No cenário atual as Empresas percebe-se a necessidade de não ter mais pessoas que apenas tirem pedidos ou simplesmente atendam o cliente. É fundamental ter qualidade e excelência na prestação de serviços. No cenário atual as Empresas percebe-se a necessidade de não ter mais pessoas que apenas tirem pedidos ou simplesmente atendam o cliente. É fundamental ter qualidade e excelência na prestação de serviços e isso não é mais apenas um detalhe, mas condição básica de sobrevivência de um verdadeiro negócio. Antigamente era fácil definirmos o papel de um vendedor e sabermos quais eram as caracterÃsticas essenciais para se desempenhar esta função.
Acreditava-se que, para se vender um produto, a pessoa precisava ter um bom papo, boa aparência e ser extrovertido, mas mesmo assim, não apresentava o resultado esperado pela empresa. No mercado de hoje é fundamental contarmos com um profissional de vendas que tenha a preocupação em satisfazer o cliente, e mais, consiga surpreendê-lo. Os profissionais de vendas precisam ser pessoas que desejam se desenvolver e progredir a cada dia.
Com o passar do tempo, a concorrência aumentou, houve muita diversificação dos canais de compra e o consumidor passou a ser mais exigente. O consumidor exige mais preço e qualidade nos atendimentos obrigando assim as empresas a reverem suas margens de lucro, prestar um atendimento diferenciado e ainda oferecer mais vantagens aos seus clientes. A cultura do bom atendimento deve ser desenvolvida o quanto antes nas empresas, envolvendo não só as pessoas da linha de frente (vendedores), mas todos os funcionários e colaboradores da empresa.
- O verdadeiro profissional de vendas deve possuir caracterÃsticas pessoais/habilidades e ainda deve ser preparado tecnicamente para desenvolver um bom trabalho. Hoje para ser um vendedor de sucesso é preciso ter:
- Controle, confiança e segurança – Acreditar no produto que está vendendo e saber argumentar através das principais técnicas de vendas (preparação diária, abertura da venda, sondagem, demonstração do produto, fechamento da venda, confirmações e convites) isto fará com que o vendedor se sinta seguro e confiante.
- Ter metas e objetivos – É necessário trabalhar com seriedade, apresentar bons resultados e, bem mais do que produtividade satisfatória, alcançando os objetivos da empresa.
- Ter determinação e pensamento positivo – É preciso ser uma pessoa que tenha uma visão clara de onde se quer chegar, acreditar no trabalho a ser desenvolvido e prestar um atendimento a todos os clientes com entusiasmo.
- Saber ouvir o cliente – Deixar o cliente falar, para conseguir identificar as reais necessidades dele e oferecer o produto certo.
- Não julgar o cliente – Acreditar que cada cliente é único e atendê-lo de maneira personalizada não julgando-o nunca.
- Ter sempre uma aparência profissional – Apresentar sempre argumentos concretos e nunca mentir para o cliente, assim o vendedor conseguirá conquistar a confiança do cliente envolvendo-o no processo da venda.
- Ter uma linguagem adequada para o seu público – Falar de forma clara, prática e objetiva, procurando esclarecer todas as dúvidas sobre os produtos. Não fazer a demonstração de produto com uma linguagem muito técnica (dançar conforme a música).
- Ter o conhecimento do produto – Estudar e possuir um conhecimento abrangente sobre as caracterÃsticas e benefÃcios do produto, ressaltando-as no momento da venda para o cliente.
- Conhecer a concorrência – Saber quem são os principais concorrentes da empresa e ter uma visão no que a sua empresa se diferencia da concorrência.
- Agregar sempre valor ao produto – Saber contornar as possÃveis objeções dos clientes agregando valor ao produto vendido.
- Ter percepção – Estar atento a clientes potenciais e desenvolver um trabalho contÃnuo de pós-venda, sempre com o objetivo de vender mais e personalizar o trabalho.
- Ser atualizado – Procurar se informar sobre o que esta ocorrendo de novo no mercado, não só sobre o seu segmento, mas em relação a assuntos diversos. Este procedimento facilita a conversa com o cliente.
- Assumir riscos e gostar de desafios – O profissional de vendas deve ser ambicioso e vibrar com grandes conquistas. Deve aceitar desafios propostos pela empresa e se empenhar para fechar negócios de sucesso. Deve se sentir motivado e ainda se envolverem com os resultados finais da empresa.
- Deve gostar de ganhar dinheiro – Esta é talvez a principal caracterÃstica de um profissional de vendas. É comum no departamento comercial das empresas haver competições para incentivar as vendas, com recompensas distribuÃdas através de dinheiro e prêmios. O profissional de vendas deve se envolver nas campanhas e realmente gostar dessas competições; deve se sentir desafiado e correr atrás de um bom resultado para vencer.
- Desenvolvimento profissional / treinamento – Deve saber aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela empresa em relação a treinamento técnico de vendas. O seu desenvolvimento resultará em um trabalho com mais qualidade e trará, consequentemente, mais vendas para a empresa.
- Tem que ter planejamento – Deve ter uma preocupação em preparar o seu dia, definir quais os clientes que irá abordar e trabalhar, conhecer as rotinas da empresa e se dedicar a cada dia para desenvolver um trabalho de sucesso.
Todas essas habilidades são fundamentais para o sucesso de um profissional de vendas, mas é importante ressaltar que o verdadeiro profissional deve ter consciência do seu papel (função que desempenha na empresa) e na importância que ele tem dentro da organização, pois, com certeza, são aspectos que contribuem para o seu envolvimento e dedicação ao trabalho.
Dentro do contexto de vendas a frase “O cliente tem sempre razão” é muito antiga e verdadeira. As pessoas reclamam e dizem que vender está cada vez mais difÃcil, mas a questão é que não temos profissionais de vendas. As pessoas não estão preparadas para desenvolver esta função e, acima de tudo, prestar um atendimento nota 10. É importante lembrar que, à s vezes, os clientes são vistos como chatos e difÃceis.
O verdadeiro profissional de vendas é aquele que transforma clientes em efetivos compradores, que transforma o “não” em dúvidas a serem esclarecidas, problemas em oportunidades e, finalmente, que acredita que o sucesso é a busca continuada de aperfeiçoamento.
Estas são as verdadeiras vocações de um profissional de vendas dos novos tempos.