O que é transformação digital e como iniciar em minha loja on-line?

traços formados por vários 0 e 1 saem de globo terrestre representando transformação digital no mundo

Por Carlos Eduardo Silva Tabosa

Muito se fala de transformação digital em todo o mundo, mas ainda há dúvidas relacionadas aos seus efeitos práticos e aplicabilidade no mercado em geral. No mundo de lojas virtuais não é diferente. A principal questão existente é: como realizar a transformação digital em um produto que já é “digital”?

Essa resposta é o motivo para iniciar a transformação digital em e-commerces de qualquer segmento, pois o prisma de ser virtual, vender pela internet, operacionalizar um negócio via web ou até mesmo mobile não é ser digital, mas sim ser ágil, inovador, atender bem o cliente, elevar seus indicadores, otimizar processos internos e, consequentemente, se destacar frente aos concorrentes.

A transformação digital é estratégica e deveria estar presente em todos os planos estratégicos das empresas. Seus conceitos e aplicabilidades são tão importantes quanto saber onde fará os investimentos. Vejo a transformação digital sendo composta por três pilares de evolução: cultural, processual e tecnológica. 

Evolução cultural

É a mais difícil e o principal dos pilares. Nessa tratativa, os impactados são os colaboradores, funcionários e até prestadores serviços. A evolução cultural lida basicamente com pessoas que são a base de qualquer organização. Aqui, você repensará a cultura da sua organização com o objetivo de melhorar o trabalho das pessoas para que reflita em seu resultado corporativo. A frase que norteará suas ações neste pilar é: “pessoas empoderadas e felizes geram resultado”.

As pessoas precisam estar engajadas para a melhoria e transformação na empresa na qual trabalham, pois elas serão diretamente impactadas pela transformação. Aliás, quem faz a transformação são as pessoas.

Evolução processual 

É o pilar base que sustenta os outros dois pilares. É por ela que o gestor engaja seu time (cultural) e seu produto (tecnológico) a evoluir continuamente. Processos não significam burocracia. Processos bem elaborados e adequados à sua empresa e negócio são fundamentais para a transformação digital. Neste pilar de evolução encaixo os métodos ágeis difundidos no mercado e escalados em todas as áreas da empresa. A frase que norteará suas ações neste pilar é: “o mínimo de processos necessários para que as pessoas façam o melhor trabalho possível, a fim de atingir os objetivos”.

Evolução tecnológica

Para um e-commerce, esse é o pilar de saída (resultado) dos outros dois pilares. Compreender e aplicar a melhor solução tecnológica significa vender mais. Relembrando: não estou tratando a respeito de plataforma do e-commerce ou sobre a linguagem de programação. Estou tratando de estratégia. A tecnologia lhe trará inovação. Puxará a sua empresa para se diferenciar em um mercado tão competitivo quando o de lojas on-line. A frase que norteará suas ações neste pilar é: “evoluir em tecnologia é sobreviver! Devo testar tendências.

Toda a aplicabilidade para os pilares descritos acima deve ser refletida em seu produto. Pense sempre em seu produto e não em seus projetos, pois a evolução do produto é contínua. Isso altera significativamente o modelo de sua organização e como todos executarão suas tarefas. Isso fará com que o engajamento das pessoas cresça.  Enfim, terá como resultado uma melhoria contínua em sua eficiência e eficácia.

Atingir a transformação digital não é fácil. Emprega-se muito trabalho, atinge todas as áreas da organização, mas é um caminho necessário e sem volta. Coloque a transformação digital em seus valores corporativos ou trabalhe para isso. Tenha ao seu lado pessoas que são aderentes a estes valores e conceitos e inicie já a sua transformação digital.

Carlos Eduardo Silva Tabosa é especialista em Sistemas de Informação pela UMC, tem MBA pela FGV-SP e é gerente de negócios da OPAH IT Consulting, consultoria de TI especializada em inovação e desenvolvimento de soluções customizadas para as mais variadas áreas de mercado e necessidades apresentadas pelas companhias. Saiba mais em: www.opah.com.br. Email:  [email protected]

Leia também:

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima