O que é ser gerente?

Existem muitos conceitos em relação à função gerente. Alguns conceitos fizeram brotar algumas palavras bonitas para qualificar a pessoa da função Existem muitos conceitos em relação à função gerente. Alguns conceitos fizeram brotar algumas palavras bonitas para qualificar a pessoa da função, uma delas sem sombra de dúvidas é ?líder?. Eu mesmo já escrevi artigos usando essa bonita palavra. Mas na verdade o que é ser gerente?

De fato as empresas precisam faturar cada vez mais. A rentabilidade é importante acima de tudo e a lei da sobrevivência é se manter, porque na ciranda da vida umas crescem e outras desaparecem.

O gerente é peça fundamental nesse processo, acima de tudo ele tem de fazer vender, levantar negócios e, muitas vezes, ele mesmo é que tem de regaçar as mangas e sair para o campo: ?vender?, além de ter de manter uma equipe supermotivada.

Existem pessoas que se acham gerentes e começam a inventar ?casos?, eles se rotulam como grandes profissionais e começam a criar e criar… Existe o tipo especialista em dificultar tudo, criando normas e papéis (relatórios) que, muitas vezes, nem ao menos são lidos. O pior é que muitos falam que as dificuldades ? normas são para ajudar a vender mais. O outro tipo é o especialista em dizer ?não?.

Antes que alguém termine de falar ele já interpela ?não?. Existem também os que controlam por medo, o respeito é imposto por uma simples hierarquia: ou faz ou vai ver… Ih! Lembra-se do insubstituível: adora puxar sacos e se acha o melhor. Isso faz bem ao ego dele… Por isso não se iludam, ou as empresas acordam para esses monstros ou elas pagarão um preço exorbitante pela sua incapacidade de gerir…

Mas na verdade o mercado, as empresas precisam de pessoas que chamem à responsabilidade. Lembro-me bem de quando trabalhava em uma grande ?empresa de colchões do Brasil?, como vendedor viajante, no Estado do Piauí, o meu chefe imediato ?gerente? sempre em suas reuniões falava que cada vendedor deveria ser o gerente de sua área de atuação, lembro-me de que a frase: ?prestação de serviço? ainda não havia surgido no dicionário de vendedor.

Hoje, o vendedor é chamado de consultor, solucionador de problemas, enfim, são apelidos para justificar qualidade do homem. Vendedor é vendedor, o antigo caixeiro-viajante. Mesmo porque 60% da venda, no mercado, depende do vendedor.

Muitos negócios são perdidos por falta de habilidades (competências), muitas empresas investem pesado em tecnologia, ambiente, instalações, bons produtos e esquece de uma ferramenta decisiva para sua vida útil, o ?gerente?.

Quantos exemplos têm no mercado para se observar, já vi ?sacos? de gerentes que saem de suas antigas empresas e a coisa fica desequilibrada. Faz uma falta danada…

Na verdade, a função exige uma pessoa que seja boa de venda, ela vende e faz acontecer, o gerente dever ser respeitado pelo que faz e não pelo que representa na função. Um dos pontos mais importantes do gerente de negócios é saber manter uma equipe motivada, ter a competência de escolher os melhores para trabalhar em sua equipe. Ser craque em motivar e se automotivar.

A equipe de vendas é tão importante quanto à tecnologia, ponto estratégico, ISO, bons produtos, instalações. Sem uma boa equipe, com certeza, sua empresa poderá estar com as portas abertas, no mercado, ?mas nem sempre estará concorrendo”!

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima