O preço da competência

A negociação para compradores profissionais segue um ritmo diferente das demais modalidades de comércio. Conheça o grau de sofisticação dos consumidores das redes varejistas. A negociação para compradores profissionais segue um ritmo diferente das demais modalidades de comércio. Adotando o princípio da aprendizagem contínua, os gestores de categoria estão mais preparados para comprar do que os vendedores para vender, gerando conflitos de competência. Quem sabe faz bem feito, quem não sabe paga o preço da incompetência. Veja o grau de sofisticação dos compradores das redes varejistas:

Produtos
Conhecer os produtos que comercializa, benefícios, importância no mix e na lucratividade. Serviços aos consumidores para assegurar vantagem estratégica das lojas em relação à concorrência.

Marketing
Estudar e aplicar conceitos de marketing, merchandising, promoções, comportamento do consumidor, necessidades ainda não atendidas, visando aumentar a demanda e o lucro da empresa.

Relacionamento com fornecedores
Entender as atitudes, interesses e perspectivas dos fornecedores. Firmar e cumprir compromissos. Resolver conflitos de interesse. Procurar estabelecer parcerias, garantindo assim a logística do abastecimento.

Informática
Conhecer e usar a informática como ferramenta na identificação, seleção e realização de compras com vantagens para sua empresa. Realizar transações eletrônicas com fornecedores. Usar a tecnologia, capacidade de negociação e de relacionamento para ampliar os negócios.

Negociação
Realizar acordos comerciais com equilíbrio, adicionando valor e vantagens competitivas às categorias e produtos que gerencia. Buscar opções para atender os interesses dos consumidores e da empresa.

Comunicação
Sintonia nas comunicações com pessoas ou grupos, entendendo e sendo entendido. Demonstrar boa articulação ao comunicar idéias por escrito ou verbalmente.

Técnicas de compras
Estar atualizado com as técnicas, dados e novos conhecimentos através de leituras, cursos, viagens e congressos. Dominar a inteligência comercial na arte de abastecer, girar produtos e proporcionar uma boa experiência de compra aos consumidores.

Autocontrole
Manter o bom desempenho sob condições estressantes e hostis. Responder positivamente aos problemas sem impulsividade, agindo fora do foco de tensão. Treinar o equilíbrio emocional.

Foco nos consumidores
Conhecer necessidades e carências dos consumidores. Realizar esforços extras para atender suas necessidades, anseios e sonhos.

Ferramentas ECR
Conhecer e utilizar as ferramentas ECR (resposta eficiente ao consumidor) para construir relacionamento com fornecedores. Envolver outros interessados, implementar e acompanhar os processos integradores para maior benefício aos consumidores.

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