50 frases que resumem uma profissão que, segundo o autor, ?não é para qualquer um? Ser vendedor é:
1. Gostar de pessoas e ter grande facilidade em fazer com que elas sorriam para você;
2. Gostar da vida e de viver, acordando sempre com um sorriso nos lábios e estando sempre pronto a soltar, se for o caso, uma gostosa gargalhada;
3. Respeitar profunda e totalmente os espaços e os direitos de todos e jamais ser agressivo com quem quer que seja;
4. Ter sensibilidade suficientemente desenvolvida para perceber momentos, gestos e reações de forma a nunca se tornar desagradável ou inconveniente;
5. Saber que ouvir é muito mais interessante, inteligente e lucrativo do que falar;
6. Ser capaz de ouvir o que as pessoas dizem, interpretando corretamente o que elas disseram e entendendo perfeitamente bem o que elas estão deixando de dizer; ou seja, é ouvir mais com a inteligência do que com os ouvidos;
7. Estar sempre disposto, haja o que houver, a prestar o melhor serviço e gerar o maior lucro possível para os clientes e para a sua empresa;
8. Saber interpretar os tons de voz usados pelos clientes, sabendo que é aí que está a real importância do que ele estão nos dizendo;
9. Ser capaz de ter o comportamento e as atitudes adequadas a cada tipo de cliente. Saber falar a linguagem do cliente é descobrir o que é especial e único em cada cliente e ajudá-lo a conseguir;
10. Não desistir jamais, mas nunca se tornando desagradável e inoportuno e sabendo que vender não é insistir, mas sim, persistir;
11. Gostar de correr riscos, tendo consciência de que todos os dias pela manhã, está sempre desempregado e que tem que ir buscar todos os dias a sua própria segurança;
12. Saber que o sucesso e o fracasso em vendas nada mais são do que momentos passageiros e que serão imediatamente sucedidos por outros diferentes;
13. Ser ético, não fazendo jamais para os outros o que não queremos que façam para nós;
14. Ter capacidade para se tornar inesquecível para os clientes em virtude do bem que fez a eles;
15. Ter consciência de que é o seu próprio chefe, instrutor e motivador e que não pode delegar nenhuma dessas funções para ninguém;
16. No final de cada dia separar alguns minutos para si mesmo e fazer um balanço do ?movimento do dia?, identificando aí quais foram os erros cometidos nesse dia e que não serão repetidos no dia seguinte;
17. Transformar problemas e dificuldades em oportunidades fazendo funcionar e dar certo situações onde todos achavam que não ia ser possível funcionar ou dar certo;
18. Ser capaz de mudar rápida e competentemente o rumo de uma conversa que estava se dirigindo para uma situação de difícil solução;
19. Buscar sempre os entendimentos e os acordos em todas as situações, por mais difíceis que elas possam ser, acreditando sempre que sempre há uma solução boa para todos;
20. Dominar os seus próprios medos, inseguranças e incertezas, sabendo fazer com que o seu cérebro esteja sempre positivo e agindo como um grande aliado, impedindo que idéias negativas façam parte da sua vida;
21. Procurar sempre o lado positivo de todas as coisas, situações e pessoas, dominando a tendência natural de se fazer críticas constantes, evitando assim situações difíceis e conflitos pessoais;
22. Saber que a discordância das idéias é a situação mais comum que o ser humano vive durante toda a sua vida e que ela não significa nada pessoal contra quem quer que seja;
23. Estar sempre disposto a dar a sua contribuição para o bem estar de todos e colaborar no que lhe for possível para que situações difíceis ou desagradáveis sejam imediatamente superadas;
24. Saber trabalhar e produzir em grupo, respeitando profundamente as individualidades de todos os seus participantes e tendo absoluta consciência de que todos dependem de todos, sempre;
25. Ter sempre uma palavra amiga e confortadora para com aqueles que estejam precisando dela;
26. Amar profundamente a sua profissão sabendo que o lucro maior que usufruirá dela jamais será o dinheiro apenas que ganha, mas sim, a plena realização do seu projeto de vida;
27. Gostar de falar de vendas e sempre que possível conversar e debater com outros as suas conquistas e dificuldades;
28. Estabelecer auto desafios permanentemente, buscando sempre evoluir pessoal e profissionalmente e jamais sentindo que é melhor do que quem quer que seja; em outras palavras, sabendo que tem que vencer a si mesmo e nunca os outros;
29. Gostar de aprender, estudando sempre a sua profissão e sabendo que o aprendizado e o auto treinamento jamais terminam em vendas;
30. Pedir ajuda sempre que estiver em situação de difícil solução e, ao obtê- la, aprender imediatamente a lição;
31. Aplicar os conselhos que ouvir, mas sempre tomando muito cuidado com os ?conselheiros?, ou seja, só aplicando os conselhos que vierem dos campeões, pois estes adquiriram o ?direito? de serem conselheiros;
32. Jamais se incomodar ou ter inveja do sucesso dos outros, mas sim, fazer disto mais um desafio pessoal a ser enfrentado e, se possível, vencido;
33. Nunca perder a ambição de melhorar sempre sua própria situação espiritual e material; jamais aceitando que como está já está bom e sabendo que quem quer pouco, sempre fica com pouco;
34. Saber que ser ambicioso é absolutamente necessário em vendas, mas não deixar jamais que isto faça com que nos tornemos mercenários, mesquinhos ou invejosos;
35. Ensinar sempre o que já aprendeu para os que estão começando para que eles possam também evoluir e crescer, e saber que ensinar é uma forma muito inteligente e eficaz de tornar a aprender;
36. Olhar para os clientes e ver neles pessoas com as quais precisamos interagir e colaborar e nunca como uma nota de dinheiro ou um talão de cheques;
37. Ao sair, deixar sempre aquela porta aberta para que possamos voltar, passar por ela e sermos recebidos com um largo e sincero sorriso;
38. Conhecer e, principalmente, reconhecer os seus pontos fortes e fracos, sabendo desenvolver os bons e trabalhando sempre para corrigir os ruins;
39. Ter a humildade e, principalmente, a honestidade de assumir o erro quando o pratica, e jamais procurar justificá-lo como se fosse uma criança indefesa e sem culpa;
40. Nunca procurar nos outros as causas dos seus próprios erros, buscando assim fugir à responsabilidade pelo que fez;
41. Reconhecer que, na maioria das vezes, a não venda é muito mais conseqüência dos próprios erros do que qualquer outro fator;
42. Fazer do ?não? do cliente uma fonte de energia e nunca a causa de um dramalhão mexicano;
43. Gostar do desconhecido e odiar a rotina, e até mesmo aqueles clientes que sempre compram as mesmas coisas precisam ser retrabalhados porque se tornaram chatos e rotineiros;
44. Estar sempre disposto a conhecer mais pessoas e mais clientes, jamais se satisfazendo com o que já conhece;
45. Acreditar sempre que, apesar das dificuldades, o resultado final será sempre ótimo;
46. Fazer da não venda material e oportunidade para o seu auto treinamento, tirando assim um bom proveito de todas as situações, inclusive das aparentemente negativas;
47. Se emocionar honestamente com as vitórias e os sucessos dos seus clientes, vibrando como se fossem seus e saboreando o fato de ter dado a sua parcela de contribuição para que isso acontecesse;
48. Ser disciplinado e organizado em todas as suas atitudes e também com todas as suas coisas, jamais desperdiçando o seu mais valioso recurso que é o tempo;
49. Contribuir positivamente para a qualidade de todos os ambientes em que estiver através da sua alegria e o seu prazer de viver e conviver com todos;
50. Ter a grandeza de perdoar e esquecer aqueles que o tenham magoado ou ofendido, tendo consciência de que ficar ruminando e ?alimentando? essas coisas só fazem mal para si mesmo.
Ser vendedor é ser um ser especial, maravilhoso e eternamente humilde e, portanto, disposto a aprender o tempo todo e com todos. É para qualquer um ? É claro que não ! Ser vendedor é um enorme privilégio que Ele nos deu.