O que é necessário para vencer?

A revista Veja de junho de 2003 publicou uma pesquisa com 607 jovens de sucesso em 17 carreiras. Os entrevistados foram indicados por profissionais consagrados e executivos de recursos humanos. Foram entrevistados jovens que tinham em média 10 anos de formados A revista Veja de junho de 2003 publicou uma pesquisa com 607 jovens de sucesso em 17 carreiras. Os entrevistados foram indicados por profissionais consagrados e executivos de recursos humanos. Foram entrevistados jovens que tinham em média 10 anos de formados.

Quais foram os fatores que mais influenciaram no êxito dessas pessoas? Os fatores pesquisados abrangiam três áreas distintas: familiar, profissional e pessoal.

Entre as características familiares destacam-se as seguintes: 65% vieram de família com renda média mensal inferior a 7.000 reais; 65% têm pai com diploma de ensino superior; 70% estudaram a maior parte do tempo em colégio particular. Características profissionais importantes: 80% têm bom domínio do inglês; 50% falam um segundo idioma além do inglês; 70% fizeram especialização depois da universidade; 85% já saíram da universidade com uma oferta de trabalho.

Para levantar os fatores pessoais mais importantes, a revista entrevistou 259 executivos de recursos humanos. Os fatores pessoais mais valorizados foram os seguintes:

Espírito empreendedor: o mercado valoriza profissionais que tratam o negócio como se fossem donos.

Capacidade de liderança: Mesmo sem experiência o jovem precisa ser uma referência para os colegas e inspirar confiança no grupo.

Criatividade: Idéias novas e soluções inesperadas são bem-vindas na busca do encantamento de clientes.

Capacidade de trabalhar em grupo: O sucesso de uma empresa depende da capacidade de interação de sues colaboradores.

Iniciativa: É fundamental fazer com que as coisas aconteçam. É importante prontificar-se a executar tarefas árduas.

Dentre todas as virtudes, a mais valorizada é o espírito empreendedor. Mais que um bom currículo, as empresas querem uma pessoa que tenha coragem de assumir riscos e que faça as coisas acontecerem.

Frase: ?A indiferença e a passividade são as maiores inimigas do ser humano – e também as mais comuns? ? Terrell Minger

Para Saber Mais: Extraído do livro Otimismo nos Negócios, de Ômar Souki (Souki House).

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima