com o marketing medíocre e começar a fazer o marketing excelente. Você precisa ter a estratégia, o planejamento e a mensagem certos, no local e no momento certos. Além disso, seu público deve ter os recursos necessários para comprar seus produtos e serviços. O marketing se torna mais medíocre ainda quando você pensa assim: ?O cliente não quer isso, mas vou tentar vender do mesmo jeito? ou ?O cliente quer isso, então é isso o que vou vender?. Quando é que o marketing se torna excelente? No momento em que o pensamento passa a ser: ?Ora, o cliente, por enquanto, não quer isso, mas posso criar, produzir, comunicar e entregar um valor diferente para ele, basta que o convença com ética, talento, inovação e sabedoria comercial?.

 

É possível, sim, criar estratégias para que o cliente mude de ideia a seu favor. Mas, para isso, é importante que seus valores sejam, pelo menos, iguais ao seu desejo de disputar vantagens competitivas ou à sua ambição de aumentar sua fatia do bolo. O marketing é neutro, o cérebro do homem de marketing não.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima