O que é varejo?

Será que sua empresa de varejo está seguindo a tendência? Atualmente, os consumidores podem adquirir produtos e serviços em uma ampla variedade de organizações de varejo. Há varejistas de loja, varejistas sem loja e organizações de varejo. Conforme cita Philip Kotler, os principais tipos de varejistas são:

» Lojas de especialidade ? Possui linha restrita de produtos.

» Lojas de departamentos ? Possui várias linhas de produtos.

» Supermercados ? Operações de auto-serviço relativamente grandes, baixo custo, baixa margem e alto volume, projetadas para atender a todas as necessidades de alimentação, higiene e limpeza doméstica.

» Lojas de conveniência ? Lojas relativamente pequenas, localizadas nas proximidades de áreas residenciais, funcionam em horários prolongados, sete dias por semana e ainda exibem uma linha limitada de produtos de conveniência de alta rotatividade, além de sanduíches, café e guloseimas.

» Lojas de descontos ? Possui mercadorias padrão ou especialidades vendidas a preços mais baixos, com margens menores de volume maior.

» Varejistas off-price ? Possui sobras de mercadorias, pontas de estoque e produtos com defeito vendidos a preços inferiores aos de varejo.

» Superloja ? Área de vendas com grande metragem, que oferece o que os consumidores costumam comprar, além de serviços como lavanderia, lavagem a seco, conserto de sapatos, troca de cheques e pagamento de contas.

» Showroom de vendas por catálogo ? Ampla seleção de mercadorias com preço elevado, alta rotatividade e marcas vendidas com descontos. Os clientes retiram nas lojas as mercadorias que encomendam por catálogo.

Antigamente, os varejistas costumavam reter clientes oferecendo uma localização conveniente, sortimentos especiais ou exclusivos de produtos, serviços mais completos ou melhores que os da concorrência, etc. Hoje, isso muda radicalmente, pois lojas como Calvin Klein, Levi?s e muitas outras são encontradas na maioria das lojas de departamentos, em suas próprias lojas, em lojas de pontas de estoque e de descontos.

Na busca por volume, os fabricantes de grandes marcas colocam seus produtos em todos os lugares. O resultado é que os artigos vendidos nas lojas de varejos estão cada vez mais parecidos.

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima