O Profissional de Vendas

No cenário atual as Empresas percebe-se a necessidade de não ter mais pessoas que apenas tirem pedidos ou simplesmente atendam o cliente. É fundamental ter qualidade e excelência na prestação de serviços. No cenário atual as Empresas percebe-se a necessidade de não ter mais pessoas que apenas tirem pedidos ou simplesmente atendam o cliente. É fundamental ter qualidade e excelência na prestação de serviços e isso não é mais apenas um detalhe, mas condição básica de sobrevivência de um verdadeiro negócio. Antigamente era fácil definirmos o papel de um vendedor e sabermos quais eram as características essenciais para se desempenhar esta função.

Acreditava-se que, para se vender um produto, a pessoa precisava ter um bom papo, boa aparência e ser extrovertido, mas mesmo assim, não apresentava o resultado esperado pela empresa. No mercado de hoje é fundamental contarmos com um profissional de vendas que tenha a preocupação em satisfazer o cliente, e mais, consiga surpreendê-lo. Os profissionais de vendas precisam ser pessoas que desejam se desenvolver e progredir a cada dia.

Com o passar do tempo, a concorrência aumentou, houve muita diversificação dos canais de compra e o consumidor passou a ser mais exigente. O consumidor exige mais preço e qualidade nos atendimentos obrigando assim as empresas a reverem suas margens de lucro, prestar um atendimento diferenciado e ainda oferecer mais vantagens aos seus clientes. A cultura do bom atendimento deve ser desenvolvida o quanto antes nas empresas, envolvendo não só as pessoas da linha de frente (vendedores), mas todos os funcionários e colaboradores da empresa.

  • O verdadeiro profissional de vendas deve possuir características pessoais/habilidades e ainda deve ser preparado tecnicamente para desenvolver um bom trabalho. Hoje para ser um vendedor de sucesso é preciso ter:
  • Controle, confiança e segurança – Acreditar no produto que está vendendo e saber argumentar através das principais técnicas de vendas (preparação diária, abertura da venda, sondagem, demonstração do produto, fechamento da venda, confirmações e convites) isto fará com que o vendedor se sinta seguro e confiante.
  • Ter metas e objetivos – É necessário trabalhar com seriedade, apresentar bons resultados e, bem mais do que produtividade satisfatória, alcançando os objetivos da empresa.
  • Ter determinação e pensamento positivo – É preciso ser uma pessoa que tenha uma visão clara de onde se quer chegar, acreditar no trabalho a ser desenvolvido e prestar um atendimento a todos os clientes com entusiasmo.
  • Saber ouvir o cliente – Deixar o cliente falar, para conseguir identificar as reais necessidades dele e oferecer o produto certo.
  • Não julgar o cliente – Acreditar que cada cliente é único e atendê-lo de maneira personalizada não julgando-o nunca.
  • Ter sempre uma aparência profissional – Apresentar sempre argumentos concretos e nunca mentir para o cliente, assim o vendedor conseguirá conquistar a confiança do cliente envolvendo-o no processo da venda.
  • Ter uma linguagem adequada para o seu público – Falar de forma clara, prática e objetiva, procurando esclarecer todas as dúvidas sobre os produtos. Não fazer a demonstração de produto com uma linguagem muito técnica (dançar conforme a música).
  • Ter o conhecimento do produto – Estudar e possuir um conhecimento abrangente sobre as características e benefícios do produto, ressaltando-as no momento da venda para o cliente.
  • Conhecer a concorrência – Saber quem são os principais concorrentes da empresa e ter uma visão no que a sua empresa se diferencia da concorrência.
  • Agregar sempre valor ao produto – Saber contornar as possíveis objeções dos clientes agregando valor ao produto vendido.
  • Ter percepção – Estar atento a clientes potenciais e desenvolver um trabalho contínuo de pós-venda, sempre com o objetivo de vender mais e personalizar o trabalho.
  • Ser atualizado – Procurar se informar sobre o que esta ocorrendo de novo no mercado, não só sobre o seu segmento, mas em relação a assuntos diversos. Este procedimento facilita a conversa com o cliente.
  • Assumir riscos e gostar de desafios – O profissional de vendas deve ser ambicioso e vibrar com grandes conquistas. Deve aceitar desafios propostos pela empresa e se empenhar para fechar negócios de sucesso. Deve se sentir motivado e ainda se envolverem com os resultados finais da empresa.
  • Deve gostar de ganhar dinheiro – Esta é talvez a principal característica de um profissional de vendas. É comum no departamento comercial das empresas haver competições para incentivar as vendas, com recompensas distribuídas através de dinheiro e prêmios. O profissional de vendas deve se envolver nas campanhas e realmente gostar dessas competições; deve se sentir desafiado e correr atrás de um bom resultado para vencer.
  • Desenvolvimento profissional / treinamento – Deve saber aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela empresa em relação a treinamento técnico de vendas. O seu desenvolvimento resultará em um trabalho com mais qualidade e trará, consequentemente, mais vendas para a empresa.
  • Tem que ter planejamento – Deve ter uma preocupação em preparar o seu dia, definir quais os clientes que irá abordar e trabalhar, conhecer as rotinas da empresa e se dedicar a cada dia para desenvolver um trabalho de sucesso.

Todas essas habilidades são fundamentais para o sucesso de um profissional de vendas, mas é importante ressaltar que o verdadeiro profissional deve ter consciência do seu papel (função que desempenha na empresa) e na importância que ele tem dentro da organização, pois, com certeza, são aspectos que contribuem para o seu envolvimento e dedicação ao trabalho.

Dentro do contexto de vendas a frase “O cliente tem sempre razão” é muito antiga e verdadeira. As pessoas reclamam e dizem que vender está cada vez mais difícil, mas a questão é que não temos profissionais de vendas. As pessoas não estão preparadas para desenvolver esta função e, acima de tudo, prestar um atendimento nota 10. É importante lembrar que, às vezes, os clientes são vistos como chatos e difíceis.

O verdadeiro profissional de vendas é aquele que transforma clientes em efetivos compradores, que transforma o “não” em dúvidas a serem esclarecidas, problemas em oportunidades e, finalmente, que acredita que o sucesso é a busca continuada de aperfeiçoamento.

Estas são as verdadeiras vocações de um profissional de vendas dos novos tempos.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima