O PRAZER DO TRABALHO

Fred Gratzon publicou o livro The Lazy Way to Success (algo como O Caminho Preguiçoso para o Sucesso). Fred Gratzon publicou o livro The Lazy Way to Success (algo como O Caminho Preguiçoso para o Sucesso). O livro estimula as pessoas a gostarem tanto do trabalho que cheguem a considerá-lo como prazer. Aqueles que desfrutam do que fazem não consideram o trabalho como um fardo. E são, justamente esses, que conseguem atingir os maiores níveis de sucesso.

Para Gratzon, encontrar tempo para o lazer é uma obrigação de quem almeja ser bem-sucedido. O descanso é essencial para a criatividade, a serenidade mental e a saúde do corpo. As idéias geniais costumam aparecer quando a mente não está focada em uma tarefa específica, e sim quando estamos relaxados e despreocupados. Por isso, recomenda períodos diários de silêncio, onde a pessoa possa dedicar-se à meditação.

Para estimular ao máximo a criatividade de seus colaboradores, Gratzon sugere que as empresas devem oferecer uma atmosfera em que todos possam participar e se divertir enquanto trabalham. Quando o ambiente é divertido, diminui a necessidade de incentivos extras, como bônus e benefícios. A alegria e o divertimento são os maiores atrativos.

Emile Pequignet, o criador dos relógios Pequignet, parece concordar com essa filosofia. Acorda diariamente às 5h30, não para trabalhar, mas para andar a cavalo no sítio onde mora, em Morteau ? França. Além dos cavalos, esse homem de 62 anos, dança tango, toca acordeão e pratica heli-ski, esporte em que o esquiador é levado de helicóptero para o cimo da montanha para depois descê-la.

A jovialidade de Pequignet demonstra que trabalho e prazer podem se completar. Ainda hoje ele desenha as coleções vendidas pelo mundo. Para ele, desenho é mais importante que tecnologia. Os seus relógios atraem pelo design original e pela qualidade dos materiais utilizados. Quer mais uma ligação entre prazer e trabalho? Pequignet diz que muito de sua criatividade advém de sua paixão pela equitação e pela música.

Frase: Há duas coisas a se desejar na vida: primeiro conseguir o que você quer, e depois usufruir o que você tem. Só os muitos espertos conseguem a segunda! Jackson Brown

Para Saber Mais: A Solução Otimista ? Souki House, de Ômar Souki.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima