O ?novo? mercado de trabalho

Diversas empresas investiram milhões em equipamento e tecnologia, esquecendo de investir na tecnologia da gestão do conhecimento/capital humano e retenção de talentos. Nos preocupamos tanto com investimentos em equipamentos, tecnologia, acompanhar a próxima onda, que nos esquecemos das pessoas que tornam tudo isto possível. Nos últimos 20 anos, com a era da informação e as expectativas exageradas em relação ao mundo virtual e a nova economia, houve uma revolução sem precedentes no mercado de trabalho.

Esta revolução foi causada basicamente pelo uso indiscriminado do computador e informatização das empresas, criando-se ferramentas maravilhosas e uma infinidade de siglas (B2B, B2C, BI etc), porém em alguns momentos foi ignorado que, no centro de tudo isto, estão as pessoas e que são elas que fazem a real diferença.

Diversas empresas investiram milhões em equipamento e tecnologia, esquecendo porém de investir na tecnologia da gestão do conhecimento / capital humano e retenção de talentos, tão comumente conhecidos.

Geralmente nos preocupamos tanto com investimentos em equipamentos, tecnologia, acompanhar a próxima onda, que nos esquecemos das pessoas que tornam tudo isto possível.

No topo da organização estão executivos com MBA, MIM e outras tantas qualificações, pessoas de grande talento e brilhantismo, porém por vezes falta uma comunicação efetiva entre o topo da empresa e o restante da organização na busca por uma visão empresarial única.

Sob meu ponto de vista alguns fatores chave de uma estratégia bem sucedida para o mercado de trabalho seriam:

Comunicação
Estabelecer uma comunicação bilateral entre o topo e a base da empresa, objetivando a integração da visão corporativa com as possibilidades reais, construindo assim o consenso de ambas as partes em relação a realidade. Uma comunicação truncada ou falha pode custar muito à empresa, pois atrasará ou inviabilizará planos estabelecidos inicialmente.

Gestão do capital humano
Identificar e reter os melhores potenciais, tendo em mente que uma boa pessoa com um treinamento correto se torna um bom profissional, ao passo que o oposto nem sempre é verdadeiro. Portanto, neste tópico o desafio é identificar e treinar o potencial humano da empresa e com isto desenvolver o relacionamento com os funcionários.

Mais do que nunca as pessoas estão sendo apresentadas a uma nova realidade, aonde não se tem mais uma descrição de cargo ou estabilidade. Devemos começar a ter uma apresentação de resultados a serem atingidos, portanto deve-se buscar condições necessárias para que os colaboradores gerem os resultados esperados.

Comprometimento
Com uma correta comunicação dos objetivos e contando com a gestão efetiva do capital humano, o comprometimento (da alta administração, média gerência e colaboradores em geral) é fundamental para se poder unir todas esta peças e começar a construir uma nova mentalidade empresarial efetiva e de empregabilidade sustentável.

Gestão de mudança
A única constante nos últimos tempos tem sido a mudança, as evoluções sociais, tecnológicas e políticas estão ocorrendo numa velocidade cada vez maior. Mais do que novas tecnologias, se faz necessária a gestão da mudança.

Além de ter novas ferramentas as pessoas têm que aprender formas de pensar e descobrir, inicialmente, o que fazer com as novas tecnologias e desafios. As pessoas devem ser estimuladas a novos usos para a tecnologia, gerando empregos, melhorando a qualidade de vida e dando um maior fôlego para a economia. Por conta disto funcionários e empresas saem ganhando.

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