O PECADO MORA AO LADO

Uma pesquisa realizada mostrou que 94% indicam a inveja como o pecado capital mais conhecido e apenas 3% confessam cometer sempre o pecado Uma pesquisa realizada mostrou que 94% indicam a inveja como o pecado capital mais conhecido e apenas 3% confessam cometer sempre o pecado; 18% admitiram cometer às vezes e 79% disseram que nunca o tinham cometido. Tanta gente confessando conhecer a inveja e tão poucos admitindo cometê-la reforça a idéia de que é um pecado vergonhoso e inconfessável, pelo menos publicamente.

Entretanto, é oportuno fazer algumas distinções: ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha.

Aliás, a inveja é a doença dos olhos. O próprio nome já está dizendo, pois a palavra se deriva do latim in-videre, que significa “olhar enviesado”, “olhar torto”. A esse respeito, a emergente Vera Loyola adverte: “o verdadeiro amigo não é o que é solidário na desgraça, mas o que suporta o seu sucesso”.

Faz-me lembrar uma história de um homem que encontrou uma garrafa na qual vivia um gênio que tinha o poder de realizar sonhos. Ele saiu da garrafa e disse: “Tenho o poder de transformar em realidade todos os seus sonhos, sem nenhum limite. É só você me contar o seu sonho, e ele acontecerá.”

O homem começou então a pensar nas coisas maravilhosas que iria pedir: um corpo jovem, casas nos lugares mais lindos, adegas onde se encontrariam os vinhos mais finos, cozinhas onde se fariam as mais deliciosas comidas, música, amigos, amor…

Mas eis que o gênio disse: “Há apenas um detalhe que me esqueci de mencionar. Tudo o que você tiver, o seu pior inimigo vai ter em dobro…”

Foi o gênio falar e os seus olhos até então descansavam nas coisas que iriam fazê-lo feliz além de tudo o que imaginara, começaram a olhar para as coisas que seu inimigo iria ter. E quando voltaram de novo para suas próprias coisas, aquelas mesmas que, apenas um momento antes, o haviam feito o homem mais feliz do mundo, haviam apodrecido.

? Já sei o que quero pedir ? disse o homem depois de longa meditação.

? Pois faça o seu pedido.

? Me fure um olho…

Frases: Sucesso no Brasil é ofensa pessoal ? Tom Jobim e A inveja habita no fundo de um vale onde jamais se vê o sol ? Ovídio

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima