O poder da simplicidade

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O que todo lรญder deveria saber para conduzir um processo de mudanรงa eficaz A histรณria mostra que resistir ร  mudanรงa รฉ quase sempre uma estratรฉgia perdedora. A tรกtica vencedora รฉ vocรช se adaptar e se tornar proativo, tentando influenciar o curso da mudanรงa a fim de obter vantagens sobre ela. Foi o que fez a empresa norte-americana Procter & Gamble, que reรบne um enorme conglomerado de subempresas, produzindo alimentos, produtos de higiene e limpeza entre outros.

Em 2000, ao verificar que o lucro caรญra de 3,8 para 3,5 bilhรตes de dรณlares, descobriu que era preciso se reinventar. A mudanรงa foi comandada pelo executivo norte-americano Alan Lafley. E o que ele fez? Comeรงou descomplicando a administraรงรฃo, que era tida como burocrรกtica. Buscou tambรฉm novos mercados, como o de baixa renda, reduziu o nรบmero de categoria de produtos e se concentrou em mercados rentรกveis, alรฉm de pesquisar a preferรชncia dos consumidores.

?Pesquisa da sogra?

A estratรฉgia foi a concentraรงรฃo nos negรณcios centrais, nos quais sรฃo lรญderes mundiais, entendem a tecnologia e possuem marcas lรญderes. Quatro negรณcios (cuidado com tecidos, bebรชs, cabelos e cuidados femininos) representavam 50% das vendas e mais de 75% dos lucros. Eles se concentraram tambรฉm nos paรญses centrais, especialmente nos 16 que contribuรญam com mais de 80% das vendas, e nos consumidores centrais, ou seja, nos dez maiores que compunham um terรงo das vendas.

A aproximaรงรฃo com o consumidor foi feita atravรฉs de tรฉcnicas prรณprias que permitiam que se criasse uma linha direta com o usuรกrio final. Quando esteve no Brasil, por exemplo, o presidente da Procter & Gamble visitou lojas e casas de consumidores, e fez o que chama de ?pesquisa da sogra?. Uma vez por ano, organizam uma reuniรฃo para os lรญderes de todos os paรญses e todas as categorias de negรณcios da companhia ? cerca de 200 pessoas. Em uma dessas ocasiรตes, foram ร s compras por um dia, cada um com uma seleรงรฃo de famรญlias.

Ao ser questionado, em uma entrevista concedida ร  revista Focus Online, sobre como fazer com que as novas mudanรงas de direรงรฃo nรฃo produzam um forte sentido de inseguranรงa entre os funcionรกrios, o presidente reconheceu que precisou garantir a todos que o propรณsito de melhorar a vida cotidiana dos consumidores que atendiam, com produtos de marca, qualidade e valor superiores, nรฃo mudaria, assim como os princรญpios: integridade e confianรงa, propriedade e lideranรงa e paixรฃo pela vitรณria. Todos sabiam que o propรณsito, os valores, os princรญpios, o coraรงรฃo e a alma da companhia permaneceriam intactos. Mas tambรฉm percebiam que deveriam estar preparados para mudar todo o restante, se a mudanรงa fosse fazรช-los mais bem-sucedidos.

Alan Lafley contou que alguns lรญderes nรฃo conseguiam mudar. Entรฃo, foram mudados de lugar. Em alguns casos, eles pediram demissรฃo ou se aposentaram mais cedo, enquanto outros saรญram para trabalhar em outras empresas. De modo silencioso, mudaram mais da metade da equipe de lideranรงa. ?Quando se trata de qualidades e experiรชncias pessoais, sou um grande defensor de uma mistura de QI e Inteligรชncia Emocional, que รฉ extremamente importante em negรณcios que dependem muito das pessoas?, declara.

Limites, poderes e atribuiรงรตes

Lafley enfatizou ainda que na Procter & Gamble eles trabalham principalmente a partir de equipes no processo de inovaรงรฃo, embora os membros do grupo estejam em qualquer lugar do planeta. Ele garante que tornar tudo mais simples รฉ o melhor caminho para enfrentar a crescente complexidade do mundo dos negรณcios. ?Ao simplificar tudo dentro da empresa, nรณs podemos gastar muito mais tempo lรก fora, ou seja, com os consumidores, clientes, fornecedores e outros participantes do processo?, conta.

Em 2004, o lucro da companhia saltou para 6,4 bilhรตes de dรณlares. Em 2007, ela registrou lucro lรญquido de 10,34 bilhรตes ? 19% a mais que em 2006 ? e receitas de 76,47 bilhรตes de dรณlares ? 12% maiores que as do ano fiscal anterior. No inรญcio de 2005, a empresa comprou a Gillette, uma das maiores fabricantes mundiais de aparelhos de barbear, tambรฉm dona das marcas Oral-B e das pilhas Duracell, por 54 bilhรตes de dรณlares. A operaรงรฃo รฉ tida como o passo mais ousado em todos os 170 anos de histรณria da organizaรงรฃo. Atualmente, a instituiรงรฃo emprega pouco mais de cem mil funcionรกrios ao redor do mundo.

E o que tiramos de positivo da influรชncia do lรญder no processo de mudanรงa? Se vocรช quiser ter muito sucesso, ame as pessoas e pense nelas. Mas faรงa com o coraรงรฃo, porque elas perceberรฃo a sinceridade quando estiverem em sintonia com seus sentimentos. Lembre-se de que sem envolvimento nรฃo existe comprometimento. E o que isso representa? Demonstra deixar o ego do lado de fora, ter consciรชncia de que a vaidade sรณ atrapalha e saber que um lรญder nรฃo pode se esconder quando as coisas vรฃo mal. Vocรช deve ser transparente, acessรญvel, lembrar que as pessoas gostam de carinho, que tambรฉm tรชm egos, mas que vocรช nรฃo precisa passar a mรฃo na cabeรงa delas, e sim falar a verdade e deixรก-las a par dos riscos pode ser uma boa.

Conhecer seus limites, poderes e atribuiรงรตes e fazer com que a equipe os conheรงa melhor que vocรช mesmo para poder servi-los sem dรบvidas รฉ um excelente ponto de partida para que tenhamos ordens claras e com execuรงรตes precisas, como enfatiza sempre o grande Bernardinho: ?Lรญder รฉ aquele que tem princรญpios e valores que inspiram as pessoas?. E a comunicaรงรฃo ajuda a criar um ambiente de clima positivo no trabalho. ร€s vezes, รฉ melhor trabalhar de forma inteligente que trabalhar mais.

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