O poder magnético dos seus pensamentos

Qual é a chave do sucesso? Porque algumas pessoas alcançam o sucesso enquanto outras falham miseravelmente? Earl Nightingale, famoso orador e escritor já falecido, definiu a chave do sucesso em apenas 7 palavras. Qual é a chave do sucesso? Porque algumas pessoas alcançam o sucesso enquanto outras falham miseravelmente? Earl Nightingale, famoso orador e escritor já falecido, definiu a chave do sucesso em apenas 7 palavras. E veja só que coisa interessante: essas mesmas 7 palavras também são a chave do fracasso. Quais são essas palavras?

“Nós nos transformamos naquilo em que pensamos.”

De maneira emocional isso faz sentido, não é mesmo? Na verdade, quando estava pesquisando sobre o assunto, Nightingale descobriu que todos os grandes escritores, filósofos e líderes espirituais concordavam nesse ponto: o poder do pensamento, acreditando que podemos criar nossos resultados. Aqui estão alguns exemplos:

Napoleon Hill disse: “O que a mente pode conceber e acreditar, ela pode alcançar.” A Bíblia contém numerosas referências ao poder do pensamento. Ralph Waldo Emerson disse: “Um Homem é aquilo sobre o que ele pensa o dia inteiro.”

Infelizmente, isso é exatamente o contrário daquilo que geralmente fazemos. Na maioria das vezes, pensamos cinicamente: “só acredito vendo”. Mas para grandes realizações, isso simplesmente não funciona. Acreditar deve vir primeiro. Somente acreditando é que você vai conseguir se concentrar e produzir resultados tangíveis.

Finalmente, temos as famosas palavras de Henry Ford, que disse: “Se você acha que pode ou que não pode, você está certo”.

Vamos dar uma olhada mais de perto em como os pensamentos criam realidades. Se você pensa constantemente num resultado particular, você provavelmente vai tomar passos que vão aproximá-lo do seu objetivo. Por exemplo, se você hoje ganha R$ 30.000 por ano e focar intensamente na quantia de R$ 50.000 anuais, eventualmente você vai achar maneiras de chegar a esse valor.

Segundo Jeffrey Keller, presidente da consultoria Attitude is Everything, é verdade que você não consegue resultados sem ação, mas os pensamentos precedem a ação. É por isso que um sistema positivo de pensamentos é o ponto de partida para qualquer objetivo. Posto de maneira simples: quando seu pensamento dominante é alcançar um objetivo, você começa automaticamente a tomar as ações necessárias para chegar lá.

Vamos encarar a realidade: suas crenças trouxeram você até aqui, e a maneira como você pensar daqui por diante vai influenciar de forma definitiva seu futuro. De fato, os resultados em cada área da sua vida refletem exatamente o que você pensa sobre o assunto. Pense nas suas finanças pessoais, por exemplo. Qual é seu Pensamento Dominante? Você fica constantemente se preocupando com a falta de dinheiro? Isso acaba bloqueando o fluxo de dinheiro em sua direção, provocando um círculo vicioso.

Depois, temos os relacionamentos. Se você acha que não merece muito, vai acabar atraindo pessoas na sua vida que não vão tratá-lo muito bem. Aposto que você conhece alguém nesta situação – sempre se envolvendo com pessoas ?erradas?. Às vezes, 29 pessoas erradas, uma atrás da outra. Você acha que isso é uma mera coincidência? É claro que não. Essa pessoa acredita profundamente em algumas coisas que acabam atraindo os indivíduos errados para seu lado. Seja lá qual for o assunto, dinheiro, pessoas, relacionamentos, a verdade é que:

Se seus pensamentos não mudam, seus resultados não mudam também.

Felizmente, temos boas notícias, pois o contrário também é verdadeiro:

Você pode mudar seus pensamentos e, por conseqüência, seus resultados.

Vamos ver como fazer isso? Segundo Keller, para começar você deve prestar atenção no que diz a si mesmo todos os dias. Todos nós temos uma voz interna – e falamos com nós mesmos constantemente. Freqüentemente, porém, o que dizemos é negativo, crítico e limitador. Talvez você se pegue pensando “não vou conseguir””, ou “não adianta, tudo que eu faço dá sempre errado”. Estes pensamentos trabalham contra você. Faça o contrário: repita continuamente que você pode e que vai atingir seus objetivos.

Também é importante prestar atenção em como você se descreve para os outros. Por exemplo, você só fala dos erros que cometeu, ou dá ênfase exagerada a todas as coisas que nunca vai ter ou conseguir? Sua mente ouve cada palavra do que você está dizendo e, no final, você vai acabar atraindo os eventos e circunstâncias que correspondem aos seus Pensamentos Dominantes. Então tenha certeza de sempre falar de você mesmo (e de seus objetivos) com palavras positivas e construtivas. ?Eu sou otimista, não me parece muito útil ser outra coisa?. ? Winston Churchill

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima