Uma das coisas que muitos ainda desconhecem sobre vendas é que a profissão se trata, no fundo, de um processo de gestão de mudanças. O cliente está no estado atual e, por meio da aquisição do nosso produto/serviço, quer alcançar um estado desejado.
Para entender este processo, não há outra alternativa se não fazer perguntas. Evite a ânsia de decidir pelo cliente, ou de pré-julgar o que ele precisa. Pergunte! Formule questões inteligentes, que te permitam realmente entender o problema/desejo dele(a). O mesmo vale para líderes com suas equipes de vendas.
Perguntas certas são poderosas aliadas na hora de conduzir e estimular equipes. As matérias dessa semana trazem pontos bem interessantes para entender o que estimula o comportamento de compra no cliente (e também equipes de vendas):
- Vendedor Coach: o tutor que todo cliente precisa
- Cuponomia: como estimular as vendas por e-commerce por meio de cupons de desconto e ofertas
- Roteiro de feedback para gestores de equipes de vendas
- Concorrência: a sua grama é mais verde que a do vizinho
Vendedor coach: o tutor que todo cliente precisa
Ruth Gomes de Oliveira retoma neste artigo os significados de vendas e de coaching para trazer um ponto em comum entre ambas as áreas. Afinal, quanto o seu cliente e a empresa que você atende têm a ganhar caso você adote uma abordagem de vendedor coach? Vale a leitura:
Vendedor Coach: o tutor que todo cliente precisa
Estímulo às vendas por meio de cupons de desconto e ofertas
Pioneira ao introduzir o modelo de cupons no Brasil, o site Cuponomia reúne os principais players de comércio eletrônico do país e conta com mais de 20 mil cupons em mais de 2 mil lojas parceiras. Conversei com Ivan Zeredo, Sócio e Diretor de Marketing do Cuponomia, para entender: afinal, como utilizar estrategicamente cupons de desconto e ofertas para estimular as vendas no e-commerce? Confira na entrevista a seguir:
Cuponomia: como estimular as vendas por e-commerce por meio de cupons de desconto e ofertas
Roteiro de feedback para gestores de equipes de vendas
Você sabe dar feedback? Esse foi um dos principais pontos destacados como “a melhorar” de acordo com o último levantamento que realizamos, sobre treinamento em vendas. Por isso, preparei um roteiro com 14 perguntas para ajudá-lo na condução de feedback (quem é coach vai entender rapidamente a lógica das perguntas):
Roteiro de feedback para gestores de equipes de vendas
P.s.: Mas quero ir além! Quero contar com a sua participação no levantamento que estamos fazendo sobre Treinamentos. Queremos ampliar os resultados e obter a mais completa pesquisa treinamentos em vendas do país. Participe:
https://goo.gl/forms/lqePtjGMfslchc1e2
Concorrência: a sua grama é mais verde que a do vizinho
Não tema a concorrência, pois sem ela dificilmente haveria evolução. A conclusão é de Marco Marcelino, CEO da Serinews Marketing Intelligence, que explica neste artigo que a concorrência pode ser uma boa fonte para informações e estímulo ao crescimento de sua empresa. Confira como aproveitar a sua concorrência:
Concorrência: a sua grama é mais verde que a do vizinho
Um bom final de semana e ótima$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor